Pesquisa SUS aponta setor de saúde em Juazeiro à frente de Petrolina

por Carlos Britto // 05 de março de 2012 às 06:31

A avaliação do setor de saúde em Juazeiro (BA) está melhor que em Petrolina (PE). É o que aponta o Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde (Idsus).

Juazeiro apresentou a maior pontuação, de 6,24, alcançando a liderança no ranking dos municípios de médio porte da Bahia. O Idsus foi divulgado no último dia (01º) pelo Ministério da Saúde para medir o acesso dos usuários aos serviços e a qualidade dos atendimentos.

A avaliação foi feita através de uma escala que vai de 0 a 10 e com este resultado o município ficou acima da média nacional, avaliada em 5,47, e de grandes cidades do Nordeste, incluindo a vizinha Petrolina, que ocupa apenas o 21º lugar e com nota 5,05.

Nas duas cidades, a população reclama de problemas na saúde pública. Mas, os dados dessa avaliação do Sistema Único de Saúde (SUS), mostram que o setor em Juazeiro aparece numa situação melhor que em Petrolina.

Veja abaixo dados da Pesquisa Idsus em Capitais e municípios de médio porte da região Nordeste:

Arapiraca (AL)  6,67

Barbalha (CE) 6,47

Sobral (CE) 6,38

Juazeiro (BA) 6,24

São Luis (MA) 5,93

Recife (PE) 5,90

Natal (RN) 5,89

Salvador (BA) 5,86

Nossa Senhora do Socorro (SE) 5,81

Floriano (PI) 5,80

Aracaju (SE) 5,55

Imperatriz (MA) 5,40

Cabo (PE) 5,38

Olinda (PE) 5,35

João Pessoa (PB) 5,32

Joboatão (PE) 5,31

Fortaleza (CE) 5,18

Paulista (PE) 5,15

Mossoró (RN) 5,09

Crato (CE) 5,08

Campina Grande (PB) 5,08

Petrolina (PE) 5,05

Maceió (AL) 5,03

Teresina (PI) 5,02

Pesquisa SUS aponta setor de saúde em Juazeiro à frente de Petrolina

  1. Marcos disse:

    Esse númesros não valem pois são números do próprio governo, se fosse assim, os números do IBGE estavam valendo para Juazeiro rebaixada.

  2. petrolinense disse:

    Pelo menos em alguma coisa, Juazeiro saiu na frente!

  3. maria das graças - este é o meu nome verdadeiro! disse:

    Grande novidade!!! Há muito tempo a saúde em Juazeiro é melhor que petrolina. A atenção básica na Bahia é política de Estado, não é gual aqui em Pernambuco esta esculhambação!! Fora isso o prefeito Médico de petrolina ainda acha que deve administrar a saúde pública como se fosse o consultório particular dele…

  4. CHICO disse:

    Parabens Juazeiro e administração do Hospital Regional de Juazeiro responsavel por esse excelente indice colocando juazeiro a frente de varias cidades e capitais do nordeste,Enquanto isso em Petrolina terra com um prefeito medico a cidade nos ultimos 3 anos so andou para traz e faz sofre a população sem acesso a uma unica cirurgia eletiva, avergonha é tanta que a propria secretaria saude de petrolina encaminha pacientes para o Hospital Regional.na area que deveria ser modela de gestao em petrolina so tem trapalhadas e descaso, esse indice cai como uma pedrada na cabeça do incompetente prefeito e seus comparças cada vez mais abastados

  5. fabiano disse:

    valeu, julio lossio!!

  6. Aluno disse:

    Os resultados sao estes porque o povo adoeçe em Juazeiro e vem Morrer em Petrolina!

  7. Feeling disse:

    Não está à frente, está muuuuuuuuuuuuito à frente. Fala sério, 5.05 é vergonhoso, abaixo da média nacional. Mas é só saúde né? Nada de tão importante, ninguém precisa se abalar com isso.

  8. Mauricio cavalcante disse:

    O único problema que veja é que os hospitais de juazeiro negam atendimento ao povo dele e ninguém diz nada, Agora vem a Baianada toda pra Petrolina e somos obrigados a ocupar as vagas com eles e deixando os nosso sem vaga, isso sim é a verdade! Deveria avaliar o fluxo de atendimento entre Petrolina e Juazeiro ai sim iriam ver que Juazeiro não atende ninguém, simplesmente manda morrer em petrolina e ganha a fama de melhor!!
    Essa avaliação esta incompleta!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários