Secretária municipal de Educação apela a professores para que retornem ao trabalho em Petrolina

por Carlos Britto // 14 de março de 2012 às 08:21

 

Através de carta aberta, a secretária municipal de Educação, que expõe os avanços da gestão, pede aos profissionais da educação, que aderiram a paralisação nacional, por três dias, que suspendam o movimento em Petrolina:

A secretária Célia Regina Gonçalves da Silva Carvalho espera sensibilizar a categoria, para não deixar os alunos sem aulas. Acompanhe a carta:

“Carta Aberta ao(à) Professor(a),”

“Pensar em educação sem considerar a importância dos movimentos sindicais e defesa da causa, seria, no mínimo, ingênuo.

Conhecedora que sou da luta pelo reconhecimento a esses profissionais que se dedicam dia e noite ao trabalho de transformação social, e, apesar de tantos avanços já conquistados, diria que a sociedade ainda não reconhece a dívida histórica que tem para com seus professores, profissionais que assumem importante missão na vida das crianças, jovens e adultos do nosso país.

Apesar dessa longa dívida histórica, gostaria de ressaltar aqui a confiança que milhares de pais depositaram em nós pela missão de ensinar seus filhos e filhas, transformando-os em futuros cidadãos e cidadãs e confirmar, assim, a importância do papel do professor na sala de aula para a garantia do direito de aprender que se efetiva através da aula, das atividades pedagógicas articuladas e mediadas por nós professores e professoras.

Destaco aqui que, nesta gestão, o nosso foco é a qualidade e para isso considero importantes: a valorização profissional e o respeito ao professor, quem concretiza, de fato, as Políticas Educacionais. Por isso, algumas ações foram imprescindíveis nesse processo de construção da qualidade na educação. A saber:

Ø Aquisição de telas interativas para todas as Unidades Escolares;

Ø Entrega de Kit Tecnológico para professores efetivos;

Ø Investimento no processo de alfabetização;

Ø Ampliação de acesso à educação, através do Programa Nova Semente;

Ø 13% Salário e vale transporte para professor contratado;

Ø 17 escolas com tempo Integral;

Ø 99% das escolas com laboratórios de informática;

Ø Construção de mais de 150 salas de aula;

Ø Mais de 41 escolas/CMEIs reformados;

Ø Melhoria na qualidade do ensino e da aprendizagem com foco na formação, assessoria pedagógica de professores de Português e Matemática;

Ø Ampliação de 37 para 102 Coordenadores pedagógicos;

Ø Fortalecimento do NAPPNE, através do acompanhamento e intervenção pedagógica e da criação de uma equipe multidisciplinar com pedagogas, fonoaudióloga, psicólogas e assistente social;

Ø Melhoria da EJA Rede, através do empreendedorismo;

Ø Implantação do Programa Jovem de Futuro, na perspectiva de possibilitar aos estudantes a continuidade dos estudos e o sucesso na escola e na vida;

Ø Criação da Revista Contexto;

Ø Promoção da Formatura Coletiva do Ensino Fundamental para mais de 1.000 alunos, entre outras.

Nesse sentido, sem desmerecer a importância dos movimentos sindicalistas em favor da categoria, afirmo a necessidade de não interrompermos a rotina escolar, considerando a lei dos 200 dias letivos e, sobretudo, o compromisso que temos assumido perante a sociedade de garantir o “Direito de aprender de todos os estudantes”, a fim de não comprometermos também o recesso escolar do mês de julho, descanso tão merecido ao professor.

Sendo assim, reafirmo que nos dias 14, 15 e 16, do corrente mês, todas as escolas da rede municipal de ensino estarão funcionando normalmente e que, a participação nos movimentos sindicalistas, importantes instrumentos de mobilização, pode e deve acontecer, mas sem comprometer os dias letivos, nem o recesso escolar, uma vez que a participação pode se dar por representação.

Portanto, conto com sua sensibilidade e com seu profissionalismo dedicado à rede municipal de ensino e, sobretudo, com sua compreensão.”

Célia Regina Gonçalves da Silva Carvalho

Secretária Municipal de Educação

Secretária municipal de Educação apela a professores para que retornem ao trabalho em Petrolina

  1. professor Marcelo de Dormentes disse:

    Professora ! A greve e nacional!Respeite a democracia !

  2. leo4012 disse:

    Melhorar salário que é bom nada…

  3. Revoltado disse:

    Senhora secretária faltou um ítem imprescindível na citação da política de valorização do servidor.
    O PAGAMENTO DO PISO DO MAGISTÉRIO ANUNCIADO PELO MEC DE 22.22% a todos os professores digo(TODOOS).A sociedade precisa saber disso,divulgue a senhora mesmo aqui no blog, que quem recebe o piso são só os professores que tem o magistério.Aprendam o que é valorização e política de educação com nossa cidade vizinha que cumpriu a risca com a lei, dando aula como valorizar um profissional que com seu trabalho transforma uma sociedade assim como a senhora que já foi…. professora .

  4. francisco disse:

    A senhora falou,falou,falou,mas,não falou na melhorias dos salários dos professores,Professor não come sala de aula ,não com giz ,não come revista,o que os profissionais da Educação quer e´melhores salários para ter uma vida mais digna.

    1. OSGA disse:

      É isso aí, Francisco. Falou tudo. Tudo isso que ela falou é obrigação da gestão. Greve já!

  5. Deus nos acuda disse:

    Senhora secretária! Sabe quem vai reeleger o prefeito de Juazeiro?A educação,onde o prefeito faz jus a valorização do professor.Aprenda com isso.

  6. Maria Silva disse:

    Os professores alem de necessitarem salario digno teem direito a serem valorizados; nao condiz um profissional ser responsavel por formar tantos outros profissionais nao ser reconhecido e ganhar uma miseria como ocorre neste pais. Acordem senhores politicos…esses profissionais tem o poder de formar opiniões e mudar a historia da educação de um pais.

  7. Maria Silva disse:

    Senhor prefeito e senhora secretaria de educação de petrolina; voces sempre falam e qualidade na educação, mas essa qualidade de partir dos salarios dignos de seus professores; muito lamento constatar que temos professores que saem de madrugada para trabalhar e so retornam a noite na tentativa de viver bem e priorizando o seu aluno e nao temos sequer politicos envolvios a talponto de buscar essa valorização nacional. Muito se diz que lei é para ser cumprida, pergunto; o piso salarial do magisterio não e lei?
    valorizem aqueles que priorizam nossas crianças, jovens adultos e adolescentes…PISO SALARIAL JA!

  8. fernando barros disse:

    essa senhora se não fosse secretária estaria na greve

  9. nina disse:

    É revoltante o salário de um professor diante dos de nossos representantes, mtos deles sem formação nenhuma…
    É inadmissivel um professor não ter o reconhecimento devido…
    É um exagero não terem um plano de saúde digno e nenhum investimento voltado para a saúde dos msms…
    É um absurdo essa carta que não condiz com a realidade de mtas escolas…
    É real a Paralisação Nacional por uma vida melhor, digna e de dias melhores para todos q fazem parte desse contexto descontextualizado…

  10. Diego Oliveira disse:

    A preocupação do prefeito é só no circo que ele que fazer no são joão para se promover, tem banda ai que inclusive ele já confirmou ontem que não tocam por no mínimo 100 mil reais, esse dinheiro dava muito bem para investir na educação. Isso é Petrolina minha gente se iludam com o pão e circo desse prefeito e vote nele de novo esse ano !

  11. Ô Meu GOD! disse:

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.. FALA SÉRIO SECRETARIA

  12. Lenha na fogueira disse:

    Concordo plenamente com Fernando. Ela estaria mesmo.Porem ganha muito bem para viver debaixo do ar condicionado.Professora se coloque no nosso lugar!

  13. Fernanda disse:

    Sinceramente Sr@ Secretaria é ridiculo essa comparação na carta que escreve é uma decepção somos um grupo grande de professores reconhecemos sim o que o prefeito faz,. mas ainda não é suficiente a valorização é necessária, e nos professopres salas de aula desconfortavel, salarios baixos etc a senhora está ai em seu ar condicionado e nos professores? vá dar aula e veja a diferança agente so sente na pratica; Na verdade a senhora não aguenta nem um dia lidar com salas cheias, e mais e mais……

  14. souza disse:

    Essa secretária é a mesma que trabalhou na HDM e no HUT?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários