A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) promoverá no dia 31 de maio, às 14 horas, em Salvador, sessão especial proposta pela deputada estadual Fátima Nunes (PT)/(foto), que tem base política no município de Curaçá, e que abordará a temática da estiagem que atinge mais de 200 municípios baianos no momento.
A Sessão tem como objetivo a apresentação, por parte de órgãos do governo do estado, de ações que já foram desenvolvidas em prol das cidades com estado de emergência decretado, bem como a identificação de projetos estruturantes de prevenção a situações como as vivenciadas pela população do sertão baiano.
Na Bahia, cerca de 3,7 milhões de pessoas vivem em áreas sujeitas à desertificação. Na ocasião, a parlamentar levantará o debate sobre iniciativas já pensadas e da necessidade do estado pensar em políticas de convivência com o semiárido, proteção ao pequeno agricultor, tecnologias de preservação e sustentabilidade ambiental.
“Vamos debater estratégias de ação já pensadas por especialistas, estudiosos e representantes dos órgãos responsáveis pela gestão dos recursos hídricos no estado e levantar a discussão sobre projetos que devem ter especial atenção por parte do legislativo e do executivo estadual, como a recuperação das aguadas, a perfuração e interligação de equipamentos de poços, tratamento dos lençóis e das bacias. Importante também se faz pensar em programas de açudagem e de replantação das árvores“, pontua Fátima Nunes.
A sessão contará com a participação de órgãos como o Ministério do Meio Ambiente, da Defesa Civil, do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa), da Secretaria de Meio Ambiente e de Agricultura, da Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos (Cerb), do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS), da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) dentre outros.


