Coordenação geral do “Chapéu de Palha” esclarece críticas no cadastramento de trabalhadores da fruticultura

por Carlos Britto // 13 de janeiro de 2012 às 15:50

O Governo de Pernambuco, por meio da coordenação geral do “Chapéu de Palha” da Fruticultura Irrigada, decidiu enviar uma nota à imprensa sobre algumas críticas nos últimos dias relacionadas ao cadastramento dos beneficiários.

Confiram:

Sobre o cadastramento do Programa Chapéu de Palha da Fruticultura Irrigada 2012, o Governo de Pernambuco, por meio da coordenação geral, esclarece:

– Desde a última segunda-feira (09/01), início do cadastramento, até ontem (12/01) foram cadastrados nos sete municípios do Vale do São Francisco 12.425 trabalhadores rurais.

– Em Petrolina, no mesmo período, foram cadastrados 10 mil trabalhadores rurais. O município conta com nove polos descentralizados, que foram montados a partir de negociação com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, com o objetivo melhor atender ao seu público alvo.

– Ratificamos que o polo montado na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolina não é o único a prestar o serviço e que os outros oito estão habilitados a fazer o cadastramento. Todos eles contam com equipes do Governo do Estado devidamente identificados. O cadastramento feito em qualquer uma das unidades abaixo relacionadas tem igual validade que o cadastro feito no Sindicato.

– Os trabalhadores rurais devem comparecer ao polo de cadastramento mais próximo de sua residência. A coordenação local tem observado, a partir dos atendimentos já realizados, que muitas pessoas têm vindo de localidades onde há unidades montadas, ainda assim buscam o serviço prestado no Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Essa grande procura resulta numa demanda de atendimento que vai além da capacidade programada para o local.

– Polos de cadastramento: José e Maria, João de Deus, São Gonçalo, Bebedouro, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, N10, N5, Maria Tereza e Roçado.

– Cada polo tem capacidade limitada de atendimento. A logística mostra uma capacidade média de:

José e Maria – 400 cadastramentos

João de Deus – 500 cadastramentos

São Gonçalo – 300 cadastramentos

Bebedouro – 120 cadastramentos

Sindicato – 750 cadastramentos

N10 – 200 cadastramentos

N5 – 300 cadastramentos

Maria Tereza – 150 cadastramentos

Roçado – 100 cadastramentos

– É com base nesses números que as fichas para atendimento do dia são distribuídas ainda no início da manhã. Essa prática visa a garantia do cadastramento do trabalhador naquele dia, dentro da capacidade estabelecida para atendimento em cada polo.

– Atendendo a uma solicitação dos trabalhadores, o Governo de Pernambuco, por meio da sua coordenação geral, instalou banheiros químicos nas proximidades do polo do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

– Lembramos que amanhã (14/01) é o último dia de cadastramento. Todos os polos abrirão suas portas para atendimento uma hora mais cedo que o programado. O atendimento será das 08h às 17h.

– O Programa Chapéu de Palha da Fruticultura Irrigada entra em 2012 na sua quarta edição. A cada ano o Governo de Pernambuco vem trabalhando para dar celeridade ao atendimento, que este ano em Petrolina foi totalmente informatizado.

– Ainda no ato do cadastramento, a trabalhadora e o trabalhador passam a ter três opções de cursos voltados para a geração de renda e/ou formação profissional, além de cursos de Política Pública para as Mulheres Rurais. É possível também, na impossibilidade de participar das atividades oferecidas (contrapartida do cadastrado no Programa), indicar uma pessoa do seu núcleo familiar, maior de 18 anos, para participar de um dos cursos.

– A estimativa até amanhã, último dia de cadastramento, é de que sejam cadastrados cerca de 20 mil trabalhadores.

O Governo de Pernambuco, por meio da coordenação geral do Programa Chapéu de Palha, fica à disposição para qualquer esclarecimento que ainda se faça necessário sobre o cadastramento dos trabalhadores rurais. Desde já agradecemos a colaboração dos que fazem a imprensa local.

Coordenação Geral/Chapéu de Palha

Coordenação geral do “Chapéu de Palha” esclarece críticas no cadastramento de trabalhadores da fruticultura

  1. Ana cristina disse:

    Gostaria de falar com um dos coordenadores sou do instituo histórico de Itamaracá. Ana cristina 81 997148056

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários