Nordeste concentra maior número de vagas no Sisu. Pernambuco tem 4.564

por Carlos Britto // 27 de dezembro de 2011 às 14:30

Já está disponível a consulta por vagas para estudantes que participaram do Enem 2011. As 108 mil vagas serão oferecidas por meio do Sistema de seleção Unificada (Sisu) para o primeiro semestre de 2012.

Para 2012, as vagas estão distribuídas em 3.327 cursos de 95 instituições públicas de ensino superior. São 42 universidades federais, 13 instituições estaduais e 39 institutos federais de educação profissional, além da Escola Nacional de Ciências Estatísticas, administrada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

As oportunidades se concentram principalmente no Nordeste e Sudeste, que oferecem respectivamente 34,66% e 33,09% das vagas. Menos de 5% das vagas estão no Norte; 12,88%, no Centro-Oeste e 14,5%, no Sul. Minas Gerais e Rio de Janeiro são os estados com o maior número de instituições participantes: 15 em cada. Nenhuma instituição do Distrito Federal aderiu a esta edição do Sisu.

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 15 de janeiro e a segunda no dia 26 do mesmo mês. O estado de Pernambuco concentra 4.564 vagas e Bahia 5.298 (de Agencia)

Nordeste concentra maior número de vagas no Sisu. Pernambuco tem 4.564

  1. chico disse:

    Vagas que na sua grande maioria será ocupada por alunos do Sul e Sudeste do país, como acorre a vários anos aqui na UNIVASF, deixando os filhos do sertão a “ver navios”. É uma situação lamentável. Uma região centenariamente desfavorecida de investimentos públicos, principalmente na melhoria da educação.
    Nos governantes não percebem essa exclusão e ainda dizem sem pensar em todo o seu contexto, que precisamos preparar a cidade para os alunos que chegam a nossa região— sim, devemos! é digno — mas devemos ter a consciência de que grande parte desses alunos na manhã seguinte da sua formatura abandonam esta cidade (Como ocorreu com a turma Pioneira de Medicina UNIVASF – Digo porque estava lá), duas semanas após o evento apenas três restavam, os mesmos três filhos e moradores da região, mas precisamente de Petrolina, e que ainda hoje trabalham como médicos aqui na cidade.
    Os mesmos políticos que não percebem esse fato são os mesmos que sofrem com a falta de médico nos postos de saúde da região. Será também que eles enxergam nos que aqui chegam para estudo, somente , sua grande massa de eleitorado?
    Até o governador entrou nessa questão, ver reportagem: Eduardo Campos pretende discutir com reitoria vestibular da Univasf, deste blog — mas infelizmente parece que não obteve adesão por partes dos políticos locais, o que só faz vigorar inda mais o ditado local que diz: PETROLINA É MÃE PARA OS QUE AQUI CHEGAM E MADRASTA PARA SEUS FILHOS.
    Interessante que a UPE e UFPE, USP e outras, adotam o ENEM apenas em uma de suas fases, e seu vestibular coincide normalmente com de outros Estado, este “Artifício” é engenhoso, e quando mantido serve como elemento de fixação de cotas regionais e nada tem contra a Lei, mas impossibilita que alguém que fez somente ENEM tenha acesso direto as suas vagas. Por outro lado pela lei da Física que diz que um corpo não pode estar em dois lugares ao mesmo tempo. Com a coincidência das datas de vestibular ele (o vestibulando) normalmente faz opção pela universidade de seu Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários