Nos últimos dias, uma delegação do governo tailandês visitou a região do Vale do São Francisco para conhecer o Programa de Controle de Mosca-das-Frutas, desenvolvido pela Moscamed Brasil em Juazeiro, com o objetivo de controlar a Ceratitis capitata, praga que ataca frutos, e é popularmente conhecida como mosca-do-mediterrâneo.
O ataque da Ceratitis Capitata reduz a qualidade do produto para comercialização nos mercados interno e externo, além de ser a praga de maior importância econômica da fruticultura mundial. O encontro aconteceu no período de 08 a 13 de março.
Durante a visita, os tailandeses conheceram todas as técnicas adotadas no programa de controle e monitoramento da mosca das frutas no Vale do São Francisco. A missão também visitou outras instituições relacionadas à pesquisa, desenvolvimento e extensão do controle integrado no Brasil, a exemplo da Embrapa Semiárido.
O Vale do São Francisco é conhecido nacionalmente pela sua riqueza na produção e exportação de frutas. Segundo dados do IBGE, no vale cultiva-se 1 milhão de toneladas de frutas com safras avaliadas em U$ 1,3 bilhão de dólares e a criação de 250.000 postos de trabalho. Essa realidade fez o governo investir em pesquisa e desenvolvimento de técnicas para controle biológico dessas pragas.


