A cidade de Bodocó, no Sertão do Araripe, recebeu a aula inaugural do Programa “Pernambuco no Batente”. O programa é fruto da parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, governo do estado (através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos) e da Prefeitura de Bodocó, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, da Mulher e da Igualdade Racial.
O ato contou com a presença do vice-prefeito do município, José Cláudio Albuquerque, representando o prefeito Brivaldo Alves, da coordenadora pedagógica do PE no Batente, Fátima Santos e do coordenador regional do Agreste – da Organização Trajetória Mundial (OTM), Hélio Moreira.
O PE no Batente visa a promover a inclusão socioprodutiva das famílias inscritas no CadÚnico através de atividades que representam os Arranjos Produtivos Locais (APL’s) em 41 municípios do estado. Por ser a terceira maior bacia leiteira do Estado, a cadeia produtiva da pecuária leiteira de Bodocó se fortalece cada vez mais.
Por isso, o processo de capacitação das equipes envolvidas no projeto acontecerá através de atividades teóricas e práticas distribuídas em três módulos, que totalizam 460 horas/aula, nas quais serão expostas aos participantes técnicas como montagem do sistema produtivo, processamento do leite, práticas de higiene, técnicas de produção de queijos, manteigas e bebidas lácteas, entre outras.
O programa terá quatro turmas na zona rural e urbana de Bodocó. Ao todo, 200 pessoas serão beneficiadas diretamente: Cacimba Nova (35); Sítio Massapê (35) e sede (130).


