Transporte coletivo de Petrolina: Veículos em péssimo estado e falta de pontos de ônibus revoltam população

por Carlos Britto // 18 de abril de 2012 às 20:33

Quem depende do transporte coletivo em Petrolina está enfrentando um verdadeiro calvário. Os usuários do sistema reclamam do péssimo estado de conservação dos veículos, da falta de informação com relação aos novos percursos e principalmente da pouca quantidade de ônibus circulando pela cidade. Os usuários lamentam os problemas e a falta de iniciativa das autoridades para resolver os transtornos.

Os moradores de bairros da zona oeste da cidade, como Rio Corrente, Cohab VI  e Massangano, são os mais prejudicados. De acordo com a recepcionista Verônica Macedo, o período da manhã, quando centenas de pessoas se deslocam para o trabalho, é o mais crítico, porém há redução do número de veículos.

Toda manhã é um sofrimento chegar ao trabalho, parece que diminui os ônibus, temos que sair de casa uma hora e meia antes de trabalhar, os ônibus atrasam sempre, não existe informação de nada, os horários mudam e não colocam nenhum cartaz para avisar. É um desrespeito a tantos trabalhadores da cidade. O pior é que nenhuma autoridade toma uma providência, cadê os nossos vereadores?”, questiona.

Durante entrevista ao radialista Francisco José, na Grande Rio AM, o diretor-presidente da Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC), Paulo Valgueiro, afirmou que o problema existe pela dificuldade em planejar o transporte coletivo na cidade. “Planejar transporte em Petrolina é muito difícil, a gente tem muitos bairros na cidade que são construídos sem avenidas interligando uns aos outros, e isso dificulta organizar o trânsito”, justifica.

 Precariedade

Outra reclamação constante de grande parte dos usuários são os problemas mecânicos nos ônibus, que quebram durante o percurso e deixam dezenas de pessoas desamparadas. “Na semana passada eu tive que pegar três ônibus para poder chegar ao Centro. Peguei um na Cohab VI e quebrou, depois veio outro e também quebrou, e finalmente tivemos que pegar o terceiro para poder chegar ao trabalho, duas horas depois de sair de casa”, narrou a vendedora Renata dos Santos.

As expectativas ficam agora para a entrada da empresa Viva Petrolina no setor. Fruto da fusão da Menina Morena e Vale do Sol, a empresa pertence a um investidor do Recife e está prestes a operar em breve. Mas fica a pergunta: será que vai resolver o problema?

Transporte coletivo de Petrolina: Veículos em péssimo estado e falta de pontos de ônibus revoltam população

  1. Liliana disse:

    Sou usuária do transporte público de Petrolina e concordo que está cada dia pior. Moro na cohab VI e digo não tem hora certa para passar ônibus, quando aparece estão lotados. Depois das 18h não tem ônibus do centro para cohab VI. Todos os dias espero mais de 40mi para pegar um ônibus e voltar pra casa. É um absurdo. Precisamos urgente de mais ônibus!!

    1. Sanfranciscano disse:

      O problema é que em Recife o Governo do Estado usa dinheiro de todos os pernambucanos para subsidiar a passagem e as empresas, por isso a passagem é mais em conta. Só que aqui em Petrolina ele não faz nada. Devemos cobrar do nossos representantes políticos que exijam do governador O MESMO TRATAMENTO, ou será que somos pernambucanos de 2ª classe para sermos discriminados?

      1. curios@ disse:

        ESSE GOVERNADOR, ASSIM COMO O PREFEITO DE PETROLINA NÃO FAZEM NADA PELA CIDADE SÃO DOIS DESCOMPROMISSADOS COM PETROLINA, PRECISAMOS PRESTAR MAIS ATENÇÃO ANTES DE VOTAR NESSE POVO

  2. Liliana disse:

    Sou usuária do transporte público de Petrolina e concordo que está cada dia pior. Moro na cohab VI e digo não tem hora certa para passar ônibus, quando aparece estão lotados. Depois das 18h não tem ônibus do centro para cohab VI. Todos os dias espero mais de 40mi para pegar um ônibus e voltar pra casa. É um absurdo. Precisamos urgente de mais ônibus!!

  3. um alguém disse:

    não é só na zona oeste, zona norte, zona sul… toda petrolina, a situação é ainda pior na zona leste, acho ainda que há mais onibus na zona oeste, (pois quem mora por exemplo na COHAB massangano todo onibus passa por lá, rio corrente, joão de deus, cohabVI…) q em bairros como o Santa Luzia, José e MAria Dom avelar, Terras do Sul… os habitantes desses bairros contam apenas com uma unica opção de onibus,

  4. um alguém disse:

    O prefeito deveria empenhar-se mais, em melhorar a qualidade do tranporte publico da cidade e baratear as passagens, que o seu valor é exorbitante, como ele quer colocar os festejos juninos para aquela região se nem ao menos disponibiliza onibus para tal localidade, e petrolina tambem deveria ter um TIP (Terminal Integrado de Passageiros), onde Juazeiro, bem mais desorganizado, e de ruas estreitas tem e saiu na frente, porque Petrolina, a cidade que mais cresce no Vale, não tem?!

