Um agente penitenciário do Conjunto Penal de Juazeiro (CPJ), que por necessidade e segurança mantém a sua identidade em sigilo, nos encaminhou um relato estarrecedor, no qual demonstra insatisfação, em relação às condições de trabalho naquela penitenciária.
Como profissional da área de segurança, ele sai em defesa da sua categoria e cobra providências ao Poder Judiciário ou a quem de direito. Acompanhe:
“Estão brincado de fazer segurança no Conjunto Penal de Juazeiro, pois nós agentes daquele local trabalhamos desarmados, usamos apenas ‘armas não letais’, 12 de bala de borracha, escudos, bastões de choque, spray de pimenta e gás lacrimogêneo, e taser ou arma de choque, os internos e os externos.
É uma das atribuições do agente, manter a segurança da unidade e a integridade dos internos, que podem agir, uns contra eles mesmos. E sempre que fazemos revista no Raio B, encontramos ‘chunchos’ (armas caseiras). Se não estamos seguros como podemos dar segurança?
Na abertura e na tranca, os 12 pais de família, que trabalham dentro do raio, não têm qualquer aparato para se defender, contra mais de 230 presos, fora as ameaças, dentro e fora da unidade.
Na rua encontramos ex-internos e internos foragidos, e estamos desarmados de armas letais. Já tivermos agentes seguidos e ameaçados em casa. Alguns já foram agredidos por ex-internos, e até agentes que sofreram disparos de arma de fogo.
Fazemos um ótimo trabalho no CPJ, mas não somos reconhecidos, pois alguns supervisores e os coordenadores são fracos, só sabem nos pressionar. Como se o trabalho já não fosse estressante. Se andarmos armados para nos proteger e proteger a nossa família, seremos presos, e tratados como bandidos.
Isso é injusto, quem poderá nos ajudar? Fora outros problema como salário incompatível com a função, e quando precisamos do INSS outro susto. Precisamos de ajuda do juiz de Direito e da Justiça do Trabalho. Socorro!
Os salários dos agentes vêm atrasando, só recebemos 45 depois ou mais, pois ficam fazendo pouco caso de nós e se esquecem das nossas dividas, e que as pessoas que devemos não esperam e não querem saber se a empresa errou.
Tem coordenador querendo agredir os agentes, que não têm que os proteja. É isso e muito mais.”
Um agente penitenciário de Juazeiro



Quer andar armado vá fazer concuso para as polícias (PM, CIVIL, FEDERAL, RODOVIÁRIA) O AP não tem o direito de portar armas letais, e sim as não letais mencionadas por V Sa. , pois as mesmas são suficientes para conter (motins, tumultos e rebeliões que neste caso virá ajuda de fora como tropa de choque etc etc).
Quanto aos vencimentos em atraso os srs deverão procurar A DRT de Juazeiro e fazer a denúncia. Quanto ao INSS não ficou muito explícito a sua indiguinação.
eles lá não tem essas armas não letas não. trabalhão totalmente desarmados. a unica proteção deles e DEUS.
E verdade
E verdade,a unica proteção deles e DEUS.
O sr. acha que só deveria andar armados seriam os que supostamente fazem a segurança publica, só que dentro das paredes de um presidio o braço da justiça adentra de forma branda para os condenados, ficando os agentes desguarnecidos quanto o bem mais preciosos que é vida destes homens que de forma heroica adentram todos os dias nos pavilhões desta instituição prisional, onde muitos de vocês não teriam a coragem daqueles agentes.
COM CERTEZA
Você ta mal informado sobre este assunto.Leia,lei federal. Confiram art. 6º, VII, da Lei 10826/2003:
Art. 6o É proibido o porte de arma de fogo em todo o território nacional, SALVO para os casos previstos em legislação própria e para:
…VII – os integrantes do quadro efetivo dos AGENTES e GUARDAS PRISIONAIS, os integrantes das escoltas de presos e as guardas portuárias;
§ 2o A autorização para o porte de arma de fogo aos integrantes das instituições descritas nos incisos V, VI, VII e X do caput deste artigo está condicionada à comprovação do requisito a que se refere o inciso III do caput do art. 4o desta Lei nas condições estabelecidas no regulamento desta Lei. (Redação dada pela Lei nº 11.706, de 2008)
(Art. 4o Para adquirir arma de fogo de uso permitido o interessado deverá, além de declarar a efetiva necessidade, atender aos seguintes requisitos:)….
