Tecnologia promete melhorar distribuição d’água em Petrolina

por Carlos Britto // 04 de janeiro de 2012 às 18:30

A Compesa passará a usar em Petrolina um sistema tecnológico de controle operacional que promete otimizar a distribuição de água da cidade. A tecnologia foi implantada de forma pioneira por aqui e monitora online as pressões da rede distribuidora, contribuindo para equilibrar o abastecimento e reduzir as perdas.

Foram instalados equipamentos nos 25 setores da rede de distribuição que abastece a cidade. O investimento na aquisição de equipamentos chegou a R$ 600 mil, que somado à instalação e manutenção do sistema, totaliza R$ 700 mil.

O sistema permite o monitoramento via Internet das pressões do abastecimento da cidade. Segundo o gerente da Compesa em Petrolina, Reginaldo Lopes, a tecnologia vai permitir a identificação de problemas na rede de distribuição, a exemplo de estouramentos, e com isso reduzir o tempo de desabastecimento em função dessas ocorrências, evitando a falta de água nos bairros. “O equipamento enviará dados à nossa sala de monitoramento, informando a ocorrência de queda de pressão agilizando, o trabalho de campo e com isso reduzindo os tempos de desabastecimento provocados por estouramentos”, revelou.

Em outras situações, ainda de acordo com Reginaldo, a Compesa terá condições de isolar com precisão determinados bairros (distritos) e resolver questões em prazos mais reduzidos e sem afetar toda a cidade, quando houver necessidade de paralisações de serviços de manutenção. Também será possível a realização de análises estatísticas dos dados históricos coletados, permitindo que sejam realizados ajustes na rede de distribuição, de forma a proporcionar melhor equilíbrio de pressões e com isso melhorar o abastecimento e reduzir as perdas de água.

Anormalidades

O sistema implantado é composto por equipamentos denominados data logger, que automaticamente coletam os dados em campo e os enviam via GPRS para o centro de controle operacional de Petrolina. Na ocorrência de anormalidades, o sistema também envia e-mails e mensagens SMS para os supervisores responsáveis pela rede de distribuição da cidade, informando o local da ocorrência. (Com informações da Ascom/Compesa)

Tecnologia promete melhorar distribuição d’água em Petrolina

  1. Silva disse:

    Tô pagando para ver? eta compesa que inventar? qual vai ser o custo para os usuarios de agua e esgoto? . O Diretor fala em agilidade na manutenção esse mentira fere os 5 dias do 0800 da compessa . Amigo Diretor devolve a compesa para Prefeitura tenho certeza que vai ser melhor para todo mundo. Todo Sonhador tem direito de sonhar. cuidado o sonho pode vira pesadelo com tanta ação e agilidade caso não aconteça.

  2. Joseval T. santos disse:

    Acho muito importante esse monitoramento ; entretanto monitorar aquilo que não tem? na Cohab IV( rua 58 ) mesmo agente só ver agua nas torneiras com pressão só a noite ; entretanto a conta vem regurlamente e se não for paga a senhora COMPESA dentro dos seus direitos corta e ainda coloca nosso nome no SPC por inadimplencia ; entretanto não faz o basico que é enviar agua pra nossas torneiras. Espero que mas esse investimento posso nus ajudar a ter aquilo que a COMPESA tem obrigação de colocar a nossa disposição diariamente com está escrito na Constituição .

    1. LUIS disse:

      Joseval. quero completar dizendo que na rua 79 o caso é o mesmo. água com pressão suficiente ocorre somente de madrugada até as 5:30 da manhã.
      a pressão correta deveria ser para atingir até 6m de altura, mas não atinge porque a tubulação do centro não suporta. e não não vai ser tecnologia deste tipo que vai resolver o problema. duvido muito que resolva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários