Premiado “Eu Vim da Ilha” brinda sanfranciscanos com apresentação extra nesta terça

por Carlos Britto // 31 de janeiro de 2012 às 12:02

A cultura sanfranciscana conseguiu um grande resultado neste último final de semana. Eu Vim da Ilha foi eleito pelo júri oficial o melhor espetáculo de Dança da 18ª edição do “Janeiro de Grandes Espetáculos. A produção da Companhia de Dança do Sesc de Petrolina recebeu o prêmio da Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco (Apacepe). O anúncio foi feito no domingo (29). E para comemorar o prêmio, a gerência do Sesc Petrolina decidiu estender o Festival “Janeiro Tem Mais Artes” com uma apresentação extra do espetáculo, que acontecerá na noite de hoje (31), às 20h30 na unidade da instituição. A entrada é franca.

Esta é a primeira vez que uma companhia de dança do Sesc Pernambuco ganha o prêmio. “Isso mostra a importância do trabalho de formação desenvolvido no Interior”, afirma o coordenador de Cultura do Sesc Pernambuco, José Manoel Sobrinho. A apresentação recebeu também levou o prêmio de melhor trilha sonora original, elaborada por Sônia Guimarães, coordenadora do Centro de Difusão de Relações Musicais do Sesc Casa Amarela.

A apresentação de Eu Vim da Ilha dentro da programação do “Janeiro de Grandes Espetáculos” aconteceu há dez dias na Praça Laura Nigro, em Olinda, debaixo de chuva. Mesmo assim, os bailarinos mantiveram a beleza da produção e conseguiram conquistar o júri e o público.

O espetáculo é fruto de uma pesquisa de dois anos realizada na Ilha de Massangano, que fica no Rio São Francisco, entre Petrolina e Juazeiro, e é habitada por cerca de 200 famílias. “Estudamos o Samba de Velho, ritmo local. Trabalhamos bastante o conceito de travessia, os signos da ilha, as brincadeiras locais, contos populares, tudo que estivesse ligado à cultura do lugar”, conta Jaílson Lima, supervisor de Cultura do Sesc Petrolina e diretor do espetáculo. O grupo entrevistou moradores e fez visitas à ilha, o que garantiu a forte presença da identidade local no espetáculo.

Cia de Dança do Sesc Petrolina

Desde seu nascimento, há 17 anos, a Companhia de Dança do Sesc Petrolina vem formando bailarinos que se destacam nacional e internacionalmente. Alguns dos bailarinos que integram o grupo já passaram por Portugal e Canadá e por musicais do Rio de Janeiro e São Paulo. (Da Assessoria/Fotos: CLAS Comunicação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários