Facape nega ameaça do MEC sobre oferta dos seus cursos

por Carlos Britto // 26 de novembro de 2011 às 18:18

Em virtude do resultado da avaliação do MEC na qual a Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE) teve nível 2, o Presidente da instituição, professor Rinaldo Remígio enviou ao Blog  a seguinte nota:

“Faz-se necessário deixar claro para a sociedade do sertão do Vale do São Francisco, que a Autarquia Educacional do Vale do São Francisco (AEVSF) não fechará nenhum de seus cursos, nem tampouco irá suspender novas vagas em virtude do resultado adquirido no triênio 2007/2009 do Índice Geral de Cursos do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) divulgado na última sexta-feira (18). O ICG publicado aponta índice 2 para a FACAPE. Queremos ressaltar que este não constitui índice de reprovação de nenhuma Instituição de Ensino Superior, sendo o mesmo um composto da nota final do MEC-INEP.

Frisamos ainda que as autarquias municipais estão subordinadas ao Conselho Estadual de Educação, no caso da nossa instituição, de Pernambuco. O MEC recebe informações através de questionários eletrônicos; a FACAPE não tem nenhum registro de visita de auditores do MEC desde 2008/2009, no entanto recebe membros do CEE/PE que buscam a renovação, credenciamento de cursos e novos cursos. É este órgão também que permite a realização de cursos de Pós-Graduação das Autarquias, o exemplo é que estamos com seis (6) cursos de pós na área de gestão.

Não podemos aceitar que veículos de nossa cidade e região tentem de alguma forma macular o nome de uma instituição que tem, ao longo dos seus 35 anos de existência, formado profissionais nas mais diversas áreas de atuação; de gestor de empresas a governantes de municípios, a legisladores e altos executivos. É importante informar que temos compromisso com a qualidade de ensino, temos enquanto Instituição de Ensino Superior responsabilidade social disponibilizando programa de bolsas integrais e parciais criadas por Lei Municipal, oportunizando a alunos de escolas públicas ingressarem no ensino superior. Aderimos recentemente ao Programa Universidade Para Todos de Pernambuco (PROUPE) dispondo de 478 vagas de bolsas parciais na FACAPE.

Destarte, agradecemos a compreensão de todos que estão desde o início dispostos a defender a verdade, levando à frente o compromisso de ajudar a formar recursos humanos de talento nas instalações da nossa faculdade.”

Prof. Me. Rinaldo Remígio Mendes

Presidente AEVSF/FACAPE

Facape nega ameaça do MEC sobre oferta dos seus cursos

  1. estudante disse:

    Se a FACAPE que, é uma instituição que tem um nome a zelar, e tem um tal de professor …., pode fechar o curso de contabilidade.
    Só tenho a lamentar pelo nome desta instituição.
    Aos dirigentes! Atitude! Tome uma posição com esse tipinho de professor!!!!!!

  2. Lucas disse:

    Acredito que quanto mais instituições de ensino melhor para o município, melhor para as pessoas, mas não poderemos também fechar os olhos diante do que se apresenta, pois bem a FACAPE foi ranqueada com uma das 100 piores faculdades do Brasil, conforme publicação da revista EXAME, ela só aparece lá na relação, se não me engando FACULDADE DE CIENCIAS SOCIAIS DE PETROLINA, só pode ser a FACAPE, no mais, só coloquei essa informação para que a Faculdade MELHORE, que der continuidade para sair dessa posição.

    http://exame.abril.com.br/carreira/guia-de-faculdades/noticias/as-100-melhores-e-piores-instituicoes-de-ensino-superior-do-brasil?page=10&slug_name=as-100-melhores-e-piores-instituicoes-de-ensino-superior-do-brasil

  3. Mercedes disse:

    Enquanto existir essa forma de contratação de professores que eles fazem na FACAPE, professores que não tem carreira de professor, mas sim são colocados lá por “alguém” pra “ministrar aulas”. Por exemplo alguns professores que ainda são alunos no curso de direito etc… como é essa relação de ser aluno de graduação e professor ao mesmo tempo… Se pelo menos fosse de mestrado ou doutorado ainda vai… Agora fizeram um edital de seleção pra doutores,,, será que irão “passar” quem…..
    Vamos aguardar as próximas notas do ENAD pra ver como será….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários