Coluna da Folha:
“Tivemos nossas diferenças e não retiro uma vírgula do que disse anteriormente, até porque sou mulher de manter palavra”.
Da pré-candidata de Araripina, Socorro Falcão, sobre o prefeito afastado Lula Sampaio.
Rejeição herdada
Em Araripina o ex-deputado Emanuel Bringel (PSDB) está decidido a encaixar seu filho Bringel Filho, o “Emanuelzinho”, na chapa de vice ao lado do prefeito Alexandre Arraes (PSB) nas próximas eleições. Mas tal tarefa pode ser arriscada e Emanuelzinho corre risco duplo: Ou ganha experiência e segue definitivamente os passos do pai, ou levará para o resto da vida uma frustração por herdar do seu pai uma enorme rejeição no meio político.
Alguns grupos políticos já manifestaram publicamente que, caso o filho de Bringel seja o vice de Alexandre Arraes, de maneira alguma o apoiariam, e ainda militariam na oposição. Ou seja: já está com o carma da rejeição.
A situação é tensa, e com esse distanciamento dos políticos tradicionalmente fortes em Araripina, corre o risco da migração destes para um palanque opositor, que ganharia musculatura na formação de um palanque competitivo, podendo até ameaçar a reeleição do atual prefeito.
O caso deve ser tratado com delicadeza e habilidade. Bringel pode ter que analisar essa decisão futura de olho no passado, lembrando que suas últimas imposições nas eleições que disputou como prefeito e deputado estadual resultou em duas derrotas consecutivas.
Isolamento negativo
Em Santa Maria da Boa Vista, o prefeito Jetro Gomes (PSB) vive um dilema: está bem com a população e muito mal com os políticos. O problema é que Jetro se isolou no poder e esqueceu-se de compor com seus aliados. Agora ele corre contra o tempo, mas pode ser tarde demais, já que os aliados se uniram à oposição, liderada pelo ex-prefeito Leandro Duarte (PSD), e agora estão contra Jetro.
De Pimentel para Falcão
A esposa do deputado Raimundo Pimentel, Socorro Falcão (PSL), confirmou sua pré-candidatura em Araripina e já saiu disparando críticas aos adversários. Socorro não poupou o prefeito Alexandre Arraes (PSB), que segundo ela, estaria loteando a prefeitura com familiares e famílias “ricas” de Araripina. Ela polemizou ainda mais, afirmando que não fazia acordos esdrúxulos.
Definida
Acabou o mistério em Trindade. Lessinho Lins será o candidato da base do prefeito Gerôncio Figueiredo (PT). Já a vaga de vice deve ser ocupada por Anny Leite (PP), filha do ex-prefeito Emiliano Leite.
Não quer, tem quem queira
O presidente do PSDC de Petrolina, Moraes de Carvalho, anunciou que vai apoiar Odacy Amorim. Moraes afirmou que havia possibilidade de apoiar a pré-candidatura do PSB, mas não lançou apoio por falta de interesse e contato dos socialistas. Moraes também estava na confusão do PRP.
Preocupou
Em Serra Talhada, o pré-candidato Sebastião Oliveira (PR) começa a se preocupar. No interior, ele tem apoio de cerca de 40% do eleitorado de Inocêncio Oliveira, seu padrinho político. A incógnita está justamente na sede do município, onde seu concorrente direto tem a maioria das intenções de votos.
Há condições
A oposição de Tabira apresentou o nome de Carlos Veras como prefeiturável. Porém, uma das condições para que Veras seja o candidato, é atrair Marcílio Pires (PDT) para o seu palanque, onde seria o candidato a vice-prefeito.
Mudança radical
Em Afogados da Ingazeira, Edmilson Policarpo (PMDB), que concorria à vaga de vice ao lado de Giza Simões (PSDB), mudou de lado e lançou seu apoio à pré-candidatura de José Patriota (PSB). Dr. Edmilson afirmou que foi traído pela ex-prefeita.
À espera de um convite
Lalá Lima (PTC) está prestes a lançar oficialmente sua pré-candidatura a prefeita de Flores, mas ainda espera o convite oficial de Soraya Morioka (PR) para encabeçar a chapa com a republicana.



O prefeito de Santa Maria ta isolado politicamente e totalmente perdido na sua administração… e quanto ao fato de esta bem com a população, não é isso q vemos aqui em Santa Maria não!!!