Jornalista Luís Nassif: “Censura à moda sertaneja”

por Carlos Britto // 01 de dezembro de 2011 às 10:00

A repercussão provocada pela tentativa da Prefeitura de Petrolina em censurar a imprensa local ganhou o país.

Em artigo no seu Blog, intitulado “Censura à moda sertaneja – Isto é uma vergonha!”, o renomado jornalista Luís Nassif não mediu palavras para lamentar tal atitude, chegando a comparar o fato com governo do ex-presidente Lula. Confiram:

Reiteradas vezes nos deparamos, ao longo do ano de 2010, com críticas ao Governo Federal – e principalmente ao ex-Presidente Lula – de que havia por parte destes uma tentativa de calar a imprensa do Brasil. Na verdade tudo surgiu quando, na Conferência Nacional de Comunicação, realizada no ano anterior em Brasília (fruto das conferências municipais que geraram as conferências estaduais que a gerou), foi aprovada por maioria a tese do “marco regulatório”, que foi encarada pela “grande mídia” como uma tentativa de impor-lhe uma “mordaça”.

Com exceção do Grupo Band, se não me engano, nenhum outro grupo da grande imprensa se fez representar na referida Conferência. Daí surgiu um grande embate do ex-presidente com os setores da mídia, acentuado nos momentos finais da campanha presidencial.

“A verdade é que nós temos nove ou dez famílias que dominam toda a comunicação desse País.”, disse Lula ao Portal Terra, na sua entrevista a Bob Fernandes, no Portal Terra. “A verdade é que você viaja pelo Brasil e você tem duas ou três famílias que são donas dos canais de televisão. E os mesmos são donos das rádios e os mesmos são donos dos jornais.”

Era assim que o ex-presidente via – e com ele muito mais gente – a “grande imprensa” do Brasil. Mas não consta que ele (chamado de “ignorante”, “apedeuta”, “cafona”, “mentiroso”, entre outros adjetivos, e de “anta” por um jornalista que usou tal referência para ganhar dinheiro entre os seus adversários no mundo político com um livro  – “Lula é minha anta” , Diogo Mainardi , Record) tenha, por sua iniciativa ou por meio da Advocacia Geral da União, movido um único processo contra os órgãos de imprensa ou contra seus jornalistas.

Muito ao contrário, na mesma entrevista Lula assim se expressa (os grifos são meus):  “Veja, Bob, você me conhece há muito tempo e sabe o que eu tenho afirmado. Só existe uma possibilidade no meu governo de alguém não ser investigado. É não cometer erro. Se cometer erro, tem de ser investigado. Isso vale para todo mundo. Agora, eu acho que a imprensa presta um papel importante.”

Infelizmente não é assim que pensam políticos “menores” do que Lula – apesar de mais letrados e, por isso, esperava-se melhores conhecedores da Constituição Federal – conforme se depreende da noticia do jornalista Carlos Britto (“Prefeito de Petrolina tenta calar o Blog, mas justiça nega”).

Jornalista Luís Nassif: “Censura à moda sertaneja”

  1. PARABENS aos jornalistas,comentaristas,radialistas e todos da imprensa falada e escrita,por colocarem para o Brasil, o que ocorreu aqui em Petrolina! disse:

    Nos, povo de Petrolina, ficamos felizes, em saber , que com essa reportagem, de repercussao nacional,que o prefeito de Petrolina, agora respeitara a imprensa , a todo custo, quer queira ou nao,pois a CF, reza isto;, e respeitar a toda e qualquer opiniao que seja favoral a verdade dos fatos, doa a quem doer.O papel da imprensa, è relatar os fatos ,a um povo , que anseia pela verdade, e tem direito de ficar inteirado dos mesmos.Que isso que aqui aconteceu, nao se repita nunca mais, em nenhum lugar do nosso pais!.Parabens a imprensa de Petrolina e a todo apoio da imprensa nacional!

  2. Watergate disse:

    Espero que essas atitudes do prefeito e seu time de voley repercutam ainda mais, ate cabeças rolarem, pois tem muita coisa errada nessa historia.
    O quanto antes tirarem esse cara da prefeitura, melhor será para cidade.

    1. moraes disse:

      qual é seu time no voley??

  3. luiz eduardo coelho disse:

    meu caro carlos,
    bom dia!
    recebo, com satisfaçao, a noticia que mais uma vez se faz justiça.
    lembro, que o antigo mdb-lutou pela redemocratizaçao do brasil.
    na ocasiao ,o sen teotonio vilella -que leva o nome do instituto do psdb ,lutou ao lado da abi.
    dr ulises guimaraes,do antigo mdb, fazia a interlocuçao com a ordem dos advogados do brasil.
    a palavra de fundamental era:”liberdade de imprensa”.
    hoje ,lamentavelmente politicos menores rumam na direçao supressao da informaçao e se utilizam apenas de marketing.
    persevere!…, meu caro jornalista.
    a dmocracia precisa de: informaçao,clareza e correçao.
    respeitosamente seu leitor,
    luiz eduardo coelho

  4. Ivan disse:

    Neste Blog, a postagem abaixo “Em discurso na Assembleia, Odacy lamenta decisão de Rufino e critica Ciro Coelho” fiz meu comentário sem antes tomar conhecimento desta matéria postada no Blog do Luís Nassif e percebi que a opinião do Nassif em muito se coadunou com a minhas palavras postadas anteriormente.

  5. Cesar Silva disse:

    Com certeza a imprensa de Petrolina está sofrendo uma perseguição ditatorial e merece nosso apoio, parabenizo o Carlos Britto por não deixar o assunto morrer, vamos a luta.

    Só gostaria de esclarecer que esse artigo publicado acima, não é de Luis Nassif, embora tenha sido postado no blog dele. Este artigoc foi escrito e postado por Antônio Aparecido Barbosa em 30 novembro, no PORTAL LUÍS NASSIF, um portal que abriga artigos de colaboradores.

    Isso não tira o mérito e a importância do texto, mas gostaria que fosse corrigido para fazer justiça ao autor. Aparecido escreveu muito bem e merece nossos aplausos.

  6. R!CARDO RODR!GUES disse:

    O pior é que ele, com isso, aparecerá, em rede nacional qualquer hora dessas, e vai expor seus motivos, e o pior, vai ter babaca que acreditará.

    Mas, parabéns a imprensa petrolinense, que está unida e na luta contra censura.

    1. Cesar Silva disse:

      Mais ou menos unida. Ainda não vi uma reportagem do assunto no Gazzeta nem no novo portal Petrolina1. O que está acontecendo?

  7. R!CARDO RODR!GUES disse:

    É TEM RAZÃO, CÉSAR, NÃO TINHA ATENTADO PARA ESSE FATO… ASSIM COMO A GRANDE RIO TB. NÃO DIVULGA NADA!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários