Azedou de vez a relação do prefeito Júlio Lóssio (PMDB) com classe médica de Petrolina. Agora um grupo de 14 médicos anestesiologistas lançam, uma nota de repúdio a administração municipal.
Na nota eles afirmam que o prefeito está pondo em risco a vida dos petrolinenses.
Leiam:
CARTA ABERTA A POPULAÇÃO PETROLINENSE
O Grupo que congrega 14 médicos anestesiologistas, sócios da Empresa Anestesia e Serviços Médicos, todos radicados e com laços familiares na região do Vale do São Francisco, em especial Petrolina-PE, vem a público manifestar nota de repúdio aos atos praticados pela atual administração municipal contra a boa saúde dos munícipes, principalmente no quesito de segurança na prática anestésica.
A Resolução médica, já define que hospital de urgência deve obrigatoriamente possuir escalados dois médicos anestesiologistas para procedimentos de urgência e emergência, um para cada procedimento eletivo, além de outro para os cuidados pós-anestésicos. Isso tudo foi sacramentado em busca de melhor qualificar e assegurar a prática anestésica. Evitando com isso a mobimortalidade vinculada ao procedimento cirúrgico anestésico, e ofertando respeito ao bem mais precioso que é a VIDA.
Frente a tais necessidades, este grupo insistentemente solicitou ao gestor do HUT, a devida e legitima instalação de sala de recuperação pós-anestésica com aparelhos e monitores adequados, além de profissionais anestesistas e enfermagem, pois a complexidade dos pacientes que utilizam o HUT assim o exige além do cumprimento mínimo de um profissional para cada procedimento cirúrgico anestésico.
Diante de tais exigências, o Prefeito Julio Lóssio afirmando que precisa enxugar os gastos públicos preferiu dispensar os serviços dos anestesiologistas, pondo em risco a vida dos Petrolinenses e daqueles que procuram o HUT, a trabalharem sem os devidos cuidados, e desqualificando o profissional anestesista, além de desrespeitar e banalizar a vida.
O Fato de a atual gestão ferir as normas éticas da boa medicina e de se opor a cuidar melhor de pessoas, a empresa de Anestesia e Serviços Médicos repugna as atitudes do médico e Prefeito Júlio Lóssio, e cobra do Ministério Publico Federal e do CREMEPE a sua devida manifestação, tanto ao conteúdo da nova licitação quanto as condutas éticas.



E o prefeito é médico! Absurdo! Saúde e educação é o mínimo que se espera de um administrador. Sensibilidade zero.
Pois é, é o MÍNIMO!!! Mas a prioridade da atual administração é VIVA as festas juninas e “as pessoas em último lugar”!
Não é porque é médico que o prefeito deve priorizar a saúde, TODO administrador público tem que dá atenção a saúde. Bola fora, prefeito.
O prefeito Julio Lossio, BRINCAR COM A VIDA DOS OUTROS É CRIME. Estes procedimentos de redução de gastos públicos não é normal na boa pratica da administração pública. Exige-se aqui, critérios básicos, não pode haver esta redução em setores que põem risco a vida dos outros como este é o caso de reduzir o quadro de médicos anestesista, no âmbito medico hospitalar de urgências, logo em Petrolina cidade POLO em saúde. É uma atitude irresponsável de quem não poderia agir assim. O prefeito de obrigação de zelar pela vida das pessoas. E não tomar procedimentos que acarretem riscos a vida.
E este procedimento adotado na sua administração acarreta danos contra vida.
o prefeito Julio Lossio Comece por adotar contenção de despesas na sua Administração, inclusive com propagandas POLITICAS no rádio e tv. E ainda suspenda as despesas com festividades ou qualquer atividade comemorativa promovida com recursos públicos municipais no âmbito de toda a Administração Pública Municipal.
o Senhor deve achar correto GASTAR o dinheiro público com festança a exemplo de SÃO JOÃO PROLONGADO 15 Dias, enquanto a população sofre correndo risco de vida pelas faltas de médicos anestesista que Vossa excelência põem pra fora do Traumas, sob a desculpa de REDUÇÃO DE DESPESAS e ao tempo, realizar festas como o são João prolongado não seria um contra-senso.
TODA APOIO E SOLIDARIDADE AOS MÉDICOS!
ABAIXO TODA TIPO DE IRRESPONSABILIDADE!
Tá morrendo gente
Eu que o diga!!! e vai merrer mais ainda!!! O HUT tem que ter inervenção do Ministerio Publico por que vidas agunizão na emergência do HUT, principalmente as que precisa de NEUROCIRURGIÃO.
Viva são João! Viva o povo sem memória! Essas pessoas que defedem esse prefeito, tomara nunca precisarem ir ao H.U.T ,nunca precisar de uma consulta num posto de saúde ou ainda precisar de uma creche para os seus filhos.
Viva a ingnorância!
É pura verdade, estou com um parente internado a mais de 1 mês o mesmo, já foi levado para o Bloco cirúrgico 3 vezes e sai sem realizar a cirurgia por falta de anestesista. Mesmo assim o diretor do HUT afirma que não falta Anestesista. Esse paciente esta o parte frontal da cabeça sem pele e corre risco de uma contaminação. Hoje a verdade do HUT é, médicos neurocirurgião de grande competência e uma equipe de UTI com profissionais que que realmente luta pela vida, mais falta uma parte mais importante que é o anestesista, pois o cirurgião precisa dele para realizar as cirurgias. Infelizmente o Diretor do HUT Dr. Ricardo quer tirar da responsabilidade dele e do prefeito a não realização de cirurgia jogando para os médicos, hoje ouvi dele que tal médico lhe falou que meu primo é um vegetativo , tenho certeza que esse médico jamais ia lhe falar isso ele um profissional de vergonha e onde fica a ética profissional? O meu primo tem sequela sim, pois no acidente ele teve perca de massa encefálica mais ele surpreendeu os médicos com sua recuperação.
Quero agradecer a toda equipe de Neurocirurgia, toda equipe da UTI do HUT,
Pelo menos não são 15!
O prefeito de Petrolina fez o que devia ter feito a muito tempo sou Cirurgiao no HUT desde sua fundação e sò nos e a população de Petrolina sabe o que sofremos nas mãos desta …..
Dava 16:00 nao realizava mais cirurgia sò paciente morrendo, eram 2 no plantão sò ficava 1 tocando 2, 3 e até 4 salas como já vi. Parabéns prefeito. Pelo menos 1 coisa boa o senhor fez
Eu até compreendo a sua revolta, só acredito que a “quadrilha” como vc menciona não estende-se a todos os anestesistas, é preciso excepcionar!!É importante que se dê nomes aos bois, pois nem todos fazem isso!! Vc na condição de cirurgião tb é culpado por isso acontecer, acredito que vc nunca tenha feito nenhuma denuncia dessa ao CRM. Vc afirma com tanta propriedade sobre o assunto é porque tem conhecimento de causa e sabe mais que qualquer outro cidadão que “tocar” mais de uma sala é crime!! Formalize a denuncia contra seus colegas, os verdadeiros culpados, é claro, pois todos que fazem a equipe do H.U.T conhecem a idoneidade de alguns e a inescrupulosidade de outros anestesistas.
Parabéns pelo comentário.Com a vida das pessoas não se deve cortar gastos e sim administrar melhor seus funcionários.
“O prefeito de Petrolina fez o que devia ter feito a muito tempo sou Cirurgiao no HUT desde sua fundação e sò nos e a população de Petrolina sabe o que sofremos nas mãos desta ….
Dava 16:00 nao realizava mais cirurgia sò paciente morrendo, eram 2 no plantão sò ficava 1 tocando 2, 3 e até 4 salas como já vi. Parabéns prefeito. Pelo menos 1 coisa boa o senhor fez”
===========================
CIRURGIÃO?? Esse cidadão que escreveu isso não domina nem o mínimo da lígua portuguesa dirá um bisturi..Vejam aí qts erros de grafia.
Fala sério heim?? No mínimo é um puxa-saco do Júlio Lost.
cirurgião ??? Não existe cirurgião com esse nome no HUT,vc e no máximo puxa saco do Sr.prefeito!! Se fosse cirurgião estaria solidário com os anestesistas e saberia que os próximos sao os cirurgiões ,como já aconteceu no inicio do mandato do doutor da saúde! O prefeito não tem apoio na classe medica, classe que acreditou que ele seria revolucionário na questão saúde e só decepcionou.Lamentavel…..
Pera aí!
Num é o prefeito da saúde?
Aquele que ia despachar 3 vezes por semana de dentro dos hospitais?
O mesmo que ia revolucionar a saúde de petrolina?
O prefeito que “as pessoas estão em primeiro lugar”?
Num acredito! Que decepção doutor!
Um conselho sincero: vá operar os olhos das pessoas. Nisso você é muito bom, aproveite.
Muito bom ? nem tanto mestre…
Só são boas as propagandas do governo.O investimento aí sim é bom.
Os médicos deveriam estender a nota aos Hospitais particulares da região como neurocardio e memorial que também não contam com este serviço… Ah!!!! Pode não, pq aí o interesse financeiro não deixa… Acho que deva ter o serviço em todos os hospitais, agora aí a achar que os médicos estão preocupados com a saúde dos petrolinenses, há um ABISMO IMENSO….
Deus que perdoe o meu comentario,…imagine se o Sr. Prefeito não tivesse condições e seus filhos fossem precisar de cuidados pos anestesia ?? e ai Dr. Julio o que o sr iria fazer,…minha irmã quase morre, pois levou anestesia geral e não estava conseguindo voltar,…mas graças a Deus ela tem plano de saude e tinha o anestecista ao lado dela,…prefeito lembre que o Sr. acabou de passar por uma situação delicada no quesito saude,…
Você deu muita sorte. Não em todos, mas em boa parte dos hospitais privados, os mesmos anestesistas desta Cooperativa que assina esta carta tocam 3 ou 4 salas ao mesmo tempo. Se não quiserem acreditar no cirurgião acima, perguntem aos técnicos de enfermagem circulantes do centro cirúrgico.
VOTEI NESSE CIDADÃO E ESTOU COMPLETAMENTE, PROFUNDAMENTE ARREPENDIDO…
COM CERTEZA, VOTO TRAZ CONSEQUÊNCIAS!!!
I ESSE ME DECEPCIONOU.
NEM PRA PORTEIRO DE CONDOMINIO ELE GANHA MAIS!!
FORA JULIO LOSSIO!!!
Esse prefeito tá arrumado… todos estão revoltados com ele… Professores, Médicos, Guardas Municipais (depois de 10 anos chama 20 profissionais), Agentes de Trânsito… eita que o negócio tá sério!!
Ele expediu um decreto, chamado “Decreto da Pobreza”, com vários “enxugamentos”, várias ordens para se economizar…. sabe pra quê? PARA O MAIOR SÃO JOÃO DA HISTÓRIA DO VALE DO SÃO FRANCISCO, 8 Milhões de Reais!!!
Ele segurou dinheiro até de onde não tinha, reduziu as convocações de Agentes de Trânsito, Guarda Municipal; tá enxugando a saúde, etc… para fazer esta “maravilhosa festa” em plena crise de SECA!! que coerência, aliás, ele sempre foi irônico até mesmo antes das eleições, APRENDAM PETROLINENSES!
Ou querem suco de maracujá? rsrsrsrsrsrs
Pão e circo!
Falta dinhero pra tudo pra o São João milionário (oito miolhões!) e PRA tudo que é de festa que ele acha que vai arrasta voto num falta! A saúde do povo? que se dâne! Pra o prefeito pobre num é gente. Basta pão e circo. MEU VOTO NUM TERÁ NUNCA MAIS! A culpa é nossa que num sabe escolhe os candidato pra votar e vota em quem num é filho de petrolina!
Alguém ai lembra da musiquinha? ” PETROLINA É DR. JÚLIO EM TODO LUGAR, É O PREFEITO DA SAÚDE, É 15 PRA MELHORAR”… Não entendo porque vocês tanto reclamam, se vocês foram maioria e colocaram ele lá onde está hoje, principalmente vocês médicos. Deixe de reclamar e vão refletir sobre as escolhas que vocês fazem, sem pensar!!!
Esses 14 sócios querem é faturar mais da Prefeitura, não li nada que mostra que a saúde pública está em risco.
Prefeito médico + saúde ruim = desrespeito com o povo
“Agora Petrolina avança… Chegou a nova esperança…”
Vai um “suco de maracujá” aí? vocês estão muito nervosinhos..
kkkkkkkkk
Queria mesmo era que todo mundo que se manifesta aqui, se reunissem todos na frente da prefeitura para protesta contra o Prefeito Júlio Lóssio. Vir aqui 17 comentários, muito bom mais como já disse Alice Walker: ” A forma mais comum de as pessoas abdicarem do seu poder é de pensarem que não o tem”
É uma carta muito bonita, mas perde credibilidade por estar assinada pela Cooperativa de anestesistas, que tem feito gato e sapato da saúde pública do Vale, tanto no HUT, quanto HRJ e HDM. Não que o conteúdo da carta esteja errado, o problema é o que o colega cirurgião denunciou acima. Do jeito que estava não funcionava, os anestesistas faziam corpo mole, cancelavam cirurgias para negociar benefícios para eles mesmos, ficava 1 cobrindo a sala do outro (o que é crime), etc. Sendo assim, é melhor cortar um mesmo. Quem perde nessa briga é a população. Acredito que o melhor caminho seria manter a escala antiga, mas ampliando a fiscalização do CREMEPE, com visitas surpresas, verificando-se relatórios de enfermagem (que frequentemente denunciam a ausência dos anestesistas em sala), e punindo exemplarmente quem estiver fazendo corpo mole. Caso o cirurgião indique a cirurgia às 16h e o anestesista se recuse afirmando que está próximo ao fim do plantão, isso deveria ser registrado em prontuário e gerar inquérito para se julgar a conduta do anestesista. (nada impede que ele comece a cirurgia e o anestesista da noite encerre o procedimento).
Dreda,seu comentário parece algo pessoal de alguém muito revoltado com os anestesiologistas ,será vc algum cirurgião de pé de chinelo? O mesmo “Carlos” cirurgião do outro comentário? Ou apenas um puxa saco do prefeito ?Deixe de ser covarde! Identifique -se!! A classe medica repudia alguém como vc!
Encontrei hoje à tarde com um colega anestesista, que me informou que o comentário acima seria meu. Quero informar que este é o primeiro comentário que faço e apenas pq fui provocado. Eu costumo assinar meus comentários. Não preciso de anonimato para fazer comentários.
Com relação a contratação de médicos e outros profissionais pelo serviço público, sempre disse e repito: sou a favor de concurso público que é a única maneira legal que a constituição permite para acesso a cargos públicos. Ora, se a necessidade de profissionais de saúde é eterna, pq não realizar concursos públicos. Estas outras formas de contratar atraVÉS DE EMPRESAS OU ORGANIZAÇÕES SOCIAIS É UMA BURLA À LEI.
eSPERO QUE QUEM FEZ O COMENTÁRIO ACIMA POSSA ASSINÁ-LO E ASSUMIR A AUTORIA.
Tudo isso sem falar que boa parte das cirurgias realizadas no HUT são ortopédicas, sendo que com a terceirização do serviço de ortopedia, a SOTE está levando anestesista próprio para fazer as cirurgias ortopédicas do HUT, reduzindo a demanda pelos anestesistas da Cooperativa. Acabou gerando ciúmes, inclusive com ameaça do médico da Sala de Recuperação Anestésica de se recusar a evoluir os pacientes operados por anestesistas da SOTE. Ora, isso é tão ridículo quanto um médico da UTI se recusar a evoluir um paciente internado em sua UTI, alegando que o mesmo é acompanhado por outro médico.
A todus os usuarios do SUS.
A melhor coisa que aconteceu foi tercerizar sim a ortopedia! antes pacientes com fraturas ficavão mofando no corredor da SALA VERDE! mal acomodado em cima de uma maca aguardando o dia de sua cirurgia. Hoje a coisa é diferente o paciente da entrada hoje faz um CHEK LIST de seu prontuario ta tudo Ok no dia seguinte faz a cirurgia e no terceiro vai para casa se recuperar no ceio de sua familia. PARABENS SOTE POR ESSA MELHORIA NA ORTOPEDIA DO HUT.
Ô Lossio fanboy, não fala besteira. Todo mundo que trabalha no HUT sabe que na sala de recuperação anestésica nunca houve anestesista de plantão. Isso sim é crime. Vê se para de tentar enganar o povo.
o grande problema é que o povo realmente não sabe da verdade!
e qual é a verdade?? sim a verdade é que esses anestesistas fazem parte de uma cooperativa e querem se impor na cidade e região, fazendo com que os cofres públicos desembolsem muito alem do preço justo.
Será que o HDM e o hospital regional de Juazeiro ira manter contrato com esses anestesistas? Basta fazer uma enquete com todos os cirurgiões da região ,tenho certeza que nenhum deles quer operar com uma quadrilha de mercenários que de acham onipotentes …. Acham que so existem eles no mundo da anestesia … Colocando a faca no pescoço de todos os administradores dos hospitais para que cedam ais seus balões abusivos !!! Nao a esses mercenários !!
é por isso que todos agora so falam em fazer medicina, olha so a máfia…. “dizem bem assim: voces é que precisam de médicos anestesistas ou não, nós médicos não precisamos desses empreguinhos fuleiros”
Esses médicos deviam ver o lado mais humano, e não visar somente o dinheiro, ta certo que ninguem trabalha de graça, mas fazer uma cooperativa de que TODOS OU QUASE todos fazem parte, ai falam assim ou ficam todos com salários exorbitantes ou saimos e os pacientes morrem todos….ai cade o lado humano??? não tem $$$$$
Parabéns DR Júlio, so voce teve a coragem de dar um basta nesta classe que não honra o juramento que fizeram.
Quem quer ser um milionário ? Entra na coorporativa e não cooperativa! Que tal ganhar 12.000,00 em um plantão de 24hs onde só um trabalha!
VC ESTA MUITO MAL INFORMADO POIS ESSE VALOR TÁ MUITO LONGE DO VALOR REAL EM MEDIA 1.000,00 POR PLANTAO DE 12hS.
Parabéns por sua coragem Dr. Júlio Lóssio, a reeleição já esta ganha.
Ninguém teve coragem de fazer o que esse Prefeito Médico esta fazendo, acabando com essa máfia de anestesistas.
cuidando da educação e saúde
É de conhecimento de todos que este grupo de anestesistas não vinha agradando em muitos aspectos. Ou seja, eram caros e não davam resultados. O prefeito mandou bem. Ninguém é insubstituível. Parece que anestesista não é mais o problema da cidade. Está chegando um grupo de 10 de santa catarina e do Paraná em 30 dias.
Que absurdo o que esses anestesistas estão fazendo !! Eles sao os primeiros a fazerem mal a todos os hospitais,a saude da região e principalmente a população ,quando exigem salários abusivos ! Quando fazem varias cirurgias ao mesmo tempo( o que e proibido!),quando ameaçam deixar os serviços dos hospitais quando nao cedem as suas pressões !!!!
Povo de Petrolina…
Bom prefeito X anestesistas revoltados
ou
Prefeito ruim X anestesistas coerentes
Apostem suas fichas… “limpas”.
Sinceramente, ruim sem eles pior com eles!
o prefeito precisava tomar uma atitude. Precisamos de profissionais Médicos na essência!
Onde vc viu que e crime nao ter anestesistas no srpa?????
Vcs acham que os gestores são idiotas??????
A lei obriga a cada anestesista ser responsável por sua anestesia e pronto vcs dicam forcando uma situação sendo que todo mundo, que sabe da lei, sabe que nao e verdade. Que precisa de anestesista no srpa. SE FOR VERDADE POST A REAOLUCAO AQUI PRA GENTE VER!!!!!
O CFM e o
Ministerio da saude obrigam a ter 1 anestesista e prontooooooo!!!!! E a equipe mínima. vcs ficam jogando informação mentirosa para sugar dinheiro do poder publico e jogar a opinião publica contra o prefeito. Sangue sugas da sociedade .
Tomem suco de maracujáaaaa…
Petrolinenses estão tudo “doidão” de tanto suco que esse prefeito dáa…
kkkkkk
A grande verdade e que este cartel de mercenários esta querendo denegrir a imagem do prefeito,que juntamente com o hospital SOTE foram os únicos que Tiveram a coragem de romper com este grupo que exigiam salários exorbitantes e viviam ameaçando deixar a população na mão !! E tem mais o prefeito nao rompeu com eles e deixou o hospital sem anestesistas nao… Trouxe anestesistas de fora , que vieram trabalhar na região de forma descente!!!
Alooooo, Carlos britto vá no hospital memorial agora,não tem nenhum anestesista!!! Saber pq a coorporativa, não trabAlha final de semana, confira e divulgue pq vc faz um bom trabalho a petrolina!
Independente de partido político e da atual gestão das duas cidades,e muito importante que nao acatemos aos salários exorbitantes que estes anestesistas exigem dos hospitais, eles sao a atual desmoralizacao da classe medica na região e eles estão usando as pessoas que de opõem ao prefeito para ganhar terreno!! Nao caiam na armadilha dos anestesistas!! Mesmo sendo dos partidos de oposição , o problema dos anestesistas e real e afeta a todos nos!! Precisa ser combatido por qualquer prefeito !! Por favor conversem com as pessoas que trabalham na saude médicos , enfermeiros , técnicos de enfermagem, administradores para vcs saberem os absurdos feitos por esta cooperativa de anestesistas!!! Isto nao e um problema político !!e um problema grave que os hospitais vem enfrentando já há muito tempo!! Eles ganham or 12 horas simplesmente o quádruplo do que qualquer medico ganha, eles exigem esses salários sob ameaça de largarem os serviços hospitalares prejudicando somente a população !! Eles estão do lado dos políticos que cedam as suas pressões !! Independente de quem seja ele! Nao de enganem!!
E você indignada esta parecendo uma anestesista que esta mamando dos cofres públicos !!!
Que fique bem claro que a classe medica nao esta de acordo com esta corja de anestesistas mercenários !!! Falaram em nome da classe medica nesta carta!!! Isso e um absurdo !! Saibam vocês que a classe medica e que repudia esses anestesista!! Independente de prefeito !!
Normas éticas de boa medicina e o que voces anestesistas deviam aprender!!!! Nao aos empresários da anestesia !!! A população nao precisa mais do serviço sujo e caríssimo de voces!!! Fora!!
Com a demissão em massa de técnicos de enfermagem os que restaram nos setores estão sobrecarregados, falta circulante nas salas de cirurgia sem os quais a cirurgia não anda, e o tempo de anestesia aumenta (anestésico não é vitamina), os técnicos da UTI ficam sobrecarregados, o que atrasa a administração de medicamentos e os cuidados com o paciente crítico.
Sem o pessoal administrativo que foi demitido, o hospital tá uma baderna, o pedido de compra de medicamentos atrasa, falta medicação no hospital, as escalas de plantões ficam incompletas por que a pessoa que organizava isto foi demitida, entre outras coisas.
O próximo passo é ele demitir médicos do atendimento de urgência e emergência, aí estará provado que saúde nunca foi prioridade para o sr. Prefeito.
Mas a propaganda é a alma do negócio, e o sr. Prefeito não esqueceu de mandar fazer no último ano de mandato praças novas na cidade, de organizar uma feira de artesanato maior que a dos anos anteriores, inclusive com presença de artesãos “importados” que nem falam português, e com certeza também não esqueceu do São João!
Enquanto isso, continuo observando.
O que acontece é o seguinte: como este ano é ano de eleição, A demissão dos anestesistas é só mais modo de economizar , mas não devemos nos esquecer das outras dezenas de demissões que ocorreram no HUT, como a de muitos técnicos de enfermagem, e pessoal administrativo. No fim do mês de abril já tinha gente demitida. A situação está insustentável!
Com a demissão em massa de técnicos de enfermagem os que restaram nos setores estão sobrecarregados, falta circulante nas salas de cirurgia sem os quais a cirurgia não anda, e o tempo de anestesia aumenta (anestésico não é vitamina), os técnicos da UTI ficam sobrecarregados, o que atrasa a administração de medicamentos e os cuidados com o paciente crítico.
Sem o pessoal administrativo que foi demitido, o hospital tá uma baderna, o pedido de compra de medicamentos atrasa, falta medicação no hospital, as escalas de plantões ficam incompletas por que a pessoa que organizava isto foi demitida, entre outras coisas.
O próximo passo é ele demitir médicos do atendimento de urgência e emergência, aí estará provado que saúde nunca foi prioridade para o sr. Prefeito.
Mas a propaganda é a alma do negócio, e o sr. Prefeito não esqueceu de mandar fazer no último ano de mandato praças novas na cidade, de organizar uma feira de artesanato maior que a dos anos anteriores, inclusive com presença de artesãos “importados” que nem falam português, e com certeza também não esqueceu do São João!
Enquanto isso, continuo observando.