
O acidente com um motociclista na Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio, no último domingo (19), foi apenas a crônica de quase uma tragédia anunciada. Moradores de bairros próximos ao local criticaram a altura das faixas elevadas de pedestres, implantadas pela EPTTC próximo à Escola Maroquinha, de um lado e de outro da avenida.
Pois bem: vários leitores já vinham chamando a atenção (e continuam) sobre a construção das faixas.
Jânio Rodrigues, por exemplo, chama de “monstruosidade” a obra e cita a cidade de Picos (PI), onde há anos existem passarelas de pedestres – o que ele acha qie deveria ter sido feito em lugar das faixas elevadas. Outro leitor, Demétrio Braga, também não pensa diferente. Para ele, as lombadas “são uma aberração” e “fogem totalmente dos critérios, se é que existem”.
Com um ebasamento ainda mais técnico, o advogado Armando Henrique Bortolini nos envia este artigo, dando detalhes não apenas sobre as lombadas da Monsenhor Ângelo, como também no bairro Atrás da Banca, Centro da cidade. Confiram:
Recentemente foram construídas na cidade de Petrolina lombadas totalmente em desacordo com a Resolução 39/98 do Contran. Este tipo de irregularidade existe por toda a cidade. Porém vou apenas dois casos aqui.
1º) Lombada nas proximidades da Grande Rio Veículos, na Avenida Monsenhor Angelo Sampaio. Aquilo não é lombada nem aqui e nem em lugar algum!
2º) Duas lombadas nas proximidades do Bompreço (Atrás da Banca). Nesse caso as lombadas foram construídas com degraus e de forma triangular.
Na resolução supra citada, temos:
Art. 3º – As ondulações transversais às vias públicas denominam-se TIPO I e TIPO II e deverão atender aos projetos-tipo constantes do ANEXO I da presente Resolução. Deverão apresentar as seguintes dimensões:
I – TIPO I:
a) largura: igual à da pista, mantendo-se as condições de drenagem superficial;
b) comprimento: 1,50m;
c) altura: até 0,08m.
II – TIPO II:
a) largura: igual à da pista, mantendo-se as condições de drenagem superficial;
b) comprimento: 3,70m;
c) altura: até 0,10m.
Art. 4º – Os sonorizadores deverão atender ao projeto-tipo constante do ANEXO II da presente Resolução, apresentando as seguintes dimensões:
I – largura do dispositivo: igual à da pista, mantendo-se as condições de drenagem superficial;
II – largura da régua: 0,08m;
III – espaçamento entre réguas: 0,08m;
IV – comprimento: 5,00m;
V – altura da régua: 0,025m.
Art. 5º – As ondulações transversais são:
I – TIPO I: Somente poderão ser instaladas quando houver necessidade de serem desenvolvidas velocidades até um máximo de 20 km/h, em vias locais, onde não circulem linhas regulares de transporte coletivo;
II – TIPO II: Só poderão ser instaladas nas vias:
a) rurais (rodovias) em segmentos que atravessam aglomerados urbanos com edificações lindeiras;
b) coletoras;
c) locais, quando houver necessidade de serem desenvolvidas velocidades até um máximo de 30km/h.
Não precisa nem ir até lá para medir. Agora o que a Prefeitura Municipal de Petrolina tem a dizer sobre isso?
Atenciosamente,
Armando Henrique Bortolini/Advogado



Realmente essas lombadas sao um absurdo, mas isso so acontece porque o motorista em sua maioria nao tem educacao, sendo assim e melhor uma lombada dessa do que ver seu filho ou vc mesmo morrer atropelado.
Bem que Dr Júlio L disse que ia construir uma nova Petrolina . Ainda bem que só faltam 10 meses de incompetência, para o fim desse desastre de mandato acabar .
só se educa maus motoristas com multas ou com lombadas, não tem outra solução.
Dona Naja, Faltou Sr. Júlio Miope Lócio, para ir assinar aquela obra de arte, denominada de… de que mesmo? lombada? passagem de pedestres? barragem de Sobradinho? Muro de Berlim? Colinas de Golan?
O angulo de ataque das lombadas, que por se só estão irregulares, não permitem que um veiculo um pouco mais baixo como o Celta passe por ela ileso.
