
Quem passou pelo centro de Petrolina na manhã de hoje (20) teve que enfrentar um engarrafamento quilométrico. Isso porque os quase 10 mil integrantes da Articulação do Semiárido (ASA) de vários estados resolveram interditar a ponte Presidente Dutra como protesto ao governo federal por melhorias em programas de desenvolvimento nas áreas castigadas pela seca.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) bloqueou por algumas horas os dois sentidos da ponte (Petrolina/Juazeiro). O resultado foi um grande congestionamento de veículos em pouco minutos.
Todos os sentidos da rotatória do pontilhão ficaram bloqueados, assim como parte da avenida Guararapes e ruas adjacentes no Centro da cidade.



Explicando aos leigos:
Era uma vez uma Ong que recebia muito dimdim pra fazer cisterna, um dia uma moça má resolveu colocar a coisa nos seu devido lugar. Ong é uma organização não governameltal, ou seja NÃO É GOVERNO.
Então o pessoal bem intencionado dessa Ong resolvem provocar uma manifestação que lascou com a sua manhã, só pra dizer que não querem perder a sua valiosa fonte de repasse…
O resumo é isso mesmo.
O termo ONG me dá arrepios.
pelo que eu Sei o leigo dessa historia é voce.
Deixe de ser tão tolo cidadão, agimos pelas pessoas que vivem e acreditam no semiarido, estamos a favor da classe trabalhadora, se voce fosse um desses talves estaria nos apoiando.
Você não tem noção das coisas, vá informar-se melhor para saber o que é uma ONG séria e honesta como a ASA que cumpre todos os pré-requisito que o dinheiro público exige e recebe elogios até mesmo do Secretario Executivo da CGU.
Informe-se melhor!
Explicando aos leigos?
Acho que essa pessoa não sabe o que significa essa palavra, para saber do que se tratava o ato bastava perguntar a apenas uma pessoa das que estavam participando a importancia do trabalho dessas ONGs. Talvez essa pessoa faça parte do governo que quer continuar com a indústria da seca. Mas a identidade dessa pessoa ja diz tudo. Gargamel
Meu amigo, o que mim dar arrepio é nosso dinheiro sendo administrado pelos falços políticos e as vezes esquecemos que quem botou eles lá, fomos nós! fique a vontade para conhecer a proposta da ASABRASIL.
Depois respeito seu comentário, pois somos de um país rico em democracia.
Abraço
Gilvan Anjos
Meu amigo vc é concerteza um corrupto, filho de qualquer representante do governo. Concerteza você não sabe o que é ficar sem comer porque não tem água para esse fim. Fica queto não fala o que você não conhece rídiculo…
Concordo com o Gargamel. ONG não é governo, tem que sobreviver de doações ou do fruto do seu trabalho, como qualquer empresa. Não pode querer viver de repasse e supostamente fazer o trabalho do governo. As cisternas que eu conheço no sertão estão sendo mais usadas para armazernar água dos carros pipa do que da chuva. A maioria não tem mais nem a ligação com a calha do telhado. E dizer que as cisternas acabaram com a migração é muita pretensão. Já ouviram falar em bolsa família?
Meu amigo, Faça cair chuva ao menos 6 meses no ano. dai a gente muda de estrategia. A Asa é contra a industria do carro pipa , mais se poder dar um jeito nós ASA agradecemos
Eu que não tenho nada com cisterna fiquei uma hora parado na ponte!!!! Qualquer classe que parar a ponte ganha é o repúdio da população das duas cidades.
Português nóis sabe!
Tb aos leigos..o foi uma manifestacao por melhorias nao senhor, na realidade foi uma manifestacao contra FBC que arrumou um jeito de romper um convenio com a ASA para construçao de cisternas de placas para trocar por cisternas de PVC sabe lá pq…alias sabemos!!, retirando milhares de pedreiros, ajudantes do mercado de trabalho e ainda por um preço 2 vezes maior…ISSO É UMA VERGONHA,,,
A cisterna de plástico é mais moderna e econômica. A Dilma tá certo, cisterna de alvenaria é mais cara e essas ONG estão fora do governo. ANO QUE VEM NÃO SAI MAIS DINHEIRO PARA ONG, ESTAVAM ROUBANDO NOSSO DINHEIRO.
pra sua informação as cisternas de plastico hoje custa aos cofres do governo 5 mil reais, enquanto nossa tecnologia custa 2080 reais.
