Gonzaga Patriota receberá Comissão da Criação do Estado do Rio São Francisco

por Carlos Britto // 13 de março de 2012 às 10:32

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB/PE), líder da Bancada do Nordeste, receberá, nesta quarta-feira (14), em seu gabinete, em Brasília, o Comitê Gestor Marlan Rocha, que luta pela criação do Estado do Rio São Francisco.

Na última quinta-feira (09), o Comitê se reuniu para fazer um balanço dos avanços realizados em 2011 e propor novas estratégias para este ano. Uma das ações definidas para 2012 é o lançamento do selo “Prefeito do Estado do Rio São Francisco”, que visa envolver todos os candidatos nos 35 municípios do futuro Estado no debate emancipacionista, “queremos que os novos prefeitos se comprometam com o movimento ainda na campanha para que uma vez eleitos a população possa cobrar deles também este compromisso” afirmou o professor Tadeu Bergamo (coordenador da Comissão da Criação do Estado do Rio São Francisco).

O deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE) é o autor da proposta que cria o Estado do Rio São Francisco a partir da Bahia. Com a criação do novo Estado 35 municípios deixarão de fazer parte da Bahia e integrarão o Estado do Rio São Francisco, sendo eles: Angical, Baianópolis, Barra, Barreiras, Brejolândia, Buritirama, Campo Alegre de Lourdes, Canápolis, Carinhanha, Casa Nova, Catolândia, Cocos, Coribe, Correntina, Cotegipe, Cristópolis, Feira da Mata, Formoso do Rio Preto, Jaborandir, Mansidão, Muquém de São Francisco, Pilão Arcado, Remanso, Riachão das Neves, Santa Maria da Vitória, Santana, Santa Rita de Cássia, São Desidério, São Félix do Coribe, Serra do Ramalho, Serra Dourada, Sítio do Mato, Tabocas do Brejo Velho e Wanderley. O novo Estado contará com um território de 174.298 km², e uma população de quase um milhão de habitantes. (da Ascom)

Gonzaga Patriota receberá Comissão da Criação do Estado do Rio São Francisco

  1. Cidadaopetrolinense disse:

    Só a partir de cidades do Estado da Bahia? Informação incompleta. Cidades de Pernambuco, Piuaí, também não?

    1. Vanessa disse:

      Que ridículo essa divisão, será no estado DA BAHIA, não tem nada com pernambuco não, mas acho que é sem cabimento nenhum a divisão do estado em outro Tocantins cresce porque todas as contas são pagas pela União, por nós, desnecessária esta divisão, são alguns espertos querendo se dá bem as custa do povo, Gonzaga deveria era sair dessa, para não se sujar.

  2. Pedro disse:

    Sou Pernambucano, tenho ORGULHO DO MEU ESTADO, creio q Gonzaga não dará apoio, pois lembre se foi Pernambuco q te botou ai. Nascir Pernambucano e morrerei Pernambucano. Eduardo Campos por favor não deixe Gonzaga cometer nem uma besteira

  3. Maria disse:

    Se Petrolina deixar de ser pernambucana eu vou embora daqui, pois onde já se viu um pernambucano querer uma barbaridade dessas? O que mais enobrece o nosso coração é essa raça de ser uma terra de “bravos guerreiros” PERNANBUCO IMORTAL! IMORTAL!

  4. CIDADÃO disse:

    Sendo assim precisamos fazer um movimento contra o fracionamento do estado de Pernambuco! ANTICONSTITUCIONALÍSSIMO! Bastam as quantidades de terras tiradas da nossa nação pernambucana quando das lutas pela liberdade republicana. Antes de Petrolina existir, o nosso estado já lutara em pelo menos 5 guerras conjuradas e isso é o que mais dignifica ter nascido aqui.
    “És a fonte da vida e da história
    Desse povo coberto de glória,
    O primeiro, talvez, no porvir.”

  5. Pernambucano disse:

    Gonzaga se você não amo a nossa nação pernambucana então se mude para a Bahia. No entanto, não interfira no nosso direito de sermos pernambucanos porque você está mexendo em algo sagrado para muita gente.

  6. Petrolinense disse:

    Já que não teremos mais o Rio, levado a nosso contragosto através de uma transposição duvidosa, sem a revitalização adequada, colocam o nome dele num determinado território e tiram o direito do cidadão de ser pernambucano. Que destino desgraçado é esse destes sertanejos?

  7. Henrique disse:

    Essa área que pode se tornar um estado contém somente municípios baianos. Antigamente fazia parte de Pernambuco mas foi arrancada e anexada à bahia por Dom Pedro I (por causa da Confederação do Equador). A população não se considera pernambucana e nem baiana, pois segundo eles, o governo não liga pra região……….

  8. Mirian disse:

    Só resta isso mesmo a fazer , Gonzaguinha, pois a prefeitura agora já era. Trate de apoiar Fernandinho, nosso prefeito.

  9. Kerson disse:

    Sem cabimento uma proposta dessas. Primeiro que não prosperará, vide Tapajós e Carajás. Segundo, nós PERNAMBUCANOS não queremos participar desse novo estado. Seria melhor reanexar o Oeste da Bahia, que já foi nosso, mas o “grande” Imperador anexou à Bahia, em virtude de nossas lutas emancipacionistas do Séc. XIX.

  10. Crítico disse:

    DEPUTADO, DEIXE DE MUIDO PQ TODOS SABEMOS QUE É INVIÁVEL A CRIAÇÃO DESSE ESTADO!!
    CHEGA DE POPULISMO E DEMAGOGIA.

  11. PETROLINENSE NATO disse:

    A DIVISÃO JÁ EXISTE E É REAL. O povo de Recife detesta o interior e critica Petrolina em todos os sentidos e por isso NÃO poderíamos perder essa chance de nos livrar de vez de Recife e agregados e Petrolina pertencer ao Estado do Rio São Francisco que é o nosso orgulho! Que bom seria Petrolina indenpentede desta Capital e de seu povinho…

  12. silvia romena disse:

    Ninguém divide a Bahia!!

  13. TÕ DE OLHO disse:

    VOCÊS NUM TÃO ENTENDENDO? ISSO É SO PRA CHAMAR ATENÇÃO DOS LEITOR. JA ISQUECERAM QUE TODA ÉPOCA DE ELEIÇÃO APARECE POLITICO COM ESSAS MESMA BOBÊRA? ELES QUER É APARECER. QUEM FOR BESTA QUE COMPAREÇA NAS REUNIÃO QUE ELES FAZ SÓ PRA ILUDI O POVO. PERNAMBUCO É PERNANBUCO E BAHIA É BAHIA, OXÊNTE!

  14. Sandro Barbosa disse:

    Nasci em Santana, um dos 35 municípios do Oeste Baiano. Confesso que não sei qual a intenção do Patriota para a criação do Estado do Rio São Francisco, mas de uma coisa sei que os governos baianos nunca deram importância para essa região. Diante disso, confesso que o projeto de criação do Estado é legítimo e o povo dessa região tem que continuar lutando.

  15. Rodrigues disse:

    O Oeste da Bahia está esquecido pela capital Salvador que fica uns 1000 km de distancia.Não vejo ninguém do nosso Oeste procurar emprego em nossa capital,mas sim em Brasilia e Goiania.Seria a construção desse novo estado a solução?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários