Exposição homenageia o artista Celestino Gomes

por Carlos Britto // 14 de maio de 2012 às 09:24

Será lançada nesta segunda-feira (14), às 17h30, a exposição “Celestino Gomes a serviço D’arte” no Museu do Sertão. A mostra é uma homenagem da Prefeitura de Petrolina e ficará aberta para visitação até o dia 11 de junho, das 9h às 17h.

Conhecido como “Van Gogh do Sertão”, Celestino Gomes nasceu em Petrolina no ano de 1931. Sua vivência na cidade e no Rio São Francisco inspirou-o na realização de trabalhos artísticos como pintor, escultor e escritor. Celestino retratou em suas obras a vida do sertanejo, festas populares, mulheres, paisagens e monumentos.

Quando estava na Europa, Celestino Gomes escreveu dois livros que narraram sua história, contando sobre a trajetória percorrida da roça ribeirinha até a Roma e seu retorno. Os livros ‘Da Roça a Roma’ e ‘De Roma a Roça’ narram o sonho de um artista matuto descobrindo a Europa nas décadas de 1960 e 1970.

Celestino Gomes morreu aos 73 anos, em 2004, era um homem simples, que sempre se preocupou em ajudar os outros e foi um apaixonado pelo Velho Chico. Deixou um vasto legado e viveu intensamente fazendo o que mais gostava. A exposição “Celestino Gomes a serviço d’arte” está dentro da 10ª Semana de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus. (da Ascom)

Exposição homenageia o artista Celestino Gomes

  1. JOTA MILDES disse:

    PARABÉNS À PREFEITURA DE PETROLINA E Á SECRETÁRIA ROBERTA DUARTE POR ESTA FELIZ E JUSTA INICIATIVA. CELESTINO FOI E CONTINUA SENDO UM GRANDE ARTISTA DE NOSSA TERRA. COM ESTE GESTO O PODER PÚBLICO ESTÁ DANDO IMPORTANTE PASSO PELA PRESERVAÇÃO DA NOSSA CULTURA. ASSIM COMO CELESTINO, OS ARTISTAS QUE NO PASSADO FIZERAM A HISTÓRIA CULTURAL DA CIDADE, E AQUELES FILHOS DA TERRA QUE NA ATUALIDADE DÃO A SUA CONTRIBUIÇÃO MERECEM SER RECONHECIDOS E APOIADOS EM SEUS EMPREENDIMENTOS.

  2. Risoleida Santos disse:

    Eu também acho correto essa hamenage a Celestino e adimiro essa atitude de jmildes que sabe reconhece o valor de artista como ele que também é um grande artista, isso mostra a grandeza de uma pessoa. Celestino merece essa esposição. parabéns.

  3. Fazendo justiça disse:

    Verdade. Só que petrolina tem uma divida com os artista do passado e porisso não vejo nenhum motivo de agente da parabens a prefeitura pois é obrigação e não favor fazer homenáge a eles.Eles contribúe para levar o nome de petrolina pra fora daqui com suas arte. Agente deve é exigí que a prefeitura cumpra sua obrigação com essas pessoa tão importante pra nossa cultural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários