Projeto de lei obriga comerciantes de bebida alcoólica a disponibilizar etilômetro ao cliente

por Carlos Britto // 10 de maio de 2012 às 09:40

Pode se tornar obrigatória a disponibilização do etilômetro em todos os estabelecimentos de Pernambuco que vendam bebida alcoólica. A proposta partiu do deputado estadual Rodrigo Novaes (PSD), e o projeto de lei, elaborado por ele em janeiro, começou a ser discutido nesta semana na Assembleia Legislativa. De acordo com o texto, a presença do aparelho, também chamado de bafômetro e que serve para medir o nível de álcool no sangue, teria como objetivo mostrar aos motoristas de que eles teriam ou não condições de dirigir após beber.

O deputado defende que a proposta tem caráter educativo. “A ideia é dar ao cidadão a noção de como ele está, caso tenha bebido algo. Creio que essa lei vem fortalecer a própria Lei Seca”, disse. Questionado sobre a obrigatoriedade da presença do bafômetro nos bares, o deputado justificou que, se não fosse assim, não haveria aderência. Pelo projeto, cabe aos estabelecimentos a compra dos aparelhos e aqueles que descumpram a lei ficam sujeitos desde uma simples advertência até multa de R$ 1 mil. O uso do bafômetro seria opcional por parte do cliente e para fazê-lo ele deveria pagar uma taxa, de valor estabelecido pelo bar.

Para o coordenador executivo da Lei Seca em Pernambuco, o major André Cavalcanti, a proposta de Novaes é “válida e interessante”. Na opinião dele, o cliente que tivesse bebido e estivesse de carro, ao fazer o teste, poderia “desistir da ideia de sair dirigindo”. A Lei Seca estabelece como crime conduzir com nível superior a 0,14 decigramas de álcool no organismo por mililitro de sangue. Recentemente, o próprio secretário de Transportes, Isaltino Nascimento, chegou a ser pego em uma blitz e sofreu penas administrativas por estar acima do limite permitido. (Com informações do Diário de Pernambuco)

Projeto de lei obriga comerciantes de bebida alcoólica a disponibilizar etilômetro ao cliente

  1. VÔTE!!! DANÔSSE!!! VIXE MARIA!!! disse:

    É, pelo jeitão dessa proposta, os lobistas da industria que fabrica esse tipo aparelho já entraram em ação.
    Valei-me Santo Expedito!!!!! – Esse é o Santo protetor dos cachaceiros.

  2. André Vergueiros disse:

    Que besteira… esse Deputado não tem mais o que fazer não? Pra que um bafômetro num bar pra me dizer se eu posso ou não dirigir se eu mesmo sei quantas doses tomei? Agora imaginem só vocês, com a limpeza (tsc) que impera em muitas biroscas, por quantas bocas esse aparelhinho vai passar antes de ser lavado novamente?

    1. José disse:

      Bem observado, como será que funciona o bafômetro? num tem um refil que é descartado após o uso? Existe uma infinidade de doenças transmissíveis pela saliva. Éca que nojo!

  3. amaury disse:

    No momento em que esse cara pensou em criar essa lei, já devia ter tomado de 1 a 51.Que viagem,meu!…

  4. Dreda disse:

    Eu acho uma boa ideia. Você sabe quantas cervejas bebeu, mas uma lata de cerveja em você pode ter um efeito diferente, em termos de bafômetro, do que teria em uma mulher ou em um obeso. O bafômetro pode te dar uma medida mais objetiva. O ideal seria que o valor fosse impresso, pois se for parado na Blitz e a calibração do aparelho estiver diferente, o motorista teria como se defender.

    Em relação a higiene, é claro que isso sempre gera uma preocupação. Mas se você considerar que a mulher vai no manicure, usa um cortador de cutícula infectado e pode até pegar uma hepatite ou micose, o bafômetro não seria muito pior. Sem falar no sujeito que vai para carnaval, beija 20 mulheres, que já beijaram outros 20 homens. Tem ideia de quantas doenças ele pode ter contato em uma noite?

  5. Josi disse:

    Apenas com um copo o sujeito já não pode dirigir, portanto para que o bafômentro. Esse deputado, ou quer aparecer ou tem 10% da empresa fabricante do aparelho.
    Nobre Deputado sua cidade certamente na com falta d’agua, não venha inventar não, procure algo que o Sr. possa fazer para diminuir o problema da seca. Carros pipas por exemplo.

  6. VÔTE!!! DANÔSSE!!! VIXE MARIA!!! disse:

    DREDA, vai tomar no…………… bafômetro!
    Tu parece que é doido.
    Vai caçar piaba em ninho de urubu. Entendeu?

  7. roberto disse:

    O bafômetro tem bocal descartável… Se não for dado pra quem vai soprar, cabe a ele exigir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários