“O novo mapa do turismo internacional tem nos sertões da Bahia e Pernambuco uma grata surpresa com a integração dos destinos turísticos das praias nordestinas ao enoturismo do vinho tropical, dos deliciosos frisantes e espumantes do Vale do São Francisco”. Foi assim que o narrador e apresentador esportivo da Rede Globo, Galvão Bueno, definiu a região, após um passeio pelo rio São Francisco a bordo do Vapor do Vinho.
Depois de embarcar no porto do Periquito, próximo a barragem de Sobradinho (BA), uma das mais importantes obras do sistema de geração de energia elétrica do País, o apresentador se impressionou com a passagem do Vapor do Vinho pela eclusa, uma espécie de elevador de água que conduz a embarcação do leito do rio até o nível do lago de Sobradinho, o maior da América Latina, em plena caatinga nordestina.
No percurso de uma hora e meia até a fazenda Fortaleza (produtora de frutas), já no município de Casa Nova (BA), o clima na embarcação, com capacidade para 50 pessoas, era de pura alegria e descontração com música ao vivo e degustação de vinhos e espumantes, devidamente harmonizados com a culinária típica local.
Segundo o gerente da Unidade Sebrae Sertão do São Francisco, Rodrigo Almeida, a visita de Galvão Bueno representa uma grande oportunidade para impulso à divulgação da Rota do Vinho Vale do São Francisco.
“Nossa Rota, que une os municípios pernambucanos de Petrolina, Lagoa Grande, Santa Maria e Orocó, aos baianos, Juazeiro, Sobradinho, Casa Nova e Curaçá, possui um foco internacional único por peculiaridades, a exemplo da produção do vinho tropical, de duas safras e meia anuais de uvas e de vinhos todos os dias do ano. Temos uma boa oferta de transportes com mais companhias aéreas, melhorias de ampliação da rede hoteleira e aprimoramento dos receptivos nas sete vinícolas, que juntas produzem anualmente 08 milhões de litros de vinhos finos”, completou Rodrigo Almeida.
Parceria
A parada seguinte foi na vinícola Ouro Verde (produtos Terra Nova), um verdadeiro complexo enoturístico com 200 hectares implantados de uvas viníferas e a produção anual de 2,5 milhões de litros de vinhos, que movimenta R$ 25 milhões/ano – 10 % destes com a exportação para países como Alemanha, França e Inglaterra. Na vinícola, Galvão Bueno visitou os vinhedos, conheceu as etapas do processo produtivo, a sala de degustação e compras – um moderno centro com uma variedade enorme de vinhos, acessórios e cosméticos à base de uva.
Para Eurico Benedetti, um dos diretores da Ouro Verde e principal responsável pela visita de Galvão Bueno, a iniciativa reforça ainda mais a parceria do apresentador esportivo com o Miolo Wine Group, que produz inclusive o vinho Bueno Paralelo 31, desde agosto de 2010. “Estamos muito contentes com os investimentos realizados no Vale. O Vapor do Vinho tem nos garantido uma visita, em média, de 2 mil turistas por mês. Pretendemos ampliar as estruturas duplicando a área de plantio até 2020, além da construção, em breve, de um restaurante. Galvão precisava ver isso de perto”, concluiu Benedetti.



Com direito de ter até papagaio de pirata…
que otimo, nosso vale é muito bunito mesmo, e encanta ate os mais diferentes gostos;;
ENCANTA ATÉ MAIS OS DIFERENTES BOLSOS, ACHO Q VC QUER DIZER ISSO É MAIS UM QUE VEM SUGAR.A RIQUEZA DO VALE ISSO SIM.
Galvão Bueno, deve tá interessado em comprar ou se não já comprou uma fazenda de vinho aqui no vale, tenho certeza q de graça ele não veio. vai ser mais um q vai tirar o dinheiro grosso é deixar o minimo pra pobreza do vale.agente precisa mesmo é q os políticos daqui incentivem a produção agrícola familiar. por que não abrir cooperativas para receber a produção das famílias.isso sim gera renda pra região por que o dinheiro ficava aqui mesmo, mas esses especuladores que vem de fora. pagar um salario minimo pra pobreza trabalhar pra eles, isso é um absurdo FORA GALVÃO.
Para Eurico Benedetti, um dos diretores da Ouro Verde e principal responsável pela visita de Galvão Bueno, a iniciativa reforça ainda mais a parceria do apresentador esportivo com o Miolo Wine Group, que produz inclusive o vinho Bueno Paralelo 31, desde agosto de 2010.ai a verdade vem buscar só o q o vale produz.quanto aos pequenos produtores NADA.
Só mesmo Galvão Bueno que não sabia dessa surpresa!
Gostou tanto que nunca mais volta.
Quem aposta ?
Waltogay, vc é um pilantra que vive sugando a prefeitura e falando mal do prefeito. Se orienta rapaz, deixe pra falar mal desse prefeito quem não precisa dele pra nada, vc é alienado.
e esse leonardo ta fazendo o que aí? Vá trabalhar cabra…
Adorei esse site. Tem muito conteúdo bom aqui. Abraço e sucesso