O representante da Fundação Banco de Olhos do Vale do São Francisco rebate, neste artigo enviado à imprensa, as críticas feitas pelo deputado estadual Odacy Amorim (PT), o qual acusa o prefeito Júlio Lóssio de ter comprado também um terreno para a construção da sede da entidade a preço menor do que valia, e a mesma ainda não foi construída:
Confiram:
Estamos acompanhando, nos últimos dias, as declarações estapafúrdias, desesperadas e levianas do ex-Prefeito Odacy Amorim a respeito da Fundação Banco de Olhos Vale do São Francisco, que adquiriu terreno, em processo licitatório organizado e concluído em sua administração. Ao que entendemos, ele está envolto em várias denúncias de desmandos ou improbidade em sua administração e, desesperadamente, tenta macular a imagem de outras pessoas para tentar desviar a atenção de sua própria conduta.
Age com tamanha irresponsabilidade, que não se apercebe que apenas piora sua própria situação, uma vez que, SE SUAS DECLARAÇÕES TIVESSEM ALGUM FUNDAMENTO, seria ELE O CULPADO, já que o processo de avaliação e venda do terreno aconteceu em sua administração e qualquer desvio seria de sua inteira responsabilidade e conhecimento. Nos resta imaginar que: ou ele está faltando com a verdade, o que não imaginamos ser defeso aos políticos, ou ELE NÃO TEM VOCAÇÃO PARA EXERCER CARGOS PÚBLICOS, pois não cuida dos assuntos mais basilares da Administração Pública, que seria zelar pelos princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
Para restabelecer a verdade, precisamos informar a população de Petrolina, conforme segue:
1. Dr. Júlio Lóssio não preside mais e nem presidia a Fundação à época da licitação. QUALQUER DECLARAÇÃO EM CONTRÁRIO É FALSA;
2. Dr. Joseilton Saraiva preside a Fundação Banco de Olhos e presta anualmente contas de suas ações ao Ministério Público, não agindo com subterfúgios de qualquer tipo em suas ações;
3. A Fundação Banco de Olhos presta relevantes serviços à população petrolinense, já estando edificado no terreno em questão o CRV, escola para pessoas cegas e o COP, Centro Ótico Popular. Ainda não foi edificado o Hospital Oftalmológico, por estarmos aguardando as devidas autorizações, uma vez que SÓ TRABALHAMOS DENTRO DA LEGALIDADE;
4. O fortalecimento do polo Médico, com a doação de terrenos, foi idealizada na gestão do então Prefeito Fernando Bezerra Coelho, que assinou o protocolo de intenções para as doação de terrenos a entidades da área de saúde;
5. Entretanto, diferentemente do terreno doado ao Hospital Memorial de Petrolina, que realmente pertencia ao Município, o outro terreno a que alude o ex-prefeito Odacy Amorim PERTENCIA A UNIÃO e, assim, não ser doado pela municipalidade;
6. Diante desta realidade, foi encaminhado processo ao Serviço de Patrimônio da União – SPU, órgão do Ministério do Planejamento, ensejando a solução do problema;
7. Como resultado da solicitação a SPU, o Ministro Guido Mântega emitiu a Portaria nº 155/2004, na qual autorizada a cessão ao Município com objetivo de alienar (vender) o terreno, em vez de doá-lo, como pensou o então prefeito da época.
8. Com base nos limites ditados pela Portaria Ministerial, o ex-prefeito Fernando Bezerra Coelho enviou nova lei à Câmara Municipal em 2006, onde foi aprovada a alienação do terreno;
9. Uma vez autorizado pelo Ministério do Planejamento e aprovada a nova lei pela Câmara Municipal, o já prefeito Odacy Amorim designou engenheiros para avaliar o valor mínimo para alienação do terreno e abriu processo licitatório do tipo Concorrência, tudo de modo totalmente diverso do procedimento irregular que ele (Odacy Amorim) realizou na venda do terreno à Moura Empreendimentos.
10. A Fundação, que detinha as condições preconizadas pela Portaria Ministerial, foi vencedora do certame e RECOLHEU AOS COFRES DO MUNICÍPIO O VALOR DEFINIDO PELA EQUIPE DO EX-PREFEITO ODACY AMORIM, concluindo suas obrigações enquanto licitante.
11. Recentemente, o Ministério Público Federal abriu procedimentos para investigar a venda de um terreno à Moura Empreendimentos, e efetivada na gestão de Odacy Amorim, sem a devida autorização prévia da União, real dona do terreno, localizado defronte ao River Shopping, na Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio.
12. Diferentemente do que quer ressaltar o ex-prefeito Odacy Amorim, não é o valor que está sendo questionado agora, já que fora feita avaliação por engenheiros, mas O FATO DE O MESMO TER VENDIDO ALGO QUE NÃO LHE PERTENCIA, algo inimaginável, mas que o ex-prefeito parece achar natural. Ora, como pode estar certo alguém vender um imóvel que não lhe pertencia, sem autorização, por mais nobre que seja a causa?
13. Como não há desculpa plausível para os erros do ex-Prefeito Odacy, ele tenta desesperadamente colocar um processo legítimo em questão, para desviar a atenção do publico.
Mas, certamente, a população petrolinense é inteligente e consegue enxergar a verdade agora posta.
Agradecemos a atenção de todos.
Atenciosamente,
Rafael Cavalcanti/Fundação Banco de Olhos VSF



Então, usava ou usa outros para administrar a FUNDAÇÃO BANCO DE OLHOS, é isso!? Pq antes das eleições só se via as funcionárias do banco o chamando de chefe… Pq seria!?
Quem tem boca diz o que quer. E, muitas vezes cría situações:
Veja que interessante:
1- Antigamente quem ía a público dar explicações era o secretario de comunicação da prefeitura.
Na tentativa de intimidar, e posar de certo, o Prefeito Júlio manda um Advogado da Prefeitura responder em nome do Banco de Olhos e diz que ele não faz mais parte da instituição.
2- Odacy não nega que vendeu o terreno. Também não fez uso, para sí, do dinheiro.
O dinheiro ficou na conta da Prefeitura, se não compraram as ambulâncias devolvam ao dono e tudo certo.
3- Seria ridículo se ele tivesse feito uso do dinheiro, MAS ISSO NÃO ACONTECEU !
4- Não é denigrindo Odacy que você será re-eleito Dr. Júlio. A sua gestão está 100 % desnorteada.
Está satisfeito agora seu Odacy,perdeu a oportunidade de ficar calado.
Parece que acertaram também no carcanhar de Aquiles!
Cada justificativa mais imbecil do que a outra. Esta história de ONG, Fundação e outros camuflados têm sido o grande filão da malandragem.
Banco de Olhos, Igreja Renascer ou seja lá o que for, não deixa de evitar a denominação de malandragem. Se foi agora, antes ou mais antes ainda, não dá lisura ao fato, por muito que se busque oficializar as vendas. Se é da União, se passou ou ainda vai passar de volta para o município não altera em nada o resultado para quem comprou. Se o fulano não é mais presidente da fundação, não era prefeito quando comprou também não altera a moral da história.
O importante é que todo mundo quer se dar bem com o bem público, enquanto o povão continua se lascando. Deixem de ser imbecís e devolvam o que é do povo para o povo.
Concordo com você!
Acho que deve devolver o terreno que Odacy vendeu e devem devolver também o que o Dr. Júlio comprou barato.
Vamos ficar de Olho !!!
Primeiramente parabenizo o advgado Rafael Cavalcanti pela disposição em esclarecer tudo o que está ocorrendo no que se refere a polêmica em questão.
O que estou vendo aqui é um ex-prefeito acuado pelas acusações de irregularidades em sua gestão e como defesa está “atirando para todos os lados”. Pq conforme pudemos observar é que não há nada de ilegal que macule a fundação banco de olhos, pelo contrario, somente há o que parabenizar a instituição pelo belíssimo trabalho.
De quem é essa estratégia de Marketing de colocar um Advogado para se comunicar com a imprensa ????
Na gestão atual a única coisa que não se deixa a desejar é o Marketing Político.
Isso está sendo feito da melhor forma.
Nesse caso, quem deveria dar explicações junto aos veículos de comunicação era uma assessoria de imprensa e não um advogado.
Como trabalho com isso, ( Marketing político ) reconheço que a presença de um advogado em um caso tão delicado desse demonstra mais credibilidade.
Apesar de que nessa situação Não convence.!
Ja vimos outros casos em Petrolina envolvendo Prefeitos e Terrenos, naquela época era mais fácil as pessoas aceitarem, pois os prefeitos trabalhavam muito, faziam grandes Obras e isso desviava a atenção da população para coisas menores.
Hoje, a população assiste a um descaso administrativo e presta bem atenção aos escândalos que vão surgindo.
Odacy aproveita e se explica, de onde você tirou o dinheiro para comprar uma casa que, com o salário de Prefeito não dava para pagar nem o aluguel?
Boa a jusntificativa do senhor Rafael!!!!! Em Petrolina sempre fizeram as coisa de forma errada agora tenteam atingir uma entidade que só faz o bem a comujnidade petrolinenese Odacy deixa de procurar chifres da cebela de cabelo para tentar se esconder de tantos erros de su Ad.
Acho que com essa acusação Odacy poderá até não ser eleito Prefeito de Petrolina mas, pelo menos, em seus dois anos, deixou de lembrança algumas coisinhas:
-Hospital de Traumas
-Biblioteca da Facape
-Praça da Sementeira e Academia das cidades
-Ruas asfaltadas no centro e nos bairros
-Restauração da praça Souza Filho e acessibilidade
-Avenida da cohab Massagano
-e outras mais…
E Dr. Júlio, também não será eleito e deixará o que de lembrança ??????
A praça Auxiliadora ?
Como é que da noite para o dia, uma unidade de saúde intitulada POVO FELIZ, vira o INSTITUTO POVO FELIZ, estranho né?. e a Ponte FM é uma rádio comunitária? como surgiram e os recursos? ela sendo usada politicamente para lhe favorecer, nao é merecedora de investigação?
cade vez mais me decepciono com os políticos,vão prucurar o que fazer,e olha que tem muita coisa a fazer!!
Memória ruim a de Odacy
Mas eles não tem culpa não. A culpa é nossa que votamos neles.
Muito bonito , se aproveitando da coisa pública para benefício próprio, e depois quer posar de santo junto com o Sr. Odacy,
Odacy e Julio vcs sao farinha do mesmo saco,fora, os dois petrolina agradece.
Odacy é como lula, não tem jeito quanto mais batem mais o homem cresce.
ODACY FOI O MAIOR GESTOR QUE ESSA CIDADE JÁ CONHECEU,
ESSA É A VERDADE, QUEM ESTÁ DESESPERADO É O ATUAL PREFEITO QUE PATINA EM BAIXOS ÍNDICES DE APROVAÇÃO.
Odacy precisa explicar a origem de seu patrimônio incoerente com o salario de prefeito.
Petrolina sabe que a fundação, dentro das suas possibilidades, realiza um bom trabalho com os que dela necessita. Mas, o ex-prefeito, como forma de desviar o foco, é capaz de falar inverdades e cometer acusações infundadas.
Deixo, de outro modo, o questionamento:
Odacy, é verdade que nos últimos dias do governo você assinou alguns escrituras públicas junto ao Cartório de Imóvel local? O Ministério Público, Tribunal de Contas e afins deveria oficiar o Cartório de Registro de Imóveis, para que indicasse todas os imóveis transferidos da municipalidade no ano das eleições (antes e depois do pleito) e para quem!
Só basta voltarmos um pouco no tempo e lembrar da declaração de imposto de renda que o Sr., Odacy, forneceu ao Justiça Eleitoral
Boa explicação. Com a palavra Odacy. Agora se ele fizer uma tréplica tem que rebater ou confirmar cada ponto citado aqui. Isso é o que importa.
Seria o terreno citado acima o terreno que hoje é o hotel ibis? caso esse que ja foi noticiado inclusive no diario de pernambuco?
Eh senhor Odacyr, parece que ninguem cai mais nos seus contos pra boi dormir nao.
Explique-se e pare de tentar confundir o povo falando de instituiçoes serias.
Bebeto nunca mais apareceu neste blog!
E o Deputado Gonzaga anda meio afastado?
Ele antes dizia que não queria negócio com FBC nem pra ir pro Céu. Certamente um lugar melhor do que o Céu poderá surgir como objetivo para fazê-los parceiros.
Eu acredito que Dr. não fazia nem faz parte da fundação Banco de Olhos;
Eu acredito que esse Advogado é o que realmente administra o banco de Olhos;
Eu acredito como Xuca em Duendes;
Eu acredito em Papai Noel;
Eu acredito na serpente do Velho Chico que mora na ilha do fogo.
Isso é democracia. Uns concordam, outros descordam. Mas, o mais importante é que a verdade está colocada, sem rodeios. Pra mim, não faz diferença se um advogado ou quem quer que seja, venha a público para falar a verdade, o que me preocupa é quando um político, que foi eleito para nos representar na Câmara Estadual, o Sr. Odacy, o qual decepcionou meu voto, mentir deslavadamente sobre tudo. Mas espero que o Pai toque seu coração e ele redima-se dos seus pecados e passe a poder falar a verdade novamente.