    “bora” prefeito, “bora” trabalhar! As pessoas em Primeiro lugar! como ficaremos em primeiro lugar com esse transporte publico que temos, no máximo chegaremos em ultimo lugar. E se chegar

  5. Angelita-Quati disse:

    Ultimamente quem precisa usar o transporte coletivo tem que sair de casa com tempo disponível. Sem falar que demora tanto que a dica é levar um livro para diminuir o estress durante os 45 minutos ou mais que ficamos num abrigo com um calor infernal como é o caso do Quati que até o abrigo que foi colocado há bastante tempo se encontra em péssimo estado e até oferece risco de desabar na cabeça dos passageiros. Os passageiros são tratados com descaso e passam muito tempo esperando e ainda é submetido a usar um transporte sucateado.

  6. fernando barros disse:

    Essa epttc só tem moral para cobrar motos novas dos moto taxista,se esse Paulo Valgueiro for cobrar das empresas de onibus ele vai pra rua.

  7. ACORD@DINHO disse:

    Está lá do mesmo jeito a lama no ponto de ônibus ao lado do Mercado do Turista… parece que só eu vejo aquilo, os moradores da cidade ninguem vê ninguem fala nada…!!!

    1. oliveira disse:

      Amigo isso ja foi motivo de muita discussão aqui, é o velho jogo de empurra entre COMPEBA E PREFEITURA, particularmente acho que a responsabilidade é da COMPESA, mais a qualidade dos serviços desta empresa já é famosa.

  8. eu so eu disse:

    Petrolina-> a pior cidade do brasil em transporte publico, é horrível é terrível é inadimissível ;-)

  9. Charlene disse:

    Realmente é lamentável a situação dos usuários do transporte coletivo em Petrolina. Moro nas proximidades da BR 407 , pego ônibus no ponto em frente à feira da Cohab Massagano e nem com as tantas opções de coletivos que passam por ali, consigo chegar ao trabalho no horário certo. Os pouco ônibus que passam já vêm todos lotados e os motoristas nem param porque não tem mais condições de subir ninguém. O mesmo acontece na volta para casa. Faltam ônibus nos horários de pico. E esta nova empresa que não começa a atuar logo na cidade? É uma vergonha este descaso com os usuários! Cobra-se tão caro pelas passagens e não se oferece infraestrutura de qualidade! Está um caos na cidade em meio a este setor e a população clama urgentemente por uma solução das autoridades competentes!

    1. R!CARDO RODR!GUES disse:

      Verdade!

  10. maria das graças disse:

    Petrolina, uma cidade que cresce e se desenvolve a cada dia, mas a preocupação com o povo, não cresce junto com a cidade, pois essa questão de transporte coletivo nunca melhorou, pelo contrário, está cada dia pior, igual a COMPESA, pois são alguns dos grandes problemas da cidade: COMPESA E TRANSPORTE COLETIVO, é uma vergonha, passarmos 40min á 1h em um ponto de ônibus, expostos aos sol escaldante e depois pegar um ônibus caindo aos pedaços(SUCATA), e ainda pagar um vlr absurdo de R$ 2,25 (caríssiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiima) isso é uma falta de respeito com a população. Quando isso tudo vai melhorar? Pessoas da EPTTC, disseram que fizeram pesquisas com os moradores da cohab Massangano, e não precisa de ônibus, pois tds tem transporte próprio. Será que essa pesquisa foi feita em algum ponto de ônibus? com certeza não.

    1. passageiro disse:

      porque somente os moradores da cohab massangano não precisam de onibus? somente os maradores deste bairro tem carro? esta pesquisa foi feita por quem e quando? na verdade os moradores da cohab massangano não aguentam esperar pela “metade de onibus” e a maioria dos passageiros vai pra beira da pista esperar qualquer um que o leve ao destino desejado. pior é na volta pra casa, quando o sujeito está cansado e é obrigado a pegar qualquer onibus, descer na “pista” e ainda caminhar mais uns 10 ou 15 minutos pra finalmente chegar em casa.
      pra finalizar, hoje eu vi três onibus de bairros diferentes, quebrados em frente a cohab massangano, e os passageiros mais uma vez saem prejudicados.

      1. Antônia Pinha disse:

        Concordo plenamente!

  11. Livre Pensador disse:

    Certa vez, fiz uma denúncia à Ouvidoria de Petrolina e a resposta que tive foi a de que se até o fim de março a situação não começasse a melhorar, as empresas perderiam as suas concessões. Mas parece que a força de certas empresas de ônibus é acima do clamor por um transporte melhor.
    Petrolina: eu não recomendo. Transporte péssimo. Infraestrutura precária. E ainda quer posar de capital.

  12. Rita de Cássia disse:

    Hoje mais uma vez transtornos nos pontos de ônibus da zona oeste da cidade. Estamos passando mais de quarenta minutos a espera de sucatas, que sempre passam lotadas, e quebram constantemente, a única sáida para nós usuários, é o moto-taxi, para quem tiver um trocado no bolso. A irresponsabilidade dos empresários dessas porcarias que chamam de “Transporte coletivo”, está cada vez maior.Senhor prefeito, tome uma atitude digna e olhe para nós, outubro vem ai, e sei que muitos políticos vem mais uma vez enganar a população. Tá na hora, ou melhor, já passou da hora de dá uma basta nisso tudo!

  13. Adriana Lúcia Neves Gomes Da Silva disse:

    Ninguém merece o descaso aqui em Petrolina, quando se trata de transporte publico,ontem fiquei de 20 :25 às 21:10 esperando o ônibus João de Deus, estava na cohab massangano no ponto próximo ao Samu com destino ao Quati, além de pagar uma passagem absurda,pois me desloco de um ponto para outro, tenho que passar por isso todos os dias.Já é tempo de fazer algo de verdade pois é toda uma população que reclama,não é apenas uma ou duas pessoas.

  14. petrolina disse:

    É um absurdo esses onibus andam lotados e os motoristas ainda param nos pontos pra subirem mais gente sem ter condições nenhuma,ontem mesmo tinha um senhor de 74 anos se segurando na porta de entrada do onibus que estava lotado.Quando o motorista foi passar no quebra molas e freio de vez o velhinho se desequilibrou e caio por sorte a porta estava fechada.

  15. leo4012 disse:

    Vamos fazer uma continha básica… Viva Petrolina nova empresa de transporte público: Fusão Menina Morena + Vale do Sol = mesma m*rda… ônibus velhos, sem manutenção, sem ar condicionado, mesmos profissionais mal-educados e o pior com tarifas que só tendem a subir… Quem perde? A POPULAÇÃO.

    1. Antônia Pinha disse:

      É uma pena, mas assim como vc acredito que vai ficar a mesma safadeza dessas empresas.

  16. Lorena disse:

    Essas empresas gastam com novos equipamentos para leitura de cartão, mas não gastam um centavo na melhoria do transporte. Já que pagamos tão caro, poderiamos ter ao menos transporte coletivo de qualidade. É necessário que a EPTTC reveja o planejamento, que coloque corredores de ônibus para desafogar e o mais importante é que a melhora no trânsito depende, também, do envolvimento e do compromisso da população, em cobrar dos políticos. Eleições vêm ai!

  17. Ana Maria disse:

    Me canso mais no ônibus do q no meu meu trabalho, gente tudo bem que a cidade cresce a cada dia, a população aumenta mais porque não acontece o mesmo com o transporte??. È um tormento todos os dias, onibus LOTADO, sem nenhuma estrutura para transportar gente e a quem eu posso reclamar???
    Britto, Obrigada por abordar esse assunto.

  18. passageiro disse:

    uma dica. os gestores de transporte publico deveriam ser obrigados a ir trabalhar de onibus.

  19. nelson disse:

    Moro no Loteamento Santo Andre, próximo ao ipsep. O ônibus que passa na parte da manhã e um micro ônibus, sendo que todos os dias o ônibus já passa no ponto superlotado. Todos os dias alunos e trabalhadores perdem o ônibus pq não consegue entra no mesmo. Um absurdo…

    1. passageiro disse:

      é verdade, hoje pela manhã eu vi a metade de onibus passando já lotado. no jardim guanabara e cohab massangano, é a mesma coisa, só existe onibus pela metade. será que o ipsep e guanabara sofre do mesmo mal da cohab? onde disseram que na cohab toda casa tem carro e as pessoas não precisam de onibus? e por isso mandam somente as metades de onibus?

  20. R!CARDO RODR!GUES disse:

    A M É M !

  21. Ana Karla disse:

    É um verdadeiro descaso, sou usuária, infelizmente!!! Moro no Gercino e trabalho no Loteamento Recife!! E há alguns dias a coisa ficou ainda pior (se é que isso é possível), atrasando absurdamente. Antes eu sabia o horário certinho, hj, espero cerca de 30/40 mim no mínimo, estou chegando atrasada todos os dias, isso quando eles param no ponto. Pois, já vi diversos usuários reclamando que os ônibus atrasavam e ainda não paravam. E hj, fui eu quem passou por isso, esperando a mais de 30 mim e o motorista não parou no ponto, parou mais a frente para um passageiro descer. Eu me dirigir até lá e ele simplesmente arrancou sem me esperar. E o retorno para casa é o mesmo tormento, espera e super lotação.
    Eu gostaria de saber quando será tomada uma providencia, pois pagamos uma das passagens mais caras e temos um péssimo serviço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários