Líder da bancada nordestina na Câmara Federal e defensor das riquezas do semiárido sertanejo, o deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE) fez um veemente discurso em defesa do Rio São Francisco, antes do Congresso encerrar suas atividades.
Segundo o parlamentar, a exploração dos recursos hídricos, minerais, vegetais e humanos de toda a bacia do Rio São Francisco trouxeram danos – alguns irreparáveis – à região nesses 500 anos. “Assoreamento, erosão, desmatamento e poluição são problemas reais em muitos trechos do Rio São Francisco, os quais resultam em grandes impactos ambientais ao rio”, destacou Gonzaga.
Apesar de ressaltar a importância do projeto de transposição do São Francisco, o líder da bancada nordestina elencou ações que precisam ser feitas antes, a exemplo do replantio da mata ciliar às margens do rio. Nesse contexto Gonzaga lembrou que órgãos como Embrapa e Codevasf têm papel relevante e vêm atuando na recuperação de áreas degradadas.
O deputado citou, ainda, um convênio firmado entre o Ministério a Integração e o Corpo de Engenheiros do Exército Americano (USACE), visando a controlar o processo de erosão e garantir a navegabilidade do rio, por meio de um trabalho de consultoria. O órgão americano foi o responsável pela recuperação do Rio Mississipi, o segundo mais longo dos Estados Unidos (há mais de 200 anos). Pelo convênio, dois técnicos do USACE ficarão na Codevasf e trocarão experiências com técnicos da empresa, além de prestar assistência necessária. A parceria tem investimentos de R$ 3,8 milhões e começará a partir de janeiro de 2012.
“Essa iniciativa é um importante passo para o sucesso dos trabalhos de revitalização do Velho Chico. Que muitas outras ações neste sentido sejam efetivadas e o rio da Integração Nacional seja cada dia mais bem cuidado”, finalizou.



Quando sobrevoamos Petrolina e regiao, da ate vontade de chorar,pois la de cima se avista a devastacao feita pelos fazendeiros do agro-negocio, que desmatam ate a beira do RIO, sem piedade.
Pergunto porque nao os obrigam a replantar as margens do velho Xico, porque nao tem multa e querem so que o poder publico aplique milhoes de reais e o povo continua desmatando, jogando areia no leito do RIO, lixo, dejetos dos grandes empreendimentos imobiliarios.(Ja vi ate uma placa-Petrolina 100% saneada)., vcs ja viram esta placa, ja andaram na orla de petrolina que cada dia esta mais fedorenta, apesar da beleza das fotografias ou quando se olha de longe ou de binoculos.To certo ou to errado.