EPTTC adia mudança de mão na Guararapes

por Carlos Britto // 07 de fevereiro de 2012 às 19:00

A informação de que a Avenida Guararapes, no centro de Petrolina, passaria a ser mão única em toda a sua extensão, foi anunciada em novembro do ano passado pela Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC). O objetivo era desafogar o trânsito da cidade para as compras de fim de ano. Mas um acordo com as entidades representativas do comércio prorrogou a mudança para janeiro desse ano.

Para justificar o atraso, o diretor presidente do órgão, Paulo Valgueiro explicou que o projeto foi ampliado, por isso demandou mais tempo. “Tivemos que fazer umas alterações no projeto, no sentido de ampliar as vias de escoamento na rua Souza Júnior. Com isso tivemos mais burocracia, mas acredito que nos próximos dias estaremos concluindo todos os ajustes necessários para o início dos trabalhos”, explicou.

O projeto prevê que a Avenida Guararapes passará a ser mão única, do sentido Viaduto Barranqueiro ao Monumento da Integração. Para os veículos que circulam no sentido contrário, a EPTTC modificará o trânsito de algumas vias paralelas, como por exemplo, a Avenida Antonio Santana Filho – que hoje é sentido duplo – passará a ter sentido único (da Monsenhor Ângelo Sampaio à Joaquim Nabuco), assim como as Ruas Coronel Amorim e Souza Júnior, e Avenida Fernando Góes, que também terão o trânsito alterado, acabando com a mão inglesa na altura da Praça do Peixe.

De acordo com o Paulo Valgueiro, a mudança na Avenida Guararapes é resultado de um estudo do fluxo de veículos no Centro de Petrolina, que demonstrou a necessidade em tornar a avenida mão única pelo grande número de veículos que ali trafegam. “Quando a avenida foi projetada, Petrolina tinha em torno de 2 mil veículos, hoje temos 83 mil veículos registrados na cidade. Destes, 42 mil motos e, pelas nossas estatísticas, há mais 15 mil veículos de outras cidades circulando em Petrolina. Precisamos fazer essas adequações exatamente para dar mais trafegabilidade aos veículos que transitam aqui no Centro da cidade”, concluiu.

EPTTC adia mudança de mão na Guararapes

  1. Watergate disse:

    A que ponto chega a imbecilidade de quem comanda a EPTTC ?
    Como pode bloquear o retorno da monsenhor pra quem vai pra Integração, obrigando os carros a ir até a areia branca, e depois disso tudo, ter que DESVIAS das tais obras, dos tais quebra molas enfeitados com faixas ?
    Será que ninguem percebeu que tudo isso complicou ainda mais o transito ?

  2. Watergate disse:

    A que ponto chega a imbecilidade de quem comanda a EPTTC ?
    Como pode bloquear o retorno da monsenhor pra quem vai pra Integração, obrigando os carros a ir até a areia branca, e depois disso tudo, ter que DESVIAR das tais obras, dos tais quebra molas enfeitados com faixas ?
    Será que ninguem percebeu que tudo isso complicou ainda mais o transito ?
    Quando esses mediocres vão trocar quebra-molas por viadutos e faixas por passarelas ?

    1. oliveira disse:

      Tambem ñ entendi aquele bloqueio pois o retorno passa longe da maldita lombada gigante, outros prefeitos teriam colocado radares.

  3. Rodrigo Costa disse:

    Sinceramente, imagina ir ao centro de Petrolina em horários de pico pela Avenida Santana Filho, onde tradicionalmente todo mundo sabe que na altura do colégio Auxiliadora há um congestionamento intenso com os pais fazendo fila dupla para deixar seu filhos naquela escola. E só tendo aquela via como opção então…Será um caos

  4. Atenção! disse:

    Essas idéias geniais em uma rua estritamente residencial como a rua antônio santana filho que somente nessa gestão é que está recebendo o nome de avenida.. observe que já tem conotação de tragédia. Pena que o povo de petrolina só se mobiliza contra a prefeitura depois que o caos se instala… Vejam só o exemplo da zona azul… lamentável!

  5. LUIZ GONZAGA disse:

    A mudança de sentido da Av. Guararapes é “fruto de um estudo” ? Brincadeira né? Esse pessoal da EPTTC faz uma cagada atrás da outra! Fizeram a maior bagunça na Av. Monsenhor Angelo Sampaio na autura do G Barbosa bloqueando as duas alças de interseção. Ora! Bastava deslocar as duas barreiras de controle de velocidade, cada uma para 100 metros antes de onde hoje estão, o que garantiria fluidez no cruzamento daquela avenida com o fluxo que vem da Av. da Integração. Ta aí a susgestão incompetentes! Podem ficar com a idéia!

