Numa intensa agenda que terá no sertão baiano, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence (foto), destacou como “essencial” o projeto da Central de Apoio à Agricultura Familiar, que será construída em Juazeiro. A previsão de entrega da obra é junho deste ano.
No Aeroporto de Petrolina, onde desembarcou na manhã de hoje (24), Florence ressaltou que a central vem para atender a uma demanda do Território da Cidadania Sertão do São Francisco destinada à capacitação dos agricultores familiares.
A partir dessa etapa, eles estarão mais bem preparados para produzir, industrializar e comercializar suas mercadorias.
Dividido em dois blocos, o projeto da central é audacioso. No primeiro ficarão os setores comercial e administrativo, com um galpão para venda de doces e outros produtos da agricultura familiar, além de escritório, depósito e banheiros. O segundo bloco é destinado à qualificação e hospedagem dos agricultores e terá auditório para 135 lugares, sala de múltiplas atividades, banheiros, suítes, áreas de lazer e refeitório, cozinha, entre outros.
“Estamos num momento virtuoso da agricultura familiar, com investimentos importantes (do governo federal)”, ressaltou. Segundo Florence, todos os recursos somados do governo federal para comprar produtos desse setor chegam a R$ 4 bilhões, oriundos de programas como PNAE, PAA e Biodiesel.
Investimentos
O ministro lembrou ainda que o sertão, como um todo, também será contemplado com dezenas de investimentos da União na agricultura familiar. Só para citar alguns, Florence falou do Pronaf, dos assentamentos rurais e cadeias produtivas como a do umbu.
Após a visita a Juazeiro, ele deve, inclusive, participar da 4ª Festa do Umbu, no município de Uauá, onde conversará com representantes da Cooperativa Agropecuária de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc). Acompanharam o ministro em Juazeiro a secretária municipal de Desenvolvimento Urbano, Célia Regina Carvalho, além do deputado estadual Roberto Carlos e o subsecretário do Governo da Bahia, Pedro Alcântara, entre outras autoridades.


