Apesar dos novos tempos, a realidade do Norte e Nordeste do país ainda é dura. Segundo recente pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as duas regiões são consideradas as mais pobres do País, ao contrário das demais, que apresentam índices bem mais favoráveis. As duas têm, hoje, 16 milhões de pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza com renda per capita de R$ 70. Mesmo com os investimentos recentes, a diferença de renda do Norte e Nordeste em relação ao Sudeste e ao Centro-Oeste caiu apenas cerca de 10% em um período de cinco anos.
Com base nesses dados, o deputado e líder da bancada do Nordeste na Câmara Federal, Gonzaga Patriota (PSB-PE), informou que pretende, este ano, elaborar propostas e apresentá-las ao governo federal no intuito de garantir recursos destinados ao combate à pobreza, por meio do programa “Brasil sem Miséria” e para as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) nas duas regiões.
Segundo Gonzaga, com os investimentos dos últimos anos, a diferença entre o Nordeste e o restante do Brasil está diminuindo. Em 2004, a renda no Sudeste e no Centro-Oeste era 88% maior que no Nordeste. Já em 2009, a diferença caiu para 71% em relação ao Sudeste, e 78% em relação ao Centro-Oeste. “Mas ainda assim, o percentual é gritante. Muito ainda precisa ser feito. Não se pode ter um País de divergências, com três regiões desenvolvidas e duas em subdesenvolvimento”, acrescenta o socialista.
Dentro dos assuntos que norteiam o Congresso este ano, o deputado espera que os parlamentares cheguem a um consenso para votar projetos considerados polêmicos, como o Código Florestal, a Lei Geral da Copa e a redistribuição dos royalties do pré-sal. “Temos ainda a discussão da Reforma Política. Defendo a realização de um plebiscito para que o povo brasileiro dê sua contribuição e assim fortaleça a democracia”, avaliou. (Fonte: Site PSB nacional)



Parabéns, Deputado! O senhor sempre dando orgulho ao povo de sua terra, parabéns pelo trabalho e viva a democracia!!!!!