

Com um plenário lotado basicamente por estudantes, continua intenso o debate na Câmara de Vereadores de Petrolina sobre a implantação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na região.
Proposto pelos deputados estaduais Odacy Amorim e Isabel Cristina, da Assembleia Legislativa de Pernambuco, o evento conta com diversas autoridades, professores e representantes de entidades estudantis.
O presidente da Câmara Municipal de Juazeiro, Professor Nilson Barbosa, é um dos convidados. Além dele, estão também presentes o deputado estadual Adalberto Cavalcanti (PHS) e o secretário municipal Geraldo Júnior (diretor-presidente da AMMA), que representa o prefeito de Petrolina, Julio Lossio.
O principal foco das discussões gira em torno dos resultados efetivos do Enem na região. Para as principais lideranças estudantis, o exame facilita o ingresso de quem vem de outras partes do país, enquanto os estudantes locais são alijados do processo.



Estamos fadados a nossa mediocridade desse jeito.Proteção demais desprotege.A sociedade é dinâmica e estamos destruindo nossa sobrevivencia escolhendo o caminho do Fraco!!! Quando os paulistas descobrirem que é facil passar em medicina no vale …será um desastre.
“Lembrando que a EREMCC, não apoia a retirada do ENEM”!
Lembrando que não houve nenhum pronunciamento quanto a saída do Exame. Procure informar-se melhor.
FALA-SE TANTO QUE OS SULISTAS ALIMENTAM PRECONCEITOS CONTA OS NORDESTINOS, NO ENTANTO O QUE ESTA SENDO MOSTRADO É QUE ELES ESTÃO CERTOS, POIS OBSERVA-SE QUE O NORDESTINO, DE PETROLINA, SE SENTE INCAPAZES DE CONCORRER ,COM ESSES, A UMA VAGA PARA INGRESSAR NA UNIVERSIDADE.SE ELES CONSEGUEM É PORQUE ,REALMENTE, ESTUDAM E SABEM O QUE QUEREM. SE O NORDESTINO PARASSE DE SE COLOCAR NO LUGAR DE VITIMA E RESOLVESSE COLOCAR A EDUCAÇÃO EM PRIMEIRO LUGAR CERTAMENTE CONSEGUIRIA OS MESMOS MÉRITOS.VAMOS REFLETIR SOBRE AS NOSSAS PRIORIDADES E DEPOIS APONTAR A CULPA PELO NOSSO FRACASSO.
Apoiadíssimo!
Desde de quando a UNIVASF é somente o curso de medicina ? Quer ser médico tem de estudar mesmo e não busca reserva de mercado ! Esses políticos, que vivem fazendo joguinho barato de cena para aparecerem , juntos com professores que insistem em não se atualizarem (vivem ensinando coisas ultrapassadas e ganhando horrores com suas “isoladas” – o nome já diz tudo , enquanto o ENEM exige um conhecimento interdisciplinar – são variáveis que explicam o fracasso dos estudantes regionais em medicina.
Alguém , por favor, lembre a esse pessoal: O BRASIL É UMA REPÚBLICA FEDERATIVA , COM TODAS AS SUAS VANTAGENS E DESVANTAGENS !
Corrigindo: “Quer ser médico? tem de estudar mesmo e não buscar reserva de mercado!”
O único que foi “não jogou para a plateia” foi o Vice-Reitor , e contra os números não adianta falsos argumentos e carinhas cheias de muxoxos dos “pulíticos” presentes.
Palavras do prof. Túlio Nobre Leite :” 95% dos alunos matriculados são da região, com acentuada vantagem para Petrolina e Juazeiro, que ocupam 60% das vagas. A diferença está apenas no curso de Medicina, mas a universidade tem 23 cursos” !
Imagine tirar o ENEM, hoje o ponto de corte em medicina ta 850+, vai cair pra uns 600 com o nível local, com o pensamento local.
É justamente nesse ponto, que alunos do SUL-SUDESTE, que tem condições de morar fora, irão sim fazer prova aqui, afinal, pra passar só vai precisar de 600-650.
Quem não vai querer passar em medicina com uma média medíocre dessa? Em torno de 600?
O alunos deveriam estudar, se dedicar para passar onde quer que seja, estamos nivelando por baixo aceitando isso, que nada mais é do que angariar votos, afinal, se ilude o pequeno, dizendo que as vagas vão pertencer quase que 100% a região, com isso, ganha-se votos na cidade e no interior, apenas articulação, que não engrandece a cidade, apenas engrandece aos políticos da região, como Júlio Lóssio, tentando a reeleição.
Ao invés de incentivar esse escrotice, o atual prefeito deveria investir em educação, bibliotecas, centros de treinamento, mas, fazer com que o ENEM saia, ele apenas tira a responsabilidade dele em fazer algo, para jogar a sujeira debaixo do tapete.
Esse discurso de mercado não resolve o seguinte problema: muitas vagas do curso ficam ociosas mesmo com o ENEM. Muitos estudantes que vêm de fora não ficam até o fim do curso: ou largam, ou pedem transferência para outras instituições. Então chega dessa conversa de 600 ou 650 para entrar em medicina.
A questão da segunda fase do vestibular é válida. Não são todas as Universidades Federais que aderiram ao ENEM. Faculdades como USP (a melhor do país), segundo sei, nem cogitam o ENEM, pois não confiam nesse exame. E muitas que utilizam o ENEM utilizam o exame apenas como primeira fase.
Então, chega dessa lenga lenga. Mesmo aqui, os alunos se têm esforçado bastante. Se estão reclamando do nível educacional da região, por que não pressionam as autoridades para investir maciçamente em educação? A Coreia do Sul chegou a investir 30% de seu PIB em educação. No Brasil não temos nem 10% de nosso PIB investido em educação.
Não adianta argumentar com mentiras. O curso de Medicina não tem vagas ociosas. Mesmo nos raros momentos de abandono, a vaga é remanejada dentro da Univasf. A USP é estadual, não é federal. Uma universidade como a USP não tem interesse em acabar com vestibular, pois o concurso é uma fábrica de dinheiro, com seus milhares de inscritos. Para você ter uma ideia, a inscrição para residência médica na USP custa 620,00 reais. Estudante de medicina tem que ter qualidade, não pertencer a região A ou B. Se o objetivo é fixar médicos aqui, ofereçam boas condições de trabalho e salário digno.
Onde que falei unicamente sobre a UNIVASF? E onde que eu disse que a USP não é estadual? Eu apenas enfatizei que é a melhor do país. Quanto ao interesse ou não de universidades estaduais, é fato que a UPE também está implementando pelo ENEM.
Agora que existem estudos a nível NACIONAL que destacam ser o curso de medicina um dos com maiores índices de desistência, existem. Prove que minto.
Meu Deus, Petrolina agora quer andar para trás. Com estes estudantes idiotizados e esse prefeito demagogo querem botar nossa cidade para andar para trás feito carangueijo. Só porque a Univasf está aqui não significa que só nossos estudantes deverão ocupar as vagas. Petrolina estão voltando , caminhando para trás.
O Prefeito está apenas ,querendo conquistar votos ,todos nós sabemos muito bem que a univasf é autônoma.Ela não precisa de autorização de ninguém,apenas satisfações ao governo Federal e ao Presidente da Republica.
Estou participando simplesmente para mostrar que a rede publica não vai ficar parado enquanto alguns mauricinhos que não tem o que fazer, e nos ofende!
-“VOCÊS DA ESCOLA PUBLICA SÓ PASSA PELAS COTAS”
Engana-se quem pensa, que nós passamos com mordomias, nós batalhamos pra ingressar na universidade,não é igual vocês que faz cursinho e,ainda não entra.
“QUE BONITO”
Verdade! você esta totalmente certo quando diz que muitos,não ficam até o fim do curso.No entanto, a universidade não tem apenas medicina, e com a retirada do ENEM, dificultará a entrada em outros cursos, além de, quem quer ingressar em medicina,quando não consegue integrasse enfermagem, e com pouco tempo,traca e, vai fazer um cursinho pra medicina.
SE LIGA!tem muita gente que faz medicina em outras regiões muito mais concorridas e com maior dificuldades. O problema não é o ENEM, é falta de estudo,alunos de outras regiões, não tem mais capacidades do que nós,mas tem dedicação ao estudo.
CORREÇÃO”:quando não conseguem,integrasse em enfermagem”
A questão não é de dedicação. Tenho uma amiga que há 5 anos estuda para passar em medicina. Estuda todos os dias sem exceção. Dizer que uma pessoa dessas não tem dedicação, me perdoe, mas é uma mentira.
O problema está no nível educacional do Vale do São Francisco. Entendo que a vinda da UNIVASF para cá foi com o objetivo de dar oportunidade para aquele menino que não tem condições de estudar em outras cidades e/ou regiões que não esta. Agora, que estado e município precisam investir muito mais em educação, ah, isso sim, precisam e muito.
O que discutimos não é meramente o acesso à UNIVASF, estamos discutindo um problema educacional de proporção nacional. O Brasil está colocações vergonhosas em níveis de aprendizado de matérias básicas, como Português e Matemática. Então, o que temos de discutir é essa melhora.
Uma segunda fase do vestibular tem melhores condições de avaliar o nível de conhecimento. E que cada um se esforce para isso, ué.
E voltando à questão central, que os governos invistam maciçamente em educação. Enquanto isso, que se adotem medidas substitutivas.
“Uma segunda fase do vestibular tem melhores condições de avaliar o nível de conhecimento. ”
O único objetivo dessa segunda fase é proteger alunos locais no curso de Medicina, o que só enfraquece o nível do curso local.
Não justifica? Creio que tu tens que se atualizar, meu caro. Pergunto-lhe, se é por causa da falta de estudo, o que justifica, então, a aprovação de vários alunos petrolinenses(que, também, estudam nessa localidade) na UFPE,que utiliza o referido exame como primeira etapa, e na UPE (Campus Santo Amaro) e não conseguir, na Univasf? Pesquise e verais que existem muitos exemplos. Talvez, com isso perceber-se-ia o quanto está equivocado.
Quando falo da retirado ENEM,me refiro a entrada da segunda fase.
tenho amigos que faz medicina em outras regiões,não digo que eles tem mais capacidades, mas sim dedicação,isso é um fato! se tem pessoas que estudam 3,4 anos estão de parabéns, mas observe se esta pessoas não passaram em outros cursos ao longo desse anos, mas não é o que queriam e,faz muito bem quem não entra, pq assim não tira a vaga de quem quer cursar-lo.EU quero medicina tbm,tou fazendo a minha parte.se não conseguir vou tentar o ano que vem e no outro,um dia consigo.No entanto, pq eu quero entrar em medicina e tenho curso preparatório,vou dificutar a vida de colegas que querem outros cursos menos concorrido e passam pelo mesmo sistema de integração. É justo que pra mim subir tenha que derrubar outros, que não me prejudica em nada?
é isso, que vocês tem como base de vida?
que pena!
PARABÉNS DEP. ODACY PELA A SUA VONTADE DE VER AS COISAS ACONTECE. LEMBRA DAQUELES QUE NÃO TEM CONDISOÊS DE ESTUDAR, ISSO É BOM SABER QUE AINDA TEM POLITICO COMO VC. PARABÉNS ATÉ DIA 07 10. VOTO 13. PETROLINA VCS VEJOM ..