Cerca de 17 mil famílias das zonas rurais dos municípios pernambucanos de Petrolina, Orocó, Santa Maria da Boa Vista, Lagoa Grande Afrânio e Dormentes não vêem a hora da chuva cair para preparar a terra para plantação. Isso porque esse agricultores, juntos, receberam quase meia tonelada de sementes para o cultivo pelo Instituto de Agropecuária de Petrnambuco (IPA).
De acordo com o gerente regional do órgão em Petrolina, João Batista (foto), a distribuição de sementes aliada a assistência técnica aos agricultores de substência são uma excelente oportunidade para quem precisa colher para viver. “Quando distribuimos sementes e ensinamos plantar, impedimos que o homem do campo vá em busca de grãos para o plantio no período pós-chuva, pois o grão é ideal para alimentação, já a semente é ideal para o cultivo. Evitamos o prejuízo”, disse.
Ainda segundo João Batista, além da entrega das sementes de milho e feijão, também está prevista – ainda este mês – a distribuição de sorgo forrageiro e granífero.


