O movimento paredista da Polícia Militar da Bahia (PM-BA) recebeu a solidariedade da Associação Pernambucana dos Cabos e Soldados. Em entrevista à imprensa, o PM Edmar dos Santos – o “Piu do João XXIII” – falou em nome da entidade. Ao Blog, ele disse lamentar toda a situação, mas atribuiu a responsabilidade inteiramente ao governador Jaques Wagner.
Usando palavras duras, Piu (que é juazeirense e morador do bairro que traz no apelido) afirma “faltar sensibilidade” ao estado no sentido de encontrar uma solução para a crise. “A imprudência e a prepotência do governo do estado levaram a situação a esse ponto”, desabafou.
Segundo o representante da Associação Pernambucana de Cabos e Soldados, os policiais baianos não reivindicam um aumento exorbitante. Como exemplo, Piu citou o salário de um PM em Sergipe, estipulado em pouco mais de R$ 3 mil. Na Bahia, os manifestantes pedem remuneração em torno de R$ 2,6 mil.
Argumentando que é a Polícia Militar quem carrega a segurança do estado “nas costas”, ele criticou o fato de Jaques Wagner ter participado da viagem a Cuba e ao Haiti com a presidente Dilma Rousseff, semana passada, deixando o problema para o vice governador Otto Alencar resolver.
No mesmo tom ele bateu no deputado Daniel Almeida e no presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Marcelo Nilo, que levaram seu apoio a Wagner quando deveriam estar do lado da PM. “Esses parlamentares são eleitos é pelo povo, pelo policial militar, pelo policial civil, e não pelo governador”, completou.



Muito bem dito, Piu. Se por um lado a greve dos PM´s é uma estratégia radical, por outro, pede-se um mínimo de qualidade de vida para aqueles que exercem uma das mais duras profissões do país.
Se o governo do estado trabalhasse com uma justa política remuneratória, casos assim, seriam mais incomuns. Mas o fato é que o governo nunca dá nada de graça: primeiro o circo tem que pegar fogo p só depois chegar-se a uma negociação mais decente.
2600??? Para fazer o trabalho de um PM o salário base tem que ser no mínimo 4 mil. Tem que se dar mais importância a quem cuida de nossa segurança.
parabéns piu do joão XXlll, a PM da BA agradeçe o apoio que você através da ACS-PE tem dado a nossa categoria. São homens de coragem como você, que nos orgulha, e nos da a esperança de um país melhor.
É isso aí enquanto policiais vai pra frente de batalha, ficam aqueles que tem estrelinhas nos ombros numa sala com ar condicionado, e ganha uma gratificação de risco de vida sem fazer nada, e na hora de apoiar aqueles que vão pra rua se acovardam.
Dá dó ver o contra-cheque que já é uma miséria e por isso muitos deles já recebem com desconto por conta dos empréstimos consignados.
É, senhoras e senhores, a segurança pública é essencial para a sociedade!!!. Portanto, cabe a todos os cidadãos e cidadãs cobrar do governo uma solução de imediato. Os militares têm razão, pois eles precisam manter suas famílias com dignidades e nós, cidadãos, merecemos mais respeito do governo….
Falo e repito, descontentamento não é motivo para colocar aqueles que pagam os impostos que são usados para pagar o salário dos que deviam lhe proteger…. não saber o que é “democracia” é o que causa situações como esta…. e não adianta contar historia para boi durmir, meu pai sempre me ensinou uma coisa, o que é certo é certo e o que é errado é errado, não existe meio errado nem meio certo, e tudo que está acontecendo é ilegal e de muita falta de compromisso com o juramento feito quando se decidiu seguir a carreira militar, tá achando ruim ser militar? peça para sair…vc não é obrigado a ser….
agora nós somos obrigados a nos esconder do medo causado por a sensação real da falta de segurança…. imagine se todos os médicos do pais decidem deixar morrer os pacientes por conta dos baixos salarios???? fica a dica para quem na vontade de acabar essa greve como cantores e outros… acreditam que está tudo certo e que os policiais tem este direito, volto a afirmar, é ILEGAL e contra a lei que os mesmos tem que seguir, ou aquele papo de matar e roubar pq não tinha emprego de repente vai ser valido tbem… afinal o que importa os meios, o que importa é o resultado… não estou a afirmar que estão matando.. apenas dizendo que a partir do momento que cruzam os braços permitem que esse tipo de coisa aconteça… sei que a maioria vai dizer que a culpa não é deles e sim do governantes que não aceitaram as propostas… de certeza eu só sei que no fim quem paga o prato que não comeu é a população….