  6. Maria disse:

    Utilizem os confortáveis e refrigerados ônibus da Joalina!

    1. Watergate disse:

      Eu estudei pra não precisar disso.

  7. Maria .Rua santana filho disse:

    Paulo não tem condições deixar av.guararapes uma mão só, e simples resolve tira a zona azul da av.guararapes dois lado da av. acaba todos problemas,agora EPTC tem olhos maior que a barriga a populção sai prejudicada, não tem condições ,você acha e melhor pra nós,colocar. rua santana filho. Fernando Goes, porque população decidi qual e melhor p/nós que vivemos nessa cidade faça uma votação.seja interligente uma vez na vida

  8. Cidadão Alerta... disse:

    Quero aqui aproveitar a oportunidade URGENTIMENTE chamar a atenção da direção da EPTTC para a necessidade de se fazer pintar as ínumeras ( OLHE QUE SÃO MUITAS, MAS MUITAS MESMO ) pistas ( RUAS E AVENIDAS ) dentro do município sem a devida sinalização asfática, bem como, aplicação de pintura com TINTA FLUORESCETE nos cavaletes usados pela EPTTC.

    Muitas das ruas e avenidas estão pintadas de forma errada. Onde deveria haver faixa contínua ou contínua dupla existe faixa tracejada trazendo assim risco eminente de colizão.

    E o pior, a exemplo do que aconteceu alí na avenida próximo ao Fórum, a substituição daqueles PERIGOSOS blocos de concreto ( Gelos baianos – Agressão à estética urbana da cidade ) postos em algumas avenidas – Guararapes por exemplo – por tachões duplos ou tartarugas.

    Convém lembrar que muitos motoristas já tiveram prejuízos com os gelos baianos ali na guararapes, sem ao menos ter a intenção de entrar a esqueda para a praça do Pio XI. Motivo único da colocação do gelos naquela avenida.

    É obrigação da EPTTC e do município buscar alternativas que visem melhorar as condições do trâsito sem causar danos materias e pessoais à população.

    Se o problema for dinheiro sugiro usarem o fundo do ZONA AZUL E DA ARRECADAÇÃO DAS MULTAS.

    TENHO DITO.

  9. Francisco Cavalcanti disse:

    Concordo plenamente com alguns comentários acima, é um verdadeiro absurdo essa idéia de transformar a RUA e não AVENIDA Antônio Santana Filho como a principal via de opção para ir ao centro, sendo que além de ser uma rua na sua maior parte residencial, ainda tem o colégio Nossa Senhora Auxiliadora que todo mundo sabe que os alunos entram e saem por essa rua, tornando o trânsito nos horários de pico um verdadeiro caos, será uma imprudência e irresponsabilidade muito grande por parte da EPTTC levar à frente essa idéia, pois poderá por em risco a vida dos alunos e pais também.

  10. Eu vi o projeto disse:

    Na reunião feita para os comerciantes da Guararapes e Souza Junior em dezembro observei que e essa mudança é tão estudada que, os ônibus vindos da Dom Vital passariam pela Souza Junior, imaginem carros estacionando e os ônibus tentendo passar (fazer a curva naquela rua estreita entre a ótica e a geane) KKKKKKKKKKKK
    Foi questionado na reunião esse problema ao lado do colégio auxiliadora, o gênio da EPTTC falou que os guardas estariam lá para organizar. Multando os pais de alunos?
    Essas ideias são do mestre que acorda todos os dias pensando assim “O QUE VOU CRIAR P/ … COM PETROLINA”

  11. Mauricio Dantas disse:

    A EPTTC esta transformando uma verdadeira “bagunça” no transito de Petrolina, as alterações de mãos nas ruas e avenidas, criação de lombadas ou seja la o que queiram chamar esta transformando o transito da cidade um verdadeiro caos principalmente nos horários de pico do inicio da manhã, meio-dia e no final da tarde, acho que o poder público deveria repensar não só as mudanças no transito mais também as mudanças no comando da EPTTC!!

  12. Cidadão disse:

    Pelo amor de Deus EPTTC, o que é aquilo que estão construindo na Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio??? Nunca vi nada igual neste País. Acredito que um simples semáforo resolveria a questão da passagem de pedestres naquele local. Olha só o perigo para quem não conhece a cidade, se depararar com um CATOMBO daquele. Na mesma avenida (sentido Guararapes) é urgente se pensar também em algo seguro para os pedrestes naquela faixa de pedestres antes da entrada que dá acesso ao Shopping ( logo em frente a uma revendedora de veículos importados). TENHO DITO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários