
O Bloco “Herói ou Malandro”, dos Pequenos Trabalhadores de Petrolina (Petrape), saiu às ruas ontem (17) à noite, no primeiro dia do Carnaval oficial de Petrolina e animou a Praça 21 de Setembro, no centro histórico da cidade.
Com a bateria afinada, a turminha caiu no samba, frevo e axé, encantando quem estava no local. E neste final de semana tem mais. O bloco do Petrape se apresenta logo mais, às 19h30, novamente na Praça da 21 de Setembro, e às 21h na Cohab VI. No domingo (19) às 19h, na Praça 21 de Setembro e às 20h30 no bairro Areia Branca. Por fim, na segunda-feira (20), às 19h30, no centro histórico.
O psicólogo do Petrape, Walfrido Duarte Neto, explica no artigo abaixo como surgiu o Bloco “Herói ou Malandro”. Confiram:
Por que Herói ou Malandro?
Este nome surgiu devido às crianças e adolescentes, ao chegarem ao Petrape, terem que optar por uma mudança no que se refere ao seu comportamento, assumindo assim, um compromisso de se tornar um bom cristão e um honesto cidadão.
O bloco “Herói ou Malandro” surgiu em 1992, na primeira Micarina de Petrolina. Esta foi a primeira apresentação como experiência para os nossos meninos e à sociedade de Petrolina em carnavais. Foi fundado pela Irmã Maria Eurídice Dourado. Antigamente os meninos do Petrape, no Carnaval de rua, viviam pulando o muro e saindo sem autorização e assim, às vezes, se drogavam e até faziam coisas desagradáveis. A Irmã Dourado, ao ver essa situação, sugeriu a idéia para os seus educadores, ouvir os meninos e criar o bloco, pois assim eles sairiam com mais segurança e ao mesmo tempo se divertiriam e participariam ativamente dos carnavais de Petrolina , Juazeiro e toda região, como é até hoje.
Dando continuidade a esta ideia estão José Vieira, Juarez Marcos e Júlio César, que até hoje estão na Coordenação do bloco. Mais adiante, devido à solicitação da Prefeitura e da sociedade petrolinense, resolvemos participar a fundo dos carnavais de Petrolina e Juazeiro, onde, em 1993, participamos do concurso de blocos carnavalescos, incluindo blocos de Juazeiro – BA. Nossa colocação foi o 2º lugar entre todos.
No ano seguinte, com muita garra e determinação, nos sagramos campeões e mais tarde campeões do centenário na categoria Bloco Carnavalesco, onde o tema era “Petrolina de outros carnavais”, e o bloco “Herói ou Malandro” homenageou os mais antigos blocos da cidade, que eram “Ela é a Tal,” e “Os Cara-Preta.”
Após essas façanhas, o bloco sempre participou dos carnavais de Petrolina e Juazeiro, destacando-se nas ruas, avenidas, clubes, sendo hoje uma tradição na região, ou seja, continuamos fazendo história e tocando nas casas dos amigos e onde mais somos solicitados, mostrando o talento, o samba e outros ritmos que os nossos meninos sabem fazer com muita dedicação. Atualmente o nosso bloco está situado na sede do Petrape, tendo média de 100 componentes.
Walfrido Duarte Filho/Psicólogo-Petrape



Parabéns ao Bloco por ter animando o carnaval de petrolina ontem e hoje até me baixo de chuva.
E um parabéns especial a Walfrido Duarte pelo papel que desempenha magnificamente.
Não pelo carnaval, temos que bater palmas sim por um trabalho abnegado, sério e importantíssimo. Parabéns
A fundadora do PETRAPE Ir.Dourado era uma pessoa apaixonada pelos meninos em situacao de risco.
Uma irma admiravel