O trabalho de Assessoria Técnica e Extensão Rural (ATER) realizado pelo Irpaa desde março do ano passado foi avaliado por um grupo de 120 agricultores no encontro que se encerrou neste fim de semana, no Centro de Treinamento da Diocese em Carnaíba do Sertão, zona rural de Juazeiro. Também participaram do encontro beneficiários do serviço nos municípios de Curaçá, Canudos, Uauá, Sento Sé, Sobradinho e Casa Nova, no norte da Bahia. Em seguida o grupo esteve no 4º Festival do Umbu de Uauá.
Além de contribuir com o processo de formação e a organização de diversas comunidades dos sete municípios contemplados com o projeto, a assessoria realizada possibilitou também o aumento de produtores que hoje conhecem práticas de conservação e armazenamento de alimentos para os animais durante o período de estiagem, o que pode ser intensificado com o uso de máquinas forrageiras que foram entregues pela instituição nas comunidades.
O incentivo à implantação de Sistemas de PAIS (Produção Agroecológica Integrada Sustentável), que integra a produção agrícola consorciada com a criação de galinhas, também teve destaque na área de atuação do projeto.
Outro aspecto relevante destacado durante o evento foi a contribuição dada na reestruturação de associações e cooperativas, bem como na criação de novas, a exemplo da Cooapssé (Cooperativa Agropecuária de Produtores de Sento-Sé), recém criada no interior do município.
O Irpaa tem atuado ainda junto aos grupos produtores que tinham dificuldade de comercializar a produção e agora sabem como acessar, por exemplo, mercados institucionais como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A organização de feiras e incentivo aos grupos produtivos, como o grupo de mulheres artesãs de Canudos, também foi lembrado no levantamento feito no encontro a partir de trabalho de grupo.
Os agricultores lembraram também que muitas práticas hoje são comuns em muitas propriedades, a exemplo do manejo do rebanho, priorizando práticas de sanidade produção de forragem, armazenamento de alimentos para o período de estiagem. O trabalho de grupo apontou ainda a necessidade do serviço de ATER ter continuidade, inclusive com ampliação da equipe técnica e do número de famílias beneficiadas.(Com informações/foto Ascom IRPAA)


