Conscientizar a população sobre os perigos da Aids e a importância de se prevenir contra a doença. Este foi o objetivo de uma caminhada promovida em parceria entre as Secretarias de Saúde e a de Educação de Casa Nova (BA), no norte do estado, juntamente com o Sindicato dos Trabalhadores e o Grupo Gestor Municipal.
A caminhada saiu da Escola Senador Luiz Viana em direção à Praça da Igreja Matriz. O ato público faz parte da programação do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE). Durante todo o trajeto, pelas principais ruas e avenidas da cidade, os participantes distribuiram camisinhas, bandanas, folders e materiais educativos à comunidade.
A farmacêutica Maria Socorro Cruz explicou que o objetivo do evento é reforçar junto à população a necessidade de se manter alerta quanto à ameaça da doença. “A caminhada é uma forma de lembrar às pessoas que, apesar dos avanços no controle da doença, a Aids ainda é incurável e exige da população uma vigilância diária em relação ao seu contágio. Acreditamos que o esclarecimento e a difusão de informações sobre a doença ainda são as melhores estratégias de ação contra a Aids”, ressaltou.
Maria Socorro lembrou ainda que o Projeto “Saúde e Prevenção nas Escolas” é uma parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde, Educação e o Governo Federal e tem a finalidade de contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde. “A proposta é realizar ações de promoção da saúde sexual e da saúde reprodutiva de adolescentes e jovens, articulando os setores de saúde e de educação. Com isso, espera-se contribuir para a redução da infecção pelo HIV/DST e dos índices de evasão escolar causada pela gravidez na adolescência e juvenil”, destacou.
Já a professora da Escola Municipal Solon Xavier, Deusa Cruz, participa do projeto desde sua implantação no município. Ela diz que os professores são capacitados para trabalhar o tema envolvendo a escola, família e a comunidade. “A adolescência é uma fase de descobertas, o projeto contempla, portanto a população de 10 a 24 anos e trás informações sobre DST/AIDS, doenças sexualmente transmissíveis e gravidez”, informou, destacando que a partir do SPE a escola Solon Xavier desenvolve o projeto “Saúde na Escola, na Família e na Comunidade”, que terá culminância nesta sexta-feira (2), a partir das 8h, com apresentações teatrais, dança, música, e exposição dos trabalhos elaborados pelo alunos. (Com informações/foto Ascom PMCS)



Oi Carlos Britto, sou diretor, ator, produtor, e educador teatral aqui em São Paulo e adoraria fazer um workshop em Casa Nova, não vou cobrar um centavo, pois ja morei nesta cidade e estou indo a passeio cominha familia e só tenho que agradecer a esta cidade tão maravilhosa e que tive momentos felizes ai, se vc puder me ajudar agradeço abraços