Sugiro a todos que tenham algum tipo de prejuizo, entrem na jsutiça contra a Prefeitura e Epttc para reparar seus danos, é causa garantida.
Caso eu tenha algum problema informo ao senhor Valgueiro que ele deverá ser convocado pela justiça a explicar a concepção do monstro.
quem tiver carro rebaixado, que não é permitido pela lei, não tem direito a reclamar de nada. Tenho um celta e não vejo dificuldade nenhuma. E também não confundam quebra-molas com faixa elevada de pedestre.
Naja,
Aquilo ali não é um quebra-la, e nem uma faixa elevada para pedestre, aquilo ali é uma verdadeira parede, e para o seu conhecimento, tem muitos carros que já saem de fábrica baixos, como é o caso dos carros esportivos de luxo que tem muitos circulando por esta cidade.
Pare de defender o indefensável que é esta gestão.
Concordo com você que a forma de educar o motorista, o motoqueiro é com multas, mas não com quebra-mola, imagine você precisando usar da pressa para salvar uma vida querida sua, e se deparar com a cidade cheia dessas paredes? Nesse caso a vida não tem valor não? Uma ambulância prestando socorro? O carro de bombeiros?
Dúvida que não quer calar: qual a utilidade de um carro rebaixado numa terra cheia de lombadas?!
Por enquanto, não vi maiores problemas. Sim, a população da Areia Branca aprovou.
tenho parentes que estudam no maroquinha e eles adoraram, agora suas vidas e a de seus pais estão protegidas contra os ignorantes do trânsito de petrolina.
Todos que atravessaram quando era uma faixa de pedestre normal, tiveram seu direito respeitado, sempre vi carros, motos, caminhão, ônibus dar prioridade ao pedestre, não é uma parede daquela que vai salvar a vida de alguém. O pedestre também tem que se educar. Saber o momento certo de atravessar uma avenida, e não se aventurar no meios dos veículos, eduque seus parentes a ser um bom pedestre, ou então multa neles.
Maria, eu trafego naquela avenida e não vejo pedestres se aventurando na frente dos carros. Mesmo porque se fizerem isso perdem a vida pois os motoristas não costumam parar e dirigem em alta velocidade, mesmo tendo que reduzir mais à frente para não ser multado.
Tá ganhando bem você né moça? Petrolina tem o governo que merece. O outro que entrar vai demorar uns três anos sópra arrumar a casa. Sim, e a população da Areia Branca e toda a população de pETROLINA?
A população da Areia Branca manifesta-se agradecendo a prefeitura pela iniciativa de poupar vidas, mas com certeza os moradores dos bairros que circundam a monsenhor também estão se sentindo mais seguros. É bom para o pedestre e para o motorista que não quer se tornar um criminoso no trânsito.
Em relação desta passagem alta, seria até uma boa idéia, desde que fosse construida com consições normais de passgem. Eu tenho um gol quadrado ( modelo antigo), todo original, sem nenhum adereço, dispositivos ou o famoso rebaixamento, que ( me desculpem os termos – os motoristas que fazem isso são idiotas; pegar seu carro e retirar as molas ou cortar as molas, enfim cada um gosto, mas , não olham pelo lado de segurança). O que eu quero dizer é o seguinte, passei por essa passagem elevada pelo menos umas 5 vezes, com lotação de cinco pessoas adultas, sinceramente não tive nenhum problema de subir ou descer, ou seja, em condições normais e velocidades compativeis qualquer carro passa.
Porém, visando uma melhoria de um modo geral, basta que a EPTTC modifique as rampas de entrada e saída da passagem ( para isso, se faz necessário um prolongamento da entrada e saída, acho que se for medir a inclinação do aclive e declive deve estar mais ou menos 35 graus de inclinação =qualquer moto com uma velocidade maior vai bater e capotar é como se você batesse diretamente em um meio fio = uma boa inclinação seria aproximadamente 70 graus, para saber qual distância deverá ficar o inicio da aclive ou declive, basta usar uma simples fórmular matemática que qualquer criança do 9 ano do ensino fundamental tem conhecimento ( a2 = b2 + c3) = o resultado do quadrado da hipotenusa é igual a soma dos quadrados dos catetos; acho que qualquer professor de matemática poderia ajudar esta minha analise. Outra observação dá pra ser vista nas fotos, muito mal sinalizada principalmente no sentido G Barbosa -Adelina, que fica bem na entrada da curva no inicio da reta, poderiam colocar pelo menos mais duas ou quatro placas de cada lado, pode-se usar sem moderação. Pode-se usar também sinalizações horizontais. Falar a verdade estes acidentes já eram anunciados nas bocas dos leigos, em conversas informais, será que os responsáveis pelo trânsito não veem isso. Acho que a PRF – polícia rodoviária federal poderia se pronunciar em relação a isso também.
As rampas de entrada e saída devem ter no máximo 10% de aclividade/declividade de acordo com a legislação.
Passo todo dia ali, pois meus pais moram na Areia Branca. Nunca tive problema. Outro dia, uma S10, em alta velocidade, teve que frear em cima. São essas pessoas que não respeitam a velocidade de 60 km da via que estão reclamando. Claro que tem também a turma do contra. Esses reclamam de tudo.
Desconstruidor de Discurso, você deve trafegar de Toyota Bandeirante, não é? Pq se fosse um carro de passeio normal, não defenderia esse absurdo. Ou ainda, deve ser cargo comissionado dessa vergonha de gestão. Poupe-nos dos seus comentários!
esse pegou ar.
E passou longe na suposição.
Essa obra é um atraso. Recentemente estive em Juazeiro do Norte/CE, e praticamente não vi lombadas. O controle eletrônico é realmente efetivo e constante, não atrapalhando o trafégo quando se diminui a velocidade. Mas no caso daquela “coisa”, praticamente tenho que parar o carro pra atravessar ali, atrapalhando o fluxo de veículos. A culpa é da prefeitura, que pra não construir uma passarela fez aquele “troço”, sem igual! Podem acreditar aquela lombada, tem que ser tombada, pois está em extinção no mundo civilizado! Petrolina merece algo realmente melhor, não esse arranjo mal feito.
Olha! Passei esse fim de semana por uma das lombadas,e observando notei que o espelho de frente da lombada ficou super alto, não precisava, o que deveria ter sido feito, era somente colocar o espelho com .15cm, sendo que deixasse o espelho com sua face reta, ou seja, assimo motorista teria de para de todo jeito, pois o brigaria a pára para não corta o pneu. Da forma que esta lá esta muito alto. é bom para os pedestres,mais podem anotar acontecerá acidentes ali por conta da altura.ok
mas ali é para parar mesmo e meter a 1ª, não é para “passar macio”, se fosse assim seria um quebra-molas e não um faixa elevada de pedestre.
Muito bom para todos os moradores do Bairro .
Parabéns pela Idéia.
A Vida acima de tudo !!!
Esse deve andar a pé.
mas a faixa elevada de pedestre foi feita pensando em quem anda a pé, por exemplo os alunos, os pais deles, ali é para parar, engatar a 1ª para sair, não é para passar macio, se fosse seria um quebra-molas
Faixa elevada de pedestres, só de um lado da vida. “A vá!”
A faixa é para pedestre, se não se chamava faixa para veículos.
Esse Adriano é o típico da turma do contra. Contra o rico e contra o pobre. E parece que é contra a vida também. Mas a EPTTC vai corrigir a lombada para você não quebrar o seu “carrinho”.
Só que eu e você pagaremos por isso novamente, babão de plantão.
Falando em contas a pagar, você está com seus impostos em dias? Será que cumpre seu dever de pedir nota fiscal para contribuir com a cidade com pelo menos o ICMS? Acerca da faixa elevada eu creio que é possível perdoar uns poucos prejuízos quando a obra visa o interesse geral. É melhor errar por fazer do que por não fazer. E só para te informar, não sou “babão”. Encontre o termo no feminino.
Só olhar nas imagens as freiadas na pista. Bando de escroto que anda a 80, 100, 140 perto de escolas que reclamam da altura, pois, não vão ter como passar em alta velocidade. Mesmo com lombadas, em frente as casas de suco ali na rodoviária, carros e motos passam a mais de 80 nas lombadas, deveriam colocar uma ali também, afinal, além da rodoviária, vários cruzamentos, temos uma escola e corpo de bombeiros.
Falta prudência dos motoristas, reclamam porque não tem pericia para passar nela ou querem passar com alta velocidade, no caso, se não tem pericia, deviam voltar a auto-escola.
Você não deve dirigir para falar esse absurdo. Simples assim.
Noooosa!!! Quer dizer que é uma guerra de quem dirige e de quem não dirige? Por que eu sou motorista não posso em algum momento ser um pedestre? Por que sou motorista não posso discordar da imprudência do outro? Reveja seus conceitos e deseje um transito menos violento e com menos acidentes. Isso evita transtornos para todos.
Deveriam ter gasto esse concreto tapando os buracos dessa avenida.
Completando. Deviam prolongar as lombadas para as pistas laterais da Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio. Motoristas estão cortando pelas laterais, evitando as lombadas, gerando velocidade, transtorno e perigo nas pistas laterais.
Concordo, pois por ali transitam muitas crianças que se dirigem para as escolas próximas. E ainda caberia a presença de guardas de transito pelo menos nos primeiros dias para educar esses motoristas imprudentes.
Olha, já vi outras cidade no Ceará com esse tipo de lombada, Embora com “Espelho” de Entrada e Saída um pouco mais suave. Dito isto, me leva a corrigir o advogado que diz: “Aquilo não é lombada nem aqui e nem em lugar algum!” é sim!!! e também concordo com Jorgilson Cabral “mas isso so acontece porque o motorista em sua maioria nao tem educação”. Se a grande maioria dos motoristas e MOTOQUEIROS respeitasse os pedestres e ate mesmo os próprios companheiros de de estrada, não precisaria de Quebra molas, Semáforos, Lombadas Eletrônicas, Pardais e Etc. Então em primeiro lugar precisamos ter educação no transito ao invés de se achar o dono da rua, Os acidentes acontecem por que PILOTOS E MOTORISTAS já andam acima da velocidade permitida e lógico são pegos de surpresa ao se deparar com a faixa elevada.
“Pena que tudo hoje é motivo de violência e processo na justiça”.
Parabéns pelas Lombadas, e que venham mais e mais!!!
Também acho que esse tipo de lombada se adéqua bem em vários pontos aqui em Petrolina. O único erro como já citado, só é mesmo o da entrada e saída da lombada que ficaram muito elevados. Mais nada que a Prefeitura não possa refazer só essa parte. Tive a poucos dias na cidade de Cajazeiras, e por lá esse tipo de lombada é fácil de ser encontrada. Em relação ao acidente ocorrido no local, nada mais, nada menos que INRRESPONSABILIDADE do condutor da moto que com certeza não respeitou a velocidade adequada da via. Tenho moto e carro, e sempre passo pela av Monsenhor Ângelo Sampaio e nunca tive problema com essa Lombada. Também acho que precisa reforçar mais a sinalização para evitar acidentes.
Achei que a construçao das lombadas foi uma idéia SENSSACIONAL muita gente boa teve sua vida perdida nesse trecho da avenida Monsenhor Ângelo Sampaio,e a culpa disso é na maioria das vezes de motoristas e motociclistas irresponsáveis que não respeita faxas de pedestres, e fazem dessas avenidas verdadeiros pistas de formula 1.Outro exemplo de perigo constante é de frente ao supermercado G. Barbosa,próximo a Igreja Eterna Aliança ,onde tem uma faixa onde motoristas e motoqueiros nunca respeitam pedestres que ali estão.LOMBADAS JÁ.
Concordo com você, Heloísa, moro próximo a monsenhor e a estatística de acidentes só não é maior por que ali o pedestre é mais cuidadoso e só atravessa quando os carros passam. E diferente do que outros postam aqui os motoristas não param ali para o pedestre passar, a maioria está sempre apressada demais.
Esse povo critica tudo. É a turma do quanto pior melhor… Não sabem o que é ou não respeitam a acessibilidade.
é a famosa crítica pela crítica, são as viúvas da prefeitura, em sua maioria, que não trabalham e ficam o dia todo postando baboseiras.
Não é a crítica pela crítica, o que se lamenta é a incompetência, ingerência dessa gestão, nunca vi tanta burrice junta!
E ainda tem quem apoie!
Proponha-se a trabalhar na Prefeitura para que erros como esse não aconteça. Criticar é muito fácil e cômodo.
Concordo plenamente com as lombadas,Sou motorista e convivo diariamente com os absurdos de motoristas imprudentes que brincam de dirigir,fazendo ultrapassagem pela direita em alta velocidade sem respeitar faixa de pedestre,muitas vidas ceifadas por esses ditos motoristas imprudentes sem falar nos milhares mutilados que tiveram seus menbros perdidos nesses acidentes.Só quem como eu já perdeu um ente querido é que sabe a real importância de uma lombada.
Se puder melhorar, ótimo, o que não pode é retirar. A vida dos corretos é mais importante do que dos que infringe a lei.
Sou a favor das lombadas, mas aquilo é uma montanha, quem quiser transpor grandes obstáculos no seu veículo vai fazer rally.Será que o código de trânsito está errado e a EPTTC é quem está certa?
Uma cidade como Petrolina não pode nem deve se expor ao RIDÍCULO de ter uma apresentação desse tipo. As contruções dessas “barragens” no meio das avenidas da cidade demonstra a qualquer visitante que este é um lugar de gente mal educada, fato que não é verdade.
Existem muitas maneiras de se prevenir acidentes e educar as pessoas no trânsito sem ter que agredir aos seus veículos e à sua sensação de bem estar.
Espero que as autoridades competentes da administração pública tenham bom senso e voltem atrás nesse absurdo que foi construido nas avenidas de nossa cidade. Já não bastam os remendos no asfalto de toda Petrolina e a falta de manutenção dos bairros e da limpesa da cidade ???
Muito bom o Sr. Armando Henrique, porém não necessitava nem de uma prova técnica como o que ele demonstrou, qualquer “beócio” perceberia a irregularidade menos o pessoal da EPTTC tudo em virtude da incompetência que reina naquele órgão e nos demais da prefeitura de Petrolina que está numa administração totalmente equivocada. O pior é que ainda aparecem alguns idiotas concordando com aquela aberração, pessoas que perderam um tempo precioso em não manter a boca calada. Parabéns a todos que usaram deste espaço para a crítica que neste caso foi e é totalmente construtiva.
Esta precisando fazer uma campanha educativa, o mais rápido possível.
com placas de sinalizações muito antes das lombadas. E os a gentes de transito coordenando pelo menos até o povo se acostumar. A LOMBADA SE TEM PELO FATO DE FICAR AO LADO DE UMA ESCOLA. E ALI É UMA PISTA DE ALTA VELOCIDADE. PORTANTO A LOMBADA TEM Q PERMANECER MESMO, OS MOTORISTAS É Q TEM Q SE EDUCAR MAIS.
Ao invés de gastar com essas paredes, porque não fazem o controle eletrônico? Muito mais eficiente e arrecada muito mais multas, e não tem o que questionar a legitimidade das multas, o que acha disso dona Naja?
A educação começa pela parte mais sensível do corpo humano: o bolso!
Todos tem que ser educados, inclusive o pedestre.
Essa é uma excelente solução para evitar atropelamentos………
A falta de educação,seja por parte dos motorista/ciclistas ,seja por parte dos pedestres.O uso desse tipo de elevação,faz-se necessário em pontos onde ocorre o maior índice de acidentes.Não sei se de fato está mal projetado,mas se esse for o caso que seja feito a melhoria ,mas causa estranheza pela falta de costume,logo tds estarão habituados a dar a “paradinha” risos
Quanta aprovação idiota, a questão não é se fulano aprova o desaprova e sim legislação. Se estiver fora das normas estabelecidas está errado e ponto final. Tem aqui um bocado de “babaca” que fala sem nenhum embasamento técnico, falando só por falar. Gostando ou não, aquela porcaria terá que ser colocada dentro das normas e pronto. Também, queiram ou não queiram, ficou comprovada a incompetência da EPTTC e de tabela do Sr. JULIO .
Correto. Se as lombadas são necessárias, que sejam construídas conforme padrões e normas.
Quer dizer q iremos pagar novamente pelo erro de alguns que achavam que era assim? Tenham santa paciência!! Exigimos profissionais de renome, já q estamos pagando…
e uma vergonha para petrolina ver isto arcotesedo