Dona maria fernanda, por acaso vc sabe qual o valor das duas cisternas???
Totalmente desinformada. Deveria pesquisar mais antes de sair mentindo viu. Isso é feio.
A cisterna de plastico custa mais do dobro da cisternas de placas.
Maria fernanda a sisterna é de PLACA não de alvenaria.Por favor pesquise mais sobre o assunto
Maria fernanda, vc nao sabe o que diz…o custo de uma cisterna de placa gira em torno de 1.400,00, como vc pode dizer que a de PVC é mais barata…se so a Caixa Custa 2,720,00 fora a instalação…conncordo com vc a de PVC é mais moderna, mas a de placa supre as necessidades e ainda da emprego ao sertanejp…Talves vc nao saiba como é a vida de um sertanejo da area de sequeiro… Essas Cisternas de PVC veem do mexico ( se nao me engano) o que tem por tras disso???? será que é só por ser mais moderna….FICA AÍ PARA REFLEXÃO;;;
Tive algumas perdas hoje em virtude do bloqueio na ponte…amanha estarei acionando judicialmente a Articulação do Semi Árido.
Não somos e nem queremos ser governo! Somos sociedade civil organizada: associações comunitárias, cooperativas, igrejas, sindicatos, ong’s… Temos um trabalho de promoção humana e desenvolvimento sustentável no meio rural semi-árido do Brasil reconhecido e premiado aqui e no exterior (mídias, governos, ONU, etc). Muitos de nós trabalha, inclusive voluntariamente, há 20 ou 30 anos para que a família camponesa do NE viva com dignidade e consiga produzir alimentos saudáveis, sem agrotóxicos, para todos, do campo e da cidade.
É o próprio governo federal quem nos reconhece como exemplo de boa gestão de recursos públicos! Concebemos e executamos, a partir das experiências das comunidades, uma política pública que já viabilizou 8 bilhões de litros de água (auto-renováveis) naturalmente distribuídos para 500 mil famílias (não é concentrada numa grande barragem inacessível, não!). Temos construído uma revolução silenciosa, pacífica e profunda (ética, política, econômica e ambiental) no semi-árido brasileiro. 500 mil famílias não precisam mais rastejar diante dos maus políticos por um pouco d´água! Muito prazer, somos a Articulação no Semi-Árido, a ASA!
Que bom que são tão atuantes…presumo então que não terão dificuldades em me ressarcir de prejuízos em torno de 25 mil reais…nos vemos no fórum!
Vai pedir ressacimento para Ministra do MDS, pra Dona Tereza Campello. Depois aproveita seu dinheiro pra conhecer realmente o que significa trabalho de justiça e Cidadania, vc é muito é leigo no assunto, então fica queto….
É isso ai essa é a ASA mesmo e esse ato serve para mostrar que sociedade tem poder e um grande poder, agora quem realmente não conhece o trabalho e toda a política que envolve esse projeto fica fazendo esses comentários maldosos e sem fundamento, conheço mais de 17 municípios, mais de 200 associações e entidades cerca de 6 mil beneficiados que dizem que a cisterna de placa da ASA fez bem e que mais pessoas tem que ter acesso. Mas quem apenas conhece os lucros da Indústria da seca pode dizer que cisterna de placa é melhor e falar mal dessas mais de mil organizações que constroem sim cidadania no semiárido.
Prazer eu também sou ASA.
A Articulação no Semiarido Brasileiro (asa) são pessoas, se você for fazer isso tem que acionar judicialmente 10.000,00 pessoas.
Dentre elas… Eu!!!!!!!!!!!!!!!
Estava no meio das 15.000 pessoas! Que fez o Brasil se curvar diante de tão articulação e empoderamento de poder.
Valber Matos
Bichim da Peste da Paraíba
Mais de 15 mil pessoas.
Inclusive eu estava la dando meu apoio, pois sou uns dos predeiros que faz parte desse progeto, e nunca vi tanta felicidade quando a familia ver sua sisterna pronta é muito emocionante. deixei a sala de aula pra fazer pessoas felizes construidosisternas e agora querem tirar;isso é covardia
É muito fácil fazer uma critica que destrói a imagem de algo, principalmente do que foi construído pelo suor e valorização de princípios, dos quais muitos políticos não tem hoje.
A ASA (Articulação no Semiárido Brasileiro), uma rede que reúne centenas de organizações não governamentais, propôs em 2001 a criação de um programa para a construção de cisternas de alvenaria no sertão nordestino, foram firmadas parcerias, das quais, o governo federal pelo ministério desenvolvimento social.
Essa parceria já redeu até hoje 371 mil cisternas de alvenaria construídas envolvendo 12 mil pedreiros e pedreiras das comunidades e beneficiou mais de 2 milhões de brasileiros em 1.076 municípios.
Temos que separar o trigo do joio, disse o ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência da República. E é isso mesmo que devemos fazer, na opinião do governo federal o ASA é o “trigo” que foi Premiado pelo governo federal com o Prêmio de Direitos Humanos na categoria “Enfrentamento da Pobreza”, entregue pelo próprio Lula no final de 2010.
Foi premiado pela ONU que a considerou “uma referência de gestão e inclusão social no campo do acesso à água e do direito à segurança alimentar e nutricional das famílias carentes do semiárido”.
Que em entrevista à TV Brasil, em novembro de 2011, Luiz Navarro, secretário-executivo da Controladoria Geral da União (CGU), disse que algumas organizações não governamentais apresentavam mais condições de realizar determinadas ações do que o Estado. Entre os exemplos, afirmou que haviam acabado de avaliar o Programa Um milhão de cisternas, da ASA: “Nossa avaliação é extremamente positiva. Não sei se o Estado teria o mesmo dinamismo para fazer o que essas ONGs têm feito”. Imagine uma empresa!!!
Mais uma informação!! A cisternas de plástico será construída por uma empresa mexicana que instalará no nordeste 4 fabricas exclusivas para fabricação dessa cisternas cujo o custo é mais que o dobro da cisterna de alvenaria.
Todo o recurso que antes era movimentado no mercado local agora será destinado em dobro na mão de poucos empresários.
Gostaria de indicar a matéria da Jornalista, escritora e documentarista Eliane Brum da revista época que relata muito bem a conjuntura desse cenário.
http://revistaepoca.globo.com/Sociedade/eliane-brum/noticia/2011/12/presente-de-dilma-azeda-o-natal-no-semiarido.html
Esclarecendo!!!!!!!!!
É muito fácil fazer uma critica que destrói a imagem de algo, principalmente do que foi construído pelo suor e valorização de princípios, dos quais muitos políticos não tem hoje.
A ASA (Articulação no Semiárido Brasileiro), uma rede que reúne centenas de organizações não governamentais, propôs em 2001 a criação de um programa para a construção de cisternas de alvenaria no sertão nordestino, foram firmadas parcerias, das quais, o governo federal pelo ministério desenvolvimento social.
Essa parceria já redeu até hoje 371 mil cisternas de alvenaria construídas envolvendo 12 mil pedreiros e pedreiras das comunidades e beneficiou mais de 2 milhões de brasileiros em 1.076 municípios.
Temos que separar o trigo do joio, disse o ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência da República. E é isso mesmo que devemos fazer, na opinião do governo federal o ASA é o “trigo” que foi Premiado pelo governo federal com o Prêmio de Direitos Humanos na categoria “Enfrentamento da Pobreza”, entregue pelo próprio Lula no final de 2010.
Foi premiado pela ONU que a considerou “uma referência de gestão e inclusão social no campo do acesso à água e do direito à segurança alimentar e nutricional das famílias carentes do semiárido”.
Que em entrevista à TV Brasil, em novembro de 2011, Luiz Navarro, secretário-executivo da Controladoria Geral da União (CGU), disse que algumas organizações não governamentais apresentavam mais condições de realizar determinadas ações do que o Estado. Entre os exemplos, afirmou que haviam acabado de avaliar o Programa Um milhão de cisternas, da ASA: “Nossa avaliação é extremamente positiva. Não sei se o Estado teria o mesmo dinamismo para fazer o que essas ONGs têm feito”. Imagine uma empresa!!!
Mais uma informação!! A cisternas de plástico será construída por uma empresa mexicana que instalará no nordeste 4 fabricas exclusivas para fabricação dessa cisternas cujo o custo é mais que o dobro da cisterna de alvenaria.
Todo o recurso que antes era movimentado no mercado local agora será destinado em dobro na mão de poucos empresários.
Gostaria de indicar a matéria da Jornalista, escritora e documentarista Eliane Brum da revista época que relata muito bem a conjuntura desse cenário.
http://revistaepoca.globo.com/Sociedade/eliane-brum/noticia/2011/12/presente-de-dilma-azeda-o-natal-no-semiarido.html
Só critica quem nunca passou sede na vida, quem tem água encanada em casa e quem não sabe a realidade do povo e pior é tão egocentrico que nao consegue enxergar ninguém além de si proprio…
Lamentavelmente, graças a tb gente como esses caras que se afirmam contra as ong´s é que existe os coroneis, existe a industria da seca…
Sinceramente, lamentável são essas pessoas!!!
Olá Maria Fernanda, passa bem viu!
OLHE AS PESSOAS VC VIU ONTEM NAQUELE PROTESTO, ERÃO NA GRANDE MAIORIARA AGRICULTORES/AS QUE DEIXARAM SEUS SÍTIOS E EM MUITOS CASOS SEUS ESTADOS PARA REAFIRMAREM SUA CONFIANÇA NA ASABRASIL E MUITO ALÉM DISSO QUERO DIZER QUE AS PROPOSTAS DAS AÇÕES DA ASA DESENVOLVIDAS NA REGIÃO SEMIÁRIDA DE NOSSO PAÍS, FORAM ELABORADAS COM ELES E PARA ELES…
OUTRA COISA QUE QUERO MIM COLOCAR É SOBRE A CISTERNA DE PLÁSTICO, SAIBA QUE NÃO TEMO UM OLHAR ARREDONDADO PELO PROJETO, A QUESTÃO É QUE TEM DE HAVER UM ESCLARECIMENTO PARA A SOCIEDADE QUE PROJETO É ESSE, TAMOS VENDO AÍ A TRANSPORSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO, JÁ EXISTE LOTE QUE PRECISA SER REFEITO, DE ONDE SAIRÁ ESTE DINHEIRO? A PROPÓSITO AS AÇÕES DA ASA TRATANDO-SE DO USO DO RECURSO PÚBLICO É MUITO BEM PRESTADO CONTA A UNIÃO E AINDA MAIS A SOCIEDADE COMO TODA.
FIQUE A VONTADE, MAS ACHO QUE VOCÊ DEVERIA COMENTAR A FAVOR DA SOCIEDADE E NÃO DE NOSSO RACIOCÍNIO FECHADO E LÓGICO ANTE PRÁTICO.
ABRAÇO FRATERNO.
GILVAN ANJOS
Olá! prezados/as nordestinos e não nordestinos, aos que conhecem e principalmente para aos que não conhecem a nossa luta cotidiana, sou CICERA FRANCO, agricultora familiar e militante Articulação no Semiárido Brasileiro – ASA, quero parabenizar a todas/os companheiras/os do Rio Grande do Norte, que deixaram seus lares neste dia 19 de dezembro de 2011, e foram compartilhar com tantas outras companheiras em Petrolina/Juazeiro, para afirmar que necessitamos da continuidade dessa Articulação no Semiárido Brasileiro – ASA. E dizer para todos esses comentaristas e tantos outros, que não conhecem e nem mesmo nunca sofreram pela falta d’água, e que certamente não tem familiares nessa situação, ou não tem em seus corações uma parte que é de fundamental importância a sensibilidade a comoção! a realidade e a seguinte, vocês sabem o que é não ter água para saciar a cede seus filhos, seus pais ou de você mesmo, foram essas e tantas outras situações que nós do serrado nordestino nós do Semiárido Brasileiro enfrentamos há muitos anos atrás e até hoje passamos por essas situações, logico amenizou bastante. Muitas dessas situações foram sanadas graças a essa belíssima Articulação do Semiárido Brasileiro a ASA, que não está aqui “só para pegar dinheiro do governo” ela foi organiza para socorrer milhares de famílias que vivi em situações de risco que os próprios desconheci as tais, e logico que também trabalhamos com recursos publico e que prestamos contar de tudo que nos é repassado. GESTÃO do recurso publico, que foi comprovada de fato que somos honesto e trabalhamos com responsabilidade, tai o que está incomodando a forma de como executamos esses recurso descentralizado, é principalmente dando autonímia e liberdade para as famílias beneficiarias das cisternas de placas que também é comprovada que essa é a melhor forma de guardar a água da chuva. E tem mais a Articulação no Semiárido Brasileiro – ASA, não só vem trazer a forma de guardar água não, são muitos outros fatores sociais que vem conjunto com esse bem natural para as famílias do Semiárido Brasileiro, a autoestima de nós mulheres, a organização dos fóruns, o controle ambiental, a economia solidaria, o bem estar o controle social que é feito por cada familiar beneficiaria, tudo isso e muitos mais são elementos executado pela Articulação no Semiárido Brasileiro – ASA. Muitas mulheres deixaram de carregar podes de água na cabeça, como depoimentos que temos das mulheres do semiárido, hoje o que resta para elas são desvios da coluna, dores nas articulações por terem carregado na cabeça a quilômetros de distancias pesos e mais pesos de água para saciar a cede de seus familiares, e lavar as roupas e matar a cede dos animais, então é assim que o governo atual nos ver e uma pequena parte da sociedade que não conhecem a nossa realidade, querem mostrar que a melhor forma de trabalhar o controle social e a gestão do recurso publico, e ainda nós dizer que as cisternas de PVC e o melhor! não aceitamos isso! nós mulheres da ASA somos contra a tudo isso que vem acontecendo com a nossa Articulação no Semiárido Brasileiro. Sejam bem vindos ao Semiárido Brasileiro. Obrigado! ASA! depoimento de uma agricultora que não é beneficiaria da cisterna de placas, mas que conhecer as riquezas que a Articulação no Semiárido Brasileiro trás com as cisternas de placas para a vidas das famílias do semiárido Brasileiro.
Como a nossa mídia não da a devida importância aos movimentos sociais e aos pobres,em vez de destacar ou procurar saber o verdadeiro motivo da manifestação, dar destaque a paralisação do trânsito, vamos mídia nacional pare de servir aos ricos do nosso país e promova a vida. Faça como a Asa que está do lado dos camponeses. Faça uma comunicação libertadora e pare de criticar quem verdadeiramente serve ao nosso país.
“Necessitamos de um grande conhecimento só para nos apercebermos da enormidade da nossa ignorância” ..A manifestação foi justamente contra a corrupção, contra a política da seca, a compra de votos no período eleitoeiro…caro dono do blog e outros que o apoiam neste texto, dá uma passadinha bem rápida pelo semiárido, em comunidades rurais e vê lá a cisterninha de placas , chama a família e pergunta, questiona o benefício daquela cisterna para eles….pergunta também o que veio junto com aquela cisterna..tenho certeza que vc vai ficar surpreso (por tua tamanha ignorância), daí depois vc vem e fala. As ações da Articulação no semiárido elevam a autoestima, levam liberdade e cidadania para o semiárido. Se informa e depois tenha a dignidade de vir se retratar…errar uma vez é humano, a gente perdoa!!!!!
esse ato público mostra o tamanho da ASA, e que ela não tem vergonha de ser constituída por ONGs, pq como tem pessoas de todo tipo, tem instituições também (até pq por trás delas existem as pessoas)….vê se alguma ONG corrupta tem coragem de ir às ruas com 15000 pessoas ir de encontro com as atitudes do Governo?? A ASA é séria ..suas Instituições são sérias….o nosso povo é sério, nós respeitamos esse país e sua gente..por isso fomos às ruas pedir respeito…..então não nos coloquem no mesmo saco dessa farinha estragada, dessa farinha suja!!!!!!
A cisterna de PVC quer dizer: P de Porcaria Vem pra Casa..é mais um lixo nas comunidades rurais!!! Serve para fortalecer os grandes empresários, uma única empresa granha a licitação e fornece 350 mil cisternas a 5.000 reais faça as contas….a de placas a 2080 reais, ganha o pedreiro, as cozinheiras dos cursos, os educadores das capacitações, o material de construção local, os jovens que confeccionam as bombas, o Sr que faz as tampas, as placas. É renda pra todo mundo….é trabalho, meu querido.
Idenizado deveria ser o povo do semiárido quando as cisternas de PVC racharem e a água derramar, aí sim a Ministra e a Presidente deveriam idenizar toda essa gente por terem enganado com essa falsa idéia de ter água….