EPTTC prorroga para o ano que vem mudança de mão na Avenida Guararapes

por Carlos Britto // 15 de dezembro de 2011 às 17:01

Conforme anunciado no mês de novembro pela Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC), algumas avenidas terão seu sentido modificado com o objetivo de proporcionar mais fluidez ao trânsito, além de combater os engarrafamentos nas principais avenidas do centro da cidade.

Para esclarecer sobre essas mudanças, o diretor-presidente da EPTTC, Paulo Valgueiro (foto), reuniu-se na semana passada com empresários e membros da Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) e do Sindicato dos Lojistas (Sindilojas). O encontro serviu também para que ele ouvisse as reivindicações e sugestões dos representantes do comércio local.

No projeto, apresentado pelo diretor-presidente aos membros do CDL e Sindilojas, a Avenida Guararapes, em Petrolina, passará a ser mão única, do sentido Viaduto Barranqueiro ao Monumento da Integração. Para os veículos que circulam no sentido contrário, a EPTTC modificará o trânsito de algumas vias paralelas, como por exemplo, a Avenida Antonio Santana Filho – que hoje é sentido duplo – passará a ter sentido único (da Monsenhor Ângelo Sampaio à Joaquim Nabuco), assim como as Ruas Coronel Amorim e Souza Júnior, e Avenida Fernando Góes, que também terão o trânsito alterado, acabando com a mão inglesa na altura da Praça do Peixe.

Na reunião, ficou ainda definido que a implementação das alterações que se dariam este mês só começarão em janeiro de 2012, após o período natalino, onde o Centro está mais agitado com as pessoas que procuram o comércio local para as compras. Ainda ficou definida a proibição do trânsito de caminhões no período de 6h às 19h, nas ruas centrais, melhorando ainda mais o trânsito nessas vias, ficando permitida apenas a carga e descarga nos demais horários com veículos de até 4.000 Kg.

De acordo com o Paulo Valgueiro, a mudança na Avenida Guararapes é resultado de um estudo do fluxo de veículos no Centro de Petrolina, que demonstrou a necessidade em tornar a avenida mão única pelo grande número de veículos que ali trafegam. “Quando a avenida foi projetada, Petrolina tinha em torno de 2 mil veículos, hoje temos 83 mil veículos registrados na cidade. Destes, 42 mil motos e, pelas nossas estatísticas, há mais 15 mil veículos de outras cidades circulando em Petrolina. Precisamos fazer essas adequações exatamente para dar mais trafegabilidade aos veículos que transitam aqui no Centro da cidade”, explicou. (Com informações da Ascom PMP)

EPTTC prorroga para o ano que vem mudança de mão na Avenida Guararapes

  1. Ópaió disse:

    Esparo q pelo menos o primeiro mes so informe e nao va logo multando.como eles adoram .

  2. Paulo henrique disse:

    Enquanto isto, poderia corrigir o absurdo que acontece na Avenida das Nações, na lateral da praça “Academia da Cidade”, entre as Ruas Santos Dumont (KM.2) e a Rua dos Prazeres no bairro Gercino Coelho.
    Por falta de Sinalização e Educação, muitos motoristas cruzam as duas pistas desreipeitosamente, gerando acidentes e confusões constantes, pois muitos não sabem quem está com a razão, por falta da SINALIZAÇÃO no LOCAL.

  3. FabioPorto disse:

    Sinceramente acho que vai ficar um caos maior. Os ônibus que passam pelo centro vindos do que sobrou do ponto final irão entra pela rua Souza Junior, estreira por ter estacionamento nos dois lados e com riscos de acidentes pela loucrua de alguns motoristas de ônibus da cidade. o fluxo nas ruas que terão o sentido modificado ou tornadas mãos únicas, a exceção da Guararapes qu eé larga, ficará intenso.
    O que se deveria fazer era apenas retirar as vagas de estacionamento da Guararapes.

  4. fernando pereira disse:

    isso não vai dar certo,imagine o fluxo na rua antonio santana filho no horario de saida dos alunos do auxiliadora,como tambem quem vai para Juazeiro e ter que passar todos pelo centro,vai ser o maior engarrafamento,acho melhor não ficarem inventando para não complicar o trabalho das pessoas.

    1. Maria disse:

      Concordo plenamente!
      A Rua Santana Filho em época escolar é um caos, principalmente quando estacionam os veículos, fica um terror!
      O único jeito é deixar os carros em casa, vendê-los e exigir a melhoria do transporte coletivo através de vans e ônibus, pois Petrolina não tem estrutura para tanto veículos.
      É cada idéia que essa prefeitura tem, pelo amor de Deus!

  5. Watergate disse:

    Arregou!

  6. Ricardo disse:

    Penso que as coisas acontecem em Petrolina sem o devido esclarecimento à população, como por exemplo a nova Zona Azul (que sequer estão dando um comprovante). Gostaria mesmo é que dessem um jeito na Honorato Viana pois ninguém suporta tanto barulho dos caminhões, principalmente a noite. Creio que a construção de passarelas ajudaria na à travessia dos pedestres e a retirada das lombadas minimizaria o barulho das “freiadas” que são ensurdecedoras!

  7. higor disse:

    oi esses engenheiro de petrolina …..esperem oltros erros como muitos qui já existe na cidade

  8. COM A CABEÇA EM DORMENTES disse:

    Paulinho essa intervenção não vai dar certo!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Você está com seus pensamentos voltados para Dormentes vc acha que Josimara vai ganhar a eleição. ESTÁ ENGANADO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  9. Cida disse:

    Concordo com todos os comentarios, essas mudanças só vão piorar as coisas, não tem lógica mudar o transito de uma avenida para ruas residenciais, vão aumentar o numero de acidentes, com certeza se tirasse os estacionamentos da avenida melhoraria sem precisar alterar para ruas residenciais. Que pena que Dr. julio teve uma oportunidade de ouro mas não estar sabendo aproveitar, pois seus secretarios e afins só fazem coisas erradas. O jeito é esperar a mudança até petrolinenses é rezar para superar esse transito a cada dia pior.Obs:Esse engenheiro de transito é da mesma faculdade da arquiteta das praças?

  10. Naja disse:

    já temos 86 mil veículos, foram os veículos que petrolinenses registram em juazeiro que deve chegar a mais de 10.000, bem como de parte da frota da cidade vizinha que trafegam pelas ruas e avenidas de nossa cidade. Com isso o número de veículos que transitam em Petrolina supera facilmente os 100.000.

  11. Francesco disse:

    excelente a mudança, agora precisa a prefeitura requalificar a Av Fernando Goes, trocado todo piso asfáltico por um novo, com sinalização horizontal e vertical bem feita para ter capacidade de receber parte do fluxo da Av. Monsenhor com destino ao centro. Outro problema que vai ter que resolver será retirada de parte da praça do monumento da integração, pois ali a av Guarapes se afunila, e duas mãos transformam-se em uma.

  12. De cócora com ele (o sapo) disse:

    Poderá melhorar sim, contanto que sejam alterados os estacionamentos do centro da cidade, da Av. Guararapes, todas suas perpendiculares e paralelas, que se coloquem semáforos em todos os cruzamentos e que se invertam as vias da Mons. Ângelo Sampaio até o cruzamento com a integração na G Barbosa. Exatamente aí se deve construir um monumento em homenagem à equipe Júlio Lóssio e denominá-lo Monumento à Besteira, já que o outro na verdade chama-se Monumento da Integração. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  13. Aquiles disse:

    Ainda não vi um motivo para a interdição daquele retorno ao lado do G Barbosa. Esse secretário está totalmente desorientado..

  14. Francisco Cavalcanti disse:

    Pode até ser uma excelente idéia, contanto que se tire a saída dos alunos do colégio Nossa Senhora Auxiliadora, da Rua Antonio Santana Filho, pois nos horários de saídas dos alunos o fluxo de veículos fica intenso, quase impraticável se passar por essa rua, e os pais não respeitam, pois estacionam os veículos de todas as formas.

  15. sem comentários disse:

    Essa interdição que fizeram ao lado do GBarbosa pode sim é causar mais acidentes, porque ao perceberem que o trecho tá interditado os motoristas aceleram com raiva, não param na faixa o que pode acarretar em mais acidentes.
    Já sobre a mudança proposta na matéria, provavelmente vai congestionar próximo ao Auxiliadora, porque já acontece hoje como não vai ficar depois dessa mudança? Não precisa ser muito inteligente para prevê…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Ao observar essa emblemática fotografia, com personalidades que fazem a história de Petrolina, me vem a lembrança do nosso Carlinhos…