A Articulação do Semiárido (ASA) promoverá na próxima terça-feira (20), a partir das 10h em Juazeiro e Petrolina, um protesto nacional contra a suspensão dos programas de construção de cisternas e de formação e mobilização das comunidades contempladas com esses programas. A previsão é de que algo em torno de 10 mil pessoas participem da momovimento.
Uma caravana de 500 pessoas deve sair do Ceará, na segunda-feira (19), chegando a Petrolina na terça. A partir daí os organizadores também deverão mobilizar as famílias de Juazeiro da Bahia.
Os programas mais conhecidos da ASA são o “Um Milhão de Cisternas (P1MC)” e “Uma Terra e Duas Águas (P1+2)” que ajudaram a transformar o semiárido nordestino a partir da distribuição d’água e contam com apoio governamental e agora estão suspensos. As parcerias com o governo federal foram principalmente através do Ministério do Desenvolvimento Social e MInistério do Desenvolvimento Agrário.
O protesto conta com a participação de famílias rurais assistidas com esses programas e acompanhadas pelas organizações nacionais em todo o semiárido brasileiro.


