Em seu terceiro ano consecutivo, o Sistema de Avaliação Educacional de Juazeiro (SAEJ) traça um perfil completo da Rede Municipal de Ensino, fornecendo dados e informações que embasam o processo de reflexão sobre a política pedagógica do município.
A Secretaria de Educação e Esportes entregou na última semana o Boletim de Resultados do SAEJ 2011 aos gestores escolares, com os diagnósticos por unidade de ensino, turma e aluno. O panorama traçado por esta avaliação externa chegará aos pais esta semana, quando será realizada uma análise dos níveis de aprendizagem pela equipe gestora e comunidade escolar.
Segundo o diretor de Dados Educacionais, Avaliação e Estatística, Edmundo Herculano, a avaliação externa é complementar a avaliação interna. “Uma é realizada pelo professor, voltada ao desenvolvimento contínuo do ensino-aprendizagem. A outra avalia o desempenho de um sistema educacional em larga escala, identificando os estágios de aprendizagem, e detectando a distância ou proximidade entre o que é ensino, e o que ele deve ser”, analisa Edmundo. Nesta perspectiva, o diretor explica que o SAEJ tem por objetivo auxiliar no (re)planejamento de ações, visando a qualidade da educação.
De acordo com o titular da pasta, Clériston Andrade, todos que receberem o boletim da avaliação deverão estudá-lo minuciosamente, procurando compreender os estágios em que se encontram os alunos. “A equipe gestora de cada escola já está com o boletim em mãos. Os pais e alunos também terão acesso e todos juntos trabalharemos na superação das dificuldades que ainda restam”, afirma, confiante.
O SAEJ verifica anualmente o desempenho nas áreas do conhecimento de Língua Portuguesa e Matemática, por meio da aplicação de testes cognitivos. Foi instituído em 2009 pelo atual governo, e desde que foi criado tem avaliado todos os anos/séries do Ensino Fundamental, diagnosticando o desempenho dos estudantes nas habilidades e competências consideradas fundamentais para seu sucesso escolar. Este ano a avaliação foi realizada em 95 escolas municipais, que possuem alunos matriculados do 1º ano a 8ª série, e mais de 20 mil estudantes fizeram os testes durante o mês de novembro. A correção das folhas de respostas foi computada por meio de leitura óptica. (Da Ascom PMJ)