…III – comprovação de capacidade técnica e de aptidão psicológica para o manuseio de arma de fogo, atestadas na forma disposta no regulamento desta Lei.
Cumprindo esses requisitos legais, o agente penitenciário pode portar arma. Agora, se não pode portar dentro do estabelecimento, é uma decisão da administração.
o problema é a omissão do estado, função de segurança( funçao policial) não pode ser privatizada, isso não existe, esses guerreiros não são agentes penitenciarios, são GETs guardas contratados com isso não tendo direito a portar armas em serviço e na sua folga para garantir sua segurança!
O pior de tudo existem empresários ganhando dinheiro com encaceramento de pessoas, inaeitável !
IGUALMENTE ESTARRECEDOR, É O LIXÃO ETERNO DA RUA MARECHAL DEODORO DA FONSECA, CENTRO DA CIDADE DE JUAZEIRO,BAHIA… ONDE TODOS OS MEIOS ESTÃO SENDO TENTADOS PARA A RETIRADA… INCLUSIVE COM CARTA VIA OS BLOGS PARA O EXMO. SR. PREFEITO DA CIDADE, E ATÉ AGORA NADICA DE NADA… MAS ACORDADINHO VAI PARTIR AGORA PARA DAR CONHECIMENTO TAMBÉM AO MPBA, DEPOIS AO MPF, ATÉ CHEGAR NUMA SOLUÇÃO QUE RESOLVA AQUELE GRAVE PROBLEMA INCLUSIVE DE SAÚDE PÚBLICAAAAAA!!! COMO CIDADÃO NÃO PODEMOS PARAR DE LUTAR PELOS NOSSOS DIREITOS.
Boa tarde, queria esclarecer ao Srº wagner que ele desconhece a função do Agente Penitenciário em geral, dido que em Pernambuco é um servidor público concursado (cargo efetivo) e TEM PORTE DE ARMA LETAL SIM EM SERVIÇO E FORA DE SERVIÇO, na Bahia são homens contratados e o SISTEMA PENITENCIÁRIO é TERCERIZADO, então antes de comentar estude um pouco sobre o assunto.
tudo que o agente falou é verdade. os juízes de juazeiro tem que investigar a situação…a super lotação no conjunto penal que tem mais de 670 internos..onde sua capacidade é de 240….presos com cadeia vencida…presos provisorios misturado com sentenciado..enfim esse CPJ..é uma torre de babel..qualquer hora a bomba explode…sinto pena é dos professores que la trabalham….pois ficam juntos com os detentos sem proteção alguma. numa rebelião eles serão os primeiros a serem devoradas pela carnificina….e existe supervisores perseguidores
A colocação do “acordadinho” é absolutamente pertinente e justa, entretanto o assunto aqui é outro… em relação ao assunto aqui tratado são diversos os meandros a serem analisados. Os principais já estão aqui expostos: 1- Não se faz segurança prisional sem o uso de armas letais! Para aqueles que não sabem, é impossível conter um motim dando “choquinho de taser” ou “pancadinha com tonfa”; 2- Funções de segurança pública não se delega, não se terceiriza! Se fosse assim, os governos não mantinham as polícias, era só por um monte de segurança com “diploma” tirado em escolas de formação de seguranças, e todos os problemas do mundo estariam resolvidos, né?. Neste sentido, a reivindicação dos “prestadores de serviço” é justa, entretanto, porte de arma é crime previsto em lei. Logo, o erro é sistêmico: Esses pais de família, tem que estar trabalhando em outro ambiente, fora da esfera estatal, pois cargos públicos só são providos por concurso público e porte de arma fica mesmo pra polícia, ou… para bandido (de forma ilegal). Quer andar com arma na cintura, tem que estudar e passar em concurso público, pois ninguém come essa serra por nada… esquecem de reconhecer as regalias e “tocos” que se come dentro do CPJ dos “bandidinhos mais chegados”, né?? O governo do estado da Bahia é que tem que respeitar seus cidadãos e acabar com essa imoralidade de sistema prisional terceirizado, pois se já é difícil funcionar através de servidores públicos, imagine ao “Deus dará da terceirização”. Vocês, pais de família que buscam um emprego digno, esqueçam que são autoridades, pois não são, e sem concurso público não serão!! Procurem outro emprego, pois assim verão seus filhos crescerem. Saiam fora desta merda, e deixem o Estado assumir suas responsabilidades. Agora… o problema é que até vigilante noturno se acha autoridade, esses “mela-cueca” semi-analfabetos, andam pelas noites petrolinenses travestidos de autoridade por uma “otorização do Juiz da Infância” para sair por ai pagando de Polícia, e o sistema prisional da vizinha cidade dá aos “empregados da CPJ” a falsa ilusão que são AUTORIDADES!! Isso só prova o problema estatal… Ser Polícia e ter poder,0 todo mundo quer ter… pelo simples ego de se “acharem alguma coisa”. Esquecem que o problema do Estado Brasileiro desde as Polícias, o Poder Judiciário e o estopim do Sistema prisional, é algo CAÓTICO… A crítica se faz por ser necessária, mas não desrespeito o trabalho digno de quem o faz com decência, pois concurso não é sinônimo de decência… Se o fosse, não haveria inúmeros “vagabundos” (no expresso sentido literal da palavra) andando por ai fardados como se dignos fossem de exercer uma função estatal de tamanha importância, como é a Segurança Pública.
parabens velhor gostei das suas palavras ja fiz parte do sistema e sei
Pelo que eu sei lá eles não tem nem armas não letais para se defender os caras são guerreiros mesmo pois trabalharem assim e muita coragem… pois são excelentes profissionais mais não dão suporte a eles. Eu sei pois já fiquem uma tempo pegando andando para lá pois tinha um parente meu preso, e posso disser que os coitados são humilhados dia de visita escultam muito desaforos…. e os presos só faltam bater não agente quando vão pedir algo…..e eu já ouvi dos presos lá dentro do raio quando quiserem pegar eles pegam pois os agentes não tem como se defender dos xunxos ….. sei porque estive na condição de visita por algum tempo. tenho pena deles pois são pessoas boas fazendo seu trabalho.
esses guerreiros contratados estão buscando seu sustento de forma honesta, porem recomendo-os que procurem outra fonte de renda!
aqui em PE, é muita .40 meu velho e a bandidagem as vezes não respeita…. saiam fora em quanto é tempo !!!
Galera , isso aí é bahia, uhuuuu!!!!! Lá tudo pode, por falar nisso , quando vai ter trio elétrico na rua hein? Isso é bahêêêa. kkkkkkkkkkkkkkkk.
Henri, vc tem razão… foi só uma caroninha que peguei. Como vê cada qual com seu problema… espero que o de vcs o quanto antes seja resolvido porque faço idéia da grandiosidade do trabalho que desempenham. Boa semana, amigão!!!
“Acordadinho”, desculpe se minha postagem passou a impressão de estar alheio aos problemas dos outros. Na verdade quis apenas dizer que o assunto tratado era outro. Mas, como sugestão minha, acho interessante que você faça algumas fotografias, duas ou três são suficientes, e envie para o blog com um relato bem fundamentado, pois já vi por diversas vezes o blogueiro reproduzir postagens dos leitores citando as fontes. O descaso do serviço público, principalmente quanto à limpeza pública, é realmente vergonhoso em algumas áreas de ambas as cidades, à exceção das “áreas nobres”. Quanto à matéria presente, postei como cidadão. Graças a Deus, não tenho nenhum tipo de relação pessoal ou direta com tal problema. Meu comentário é apenas como um cidadão estudioso acerca das mazelas sociais e do circo de horrores que servem como picadeiro para estas.
Isso é o Brasil da copa 2014…. E durma com um barulho desse…. País das contradições!!!!!!!!!!!!!!!!
Na verdade tudo isso realmente acontece em uma unidade prisional, mais não desta maneira que foi colocada pelo colega, uma vez que nos do sindicato somos forte combatível e garantimos que todas essas reclamações feitas possa fazer parte de nossas luta. Por exemplo: o porte de arma foi concedido para todos que atuam na área de segurança publica inclusive a guarda municipal só que com os agentes penitenciários a lei excluiu uma das letras do artigo o que não aconteceu com a portaria da Policia Federal que regula o porte de arma de fogo assim sendo temos um recurso que foi apresentado na Superintendência da Policia Federal da Bahia e até o momento não houve retorno e quanto ao atraso de salário até a atual data não é o que temos como verdadeiro uma vez que a empresa que la atua tem feito os pagamentos em dias pois estamos atento mas o reajuste estamos na luta pela a equiparação salarial e só nos resta o posicionamento do governo. Uma vez que até mesmo toda categoria foi convidada a fazer as paralisações caso não ocorra até o final de Março deste ano.
EDUARDO CRUZ – CEL: 71 8794-1704
Vc tem que ver tem agentes que esta recebendo os salario com erro, faltando dinheiro e muito tem agente que não recebeu 100,00 reais e não e fato isolado não acontece com frequencia, e o pior e que só conserta o erro no mês seguinte, e o funcionario como fica, devendo e o juros do cartão, o aluguel, e vamos comer o que …… quando a empresa erra para mais logo ela conserta o erro……
Dons tempo de Drª Edesia
oiiiiiiiiiiiiii
Esse conjunto Penal de Juazeiro tem é história pra contar.
sou agente penitenciario de petrolina e também estou sensiblizado com essa situação do meu colega de profis~são, sei que o CPJ é operacionado por uma empresa tercerizada chamada Reviver e que a mesma administra outros presidio ate em outros estados,já li muito sobre a mesma e sempre pessoas de alto escalão comentam sobre o bom trabalho que essa empresa execulta e sobre os salario esse meu colega agente esta agindo de má fé ,pois tenho varias amigos lá e isso é uma inverdade.
Já sobre os descaso que os superiores tem com os subordinados tem ouvido muito falar,até mesmo de agressão verbais por parte do coordenador.agora me pergunto uma empresa com a reviver conceituada no mercardo,com contratos milionarios em outros estado, o porque de contratar pessoas sem niveis para coordenar?agressão verbais dar cadeia e ele que sempre cuidou de internos, quem será q vai cuidar desse coordenador?
fica aqui meu desabavo e espero que tudo isso termine bem,porque o mais prejudicado n pode ser sempre o menor.diretor desta unidade tome suas providencias,o senhor n pode fechar os olhos para esse acontecimento, apure os fatos.
obrigado.
Resposta para o Sr Wagner, só queria que o Sr fosse trabalhar somente um dia no CPJ, para entrar no raio para o procedimento de tranca para se deparar com 270 internos, com apenas 5 agentes para fazer o procedimento, e sua segurança somente DEUS.
VAI LA Wagner SE TIVE CORAGEM
falar é fácil! difícil é estar lá pra vivenciar tudo isso, o que o gente é verdade só não sei em relação ao salário olha que ele nem disse da missa um terço é horror mesmo !!!! agora quando as autoridades forem lá vão colocar a capa e ninguém vai se manisfestar os presos metem pra não perder a regalia e outros para não caírem no pau e os agentes pra não serem demitidos vai ficar no mesmo é sempre assim, a ousadia e o desrespeito vem dos dois lados, de quem tá preso e de quem trabalha lá o (coordenador operacional vale ressaltar que existe dois coordenadores lá um pelo estado e outro pela empresa, olha é droga a rojão e celular a vontade sei disso por que já tive parente preso la no presidio de juazeiro, sei que tem até agente devendo a preso,sabe lá de que é essa divida em ? a segurança é fraca alias nem sei se devo chamar aquilo de segurança !há pra não esquecer quando o juiz for la não avisa tá rsrs
tudo isso e verdade e não mudou nada pois quando as autoridades vão lá conversão com o diretor e tudo se resolve aparentemente mais só sabe que esta acontecendo e que esta lá todo os dias e quando ao coordenador ele esta do mesmo jeito.
Peço aos Srs juizes e promotores de Juazeiro para que faça uma investigação sobre as coisas erradas que acontecem dentro do CPJ,
Sou policial e acompanho a batalha daqueles guereiros do CPJ, não podem nem usar uma tonfa que é lei, porque os presos não querem, e seus superiores não tomam providencia nenhuma, pois não estão lá dentro toda hora, e como é que fica a segurança dos mesmo? ..
boa tarde os agente do cpj sao conhecido como superman pois trabalham sem segurança e com salario de miseria alem de tudo tem seu coordenador que nao ajuda so quer perseguir os agente, a empresa deveria ficar atenta com essas coisas.
Isso e verdade Bruno só herois que só queremos garantir o sustento de nossa familia mas, somos oprimidos e não temos Segurança alguma. Bem o Juiz poderia nos ajudar a melhorar o nosso trabalho e nos dar mais Segurança para trabalho
boa noite, em relação ao salário a empresa não paga atrasado, mais referente as outras coisas todas são verdadeiras, os juizes e promotores tem que ficar atentos com as coisas que acontece la dentro do cpj, se ouver uma investigação vai ser uma bomba.
boa noite, já fui visita do cpj e as coisas que já vi lá dentro é de ficar de boca aberta não tem segurança alguma, tem presos que até para beber água tem que pagar.