|
A Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura (Seagri), responsável pelas ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) no estado da Bahia, realiza desde quarta-feira (14) reuniões de avaliação das atividades de 2011 e divulgação do planejamento da Gerência Regional de Juazeiro para 2012.
O evento, que segue até esta sexta (16), acontece no auditório da Chesf, em Sobradinho (BA), e destaca as principais ações desenvolvidas pela empresa, na região, como os resultados alcançados com o Programa Garantia Safra. De acordo com o gerente regional, Osvaldo Lopes, o Território Sertão do São Francisco, que abrange dez municípios, representou, este ano, 26,05% de todas as Declarações de Aptidão ao Pronaf (Daps) do Estado, inscrevendo mais de 24,7 mil declarações. “É importante salientar a conscientização do agricultor familiar sobre a importância deste documento, pois é através dele que se tem acesso às políticas públicas”, comentou.
Outro dado relevante foi o aumento da utilização da palma adensada, como reserva estratégica para a alimentação animal. Este ano, a EBDA instalou diversas unidades demonstrativas de palma adensada no território, onde foram distribuídas mudas para os agricultores. A empresa também firmou um convênio com a Embrapa para o fornecimento de 12 mil mudas resistentes à cochonilha do carmim (doença que acomete a palma). “Já recebemos metade dessas mudas. A intenção é plantá-las na estação experimental da empresa, em Pilar, para formação de novas mudas que serão, posteriormente, distribuídas aos agricultores familiares”, explicou Lopes.
Em 2011 também foi destaque a produção de mais de 483 mil quilos de mel, através do Programa de Incentivo à Apicultura. De acordo com o técnico Carlos Roberto Ribeiro, os expressivos resultados se devem, em parte, à produção dos municípios de Remanso, com 64 toneladas; Pilão Arcado, com 63; Canudos (61); Casa Nova (62,08); Juazeiro (22,02); Uauá (26); Curaçá (17,24); Sobradinho (11,72) e Sento Sé (858 quilos).
Uma das prioridades para o próximo ano, é o planejamento da Gerência Regional que prevê a prestação de Ater com qualidade para 50 mil agricultores familiares. E a meta, até 2015, é contemplar 200 mil agricultores assistidos, sendo que, para cada técnico, cabe a responsabilidade de assistir a 100 agricultores familiares. (Da Assessoria)
|