Dia de campo em Orocó (PE) apresenta novas varidades de macaxeira

por Carlos Britto // 26 de janeiro de 2012 às 19:34

O perímetro de irrigação Brígida, em Orocó (PE), no sertão do São Francisco, foi o local escolhido por técnicos da Embrapa Semiárido para um dia de campo, no qual foram apresentados os resultados do experimento de seis variedades da mandioca de mesa, regionalmente conhecida como ‘macaxeira’.

A iniciativa, feita em parceria com a Codevasf, aconteceu na manhã de hoje (26) no lote 218, localizado no setor 3 (quadra 6) do Brígida. O experimento faz parte do projeto coordenado pela pesquisadora Alineaurea Florentino Silva, da Embrapa Semiárido, e visa a identificar variedades de mandioca de mesa para agricultura familiar de áreas irrigadas e dependentes de chuva.

O teste de variedades de macaxeira no Brígida foi realizado entre os meses de maio de 2011 e janeiro 2012, no lote do agricultor Raimundo Galdino, com acompanhamento da assistência técnica e extensão rural realizada pela empresa Plena Consultoria e Projetos, contratada por meio do Convênio Chesf/Codevasf, o qual finalizou com a colheita das raízes e avaliação de diversos aspectos agronômicos e culinários.

A mandioca de mesa ou macaxeira é uma raiz que faz parte da cultura nordestina, com grande apelo culinário e comercial. Algumas variedades de macaxeira adaptam-se melhor as condições das áreas irrigadas do que outras, tendo em vista sua produtividade, precocidade, menor susceptibilidade as pragas e doenças e conservação pós-colheita. (Fonte/foto: Ascom Codevasf/Embrapa Semiárido)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários