Até fevereiro de 2012, a Universidade de Pernambuco (UPE) vai realizar concurso público para professores. Segundo o reitor Carlos Calado, serão oferecidas no mínimo 160 vagas, embora o quantitativo final ainda não esteja definido. A última seleção foi realizada há quatro anos e não preencheu todo o quadro profissional. Os cursos do interior são os mais prejudicados com a carência de professores.
A partir do próximo ano, o salário dos professores com doutorado, que optarem pelo vínculo único com a UPE, será de R$ 7.986,25. Já os mestres, sob as mesmas condições, receberão R$ 5.380,70. Dos 921 professores da instituição, atualmente, apenas 15% têm dedicação exclusiva. “Até 2014, essa porcentagem poderá aumentar em até 35%”, estimou o reitor da universidade.
Os professores contratados vão suprir a carência, principalmente, nas unidades do interior. Nas cidades de Caruaru e Garanhuns, no Agreste, e Salgueiro, Arcoverde e Petrolina, no Sertão. “À medida em que os professores concursados forem assumindo os cargos, vamos encerrar os contratos com os que entraram através da seleção simplificada”, explicou o reitor da UPE.


