No período da Quaresma, entre a Quarta-feira de Cinzas e a Sexta-feira Santa, se mantém a tradição dos penitentes em Juazeiro. Todas as noites, eles seguem um trajeto marcado por estações pelas ruas de alguns bairros e se encontram no Cemitério Municipal.
Mas, já há alguns anos, o ritual dos penitentes vem sendo ameaçado por vândalos em Juazeiro, que atacam os integrantes dos “cordões de penitentes” com pedras e paus. Rosa Maria Soares, líder do grupo de penitentes do bairro Alagadiço, cobra proteção às autoridades policiais.
Já Olivia dos Santos, que está à frente do ritual no bairro Malhada da Areia, além de proteção para os cordões, também reivindica limpeza e melhor iluminação nas estações e no cemitério central.



OXENTE… MAS ELES NÃO SE CHICOTEIAM? PORQUE NÃO ACEITAM TOMAR PAULADAS E PEDRADAS? A INTENÇÃO NÃO É SAIR SANGUE? ENTÃO, SÓ ESTÃO DANDO UMA AJUDINHA!
Meu deus que absurdo de comentário! isso é o que possamos chamar de humor trágico. Companheiro há uma grande diferença entre o sacrifício pela fé e a tortura feita por vândalos. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk issó é humor negro prá valer….
Concordo Franciolli…que absurdo!!!Pra ver como a VIOLÊNCIA foi banalizada “aceitar tomar pedradas e pauladas…”
FOI O COMENTARIO MAIS MEDIOCRE QUE JA LI NESTE BLOG ESTES ANOS TODOS!
Pela sua lógica, podemos atribuir o mesmo pensamento a uma moça que sai à noite com roupas sensuais afim de encontrar um cara para ir a um motel transar. Só que ao invés dela achar o cara, acha uns caras que a levam a força para um matagal e a estupram.
Bem, eles apenas deram uma “forcinha” a ela que queria transar. Pronto, transou.
Muitas mulheres podem se vestir de maneira sensual e não se prostituir, Sr. RODRIGO, pode se entregar a mil homens e sim, será chamada de prostituta, mesmo que não ganhe dinheiro pra isso. Mas, nem por isso torcerei para que sejam estupradas ou violentadas, até porque não acredito que seja do desejo de qualquer mulher ser estuprada. No caso, dos penitentes tão defendidos aqui, eles vão as ruas se chicoteando, se mutilando, eles não estão se violentando?
Eles podem se violentar, mas não quer dizer que MARGINAIS possam espancar ou escarnecer deles.
E os penitentes, como qualquer outro ser humano, inclusive as prositutas, merecem respeito como pessoas. A partir do momento que não se dão ao respeito, é outra história, mas que ainda assim não cabe nenhum tipo de violência.
Agora, seu comentário foi inútil, pobre e rídiculo. Creio que as pessoas ficaram mais chocadas com suas palavras do que com agressão aos penintes. Sabe por que?
Acredita-se que pessoas que cometem esse ato de abuso a pessoas inocentes são delinquentes. Já pessoas que comentam em um meio como este, sejam pessoas mais esaclarecidas e que formem um debate sadio, coisa que você deixou a desejar e muito…
que ignorÂncia uma pessoa pensar assim, meu deus! Sinceramente Ricardo, vc é digno que desprezo
Concordo com Ricardo, tem que ajudar eles a sofrer.
Coisa de baiano mesmo!
Watergate seu comentário foi no mínimo sem noção!
WATERGATE, VOCE PARECE SER UMA PESSOA CULTA, POR ISSO NÃO BAIXE O NIVEL E NÃO QUEIME SUA IMAGEM!
Que ridículo,não vai postar nada que acrescente pra que falar asneiras???e aínda tem quem apoie…afff
Lamentável,mas desde que atacam e ateam fogo aos moradores de rua,enquanto dormem(que pela situação já tão fragilizados).São uns covardes que sempre andam em bandos,enquanto o morador de rua está dormindo,muitas vezes bêbado ou drogado,impossibilitado de defesa….
Só faltava isso né… pior são os comentários morcegões!!!!
OS PENITENTES RESISTEM AO TEMPO E AINDA É O QUE RESTA DA CULTURA DA REGIÃO. OS PENITENTES DEVEM SER PRESERVADOS!
ESSE ATAQUE É REFLEXO DO ALTO NIVEL CULTURAL QUE ANDA NOSSO POVO!
VIVA AS BANDAS DE FORRÓ, AXÉ E COISAS DO GENERO!
Quantos cantores de forró pedem pra vc se chicotear?
Medievais, igual a cidade, um feudozinho
REALMENTE… JUAZEIRO, BAIRRO PERIFÉRICO DE PETROLINA!!!
Pense numa falta do que fazer, numa perda de tempo, esse ritual dos penitentes. Autoridade policial nao tem que dar proteção nao. Policia tem mais o que fazer!
Se é falta do que fazer ou perda de tempo, só cabe a quem prática decidir, pois é algo pessoal.
Agora, se pessoas estão sofrendo algum tipo de abuso ou violência, cabe ao estado promover essa defesa, no caso com policiamento… se não for assim, daqui a pouco é “olho por olho, dente por dente”. Imaginem um filho de uma senhora dessas acompanhando o trajeto só esperando uma alma sebosa atacar. Os delinquentes iriam passas a ser vítimas devido a surra que iriam levar.
E apenas lembrando que este evento tem mais história que os famigerados trios elétricos…
ALGO PESSOAL E IMBECIL É SE AGREDIR. O PIOR, SÃO INCENTIVADOS DESDE A ADOLESCÊNCIA, QUER DIZER, POR INFLUÊNCIA DE ALGUÉM. QUEM É O CANIBAL, NEANDERTAL OU ANIMAL QUE PROPÕE SE CHICOTEAR?
Se é imbecil, o problema é de quem pratica… porque isso o incomoda tanto?
Tem tanta coisa pra gente se incomodar, como a roubalheira que toma conta da política do Brasil. E você vem se incomodar com o que as pessoas fazem ou deixam de fazer, alegando que é imbecilidade.
Imbecilidade é apoiar um ato de vandalismo e agressão, como o senhor sugeriu. Será que se um penitente fosse um ente querido seu e tomasse paulada e pedrada, o senhor pensaria da mesma forma?
Mais uma coisa: não sou penitente e não tenho ninguém da minha família que participa deste evento.
Minha gente isso é cultura e quem acha q não é precisa se conectar, pois a cultura de um povo é formada por vários elementos, como crenças, ideias, mitos, valores, danças, festas populares, alimentação, modo de se vestir, entre outros fatores. É uma característica muito importante de uma comunidade e é transmitida de geração em geração demonstrando aspectos locais de uma população.
Q absurdo!!! Cadeia nesses mal feitores…
Tô impressionada com os comentários que li aqui. Com certeza são os mais vergonhoso vistos nesse site. Quanta ignorância! Quanta falta de informação, de educação e de respeito ao ser humano. É por isso que o Brasil é o que é hoje, por causa dessas pessoas! Pessoas assim não deveriam ter o direito de conviver em sociedade.
Não retiro nenhuma virgula do que eu disse.
Muitas mulheres podem se vestir de maneira sensual e não se prostituir, Sr. RODRIGO, pode se entregar a mil homens e sim, será chamada de prostituta, mesmo que não ganhe dinheiro pra isso. Mas, nem por isso torcerei para que sejam estupradas ou violentadas, até porque não acredito que seja do desejo de qualquer mulher ser estuprada. No caso, dos penitentes tão defendidos aqui, eles vão as ruas se chicoteando, se mutilando, eles não estão se violentando?
E isso não é cultura, é imbecilidade. Isso nada tem a ver com fé. Jesus não foi se chicoteando, se espancando durante seu calvário. Fomos nós que fizemos isso com Ele e Ele se sacrificou por nós justamente para que não sofrêssemos e tivéssemos a certeza de que Deus deu seu único filho para provar seu amor por nós.
Em nenhum momento Deus ou Seu Filho nos pediu que nos flagelássemos.
Vão para uma igreja orar ou rezar, católica ou protestante, seja qual for, Deus ouvirá suas preces e as atenderá ao Seu Tempo, não no nosso tempo.
Que comentário sem noção o desse Ricardo Rodrigues. Você gosta mesmo é daqui lo que se encontra nesse mundinho.
Tá vendo isso tudo que vc falou! Isso tudo um dia cairá sobre você.
Pense nisso e aguarde seu fim!
Eu queria ver se ao invés de serem cristão fossem os penitentes xiitas do islam! Vá interferir com o ritual deles pra ver se o engraçadinho não tem a cabeça separada do corpo!