Educadores discutem financiamento da educação infantil em Petrolina

por Carlos Britto // 18 de novembro de 2011 às 19:17

Especialistas e educadores de seis municípios do sertão pernambucano e baiano participam de oficina sobre o financiamento da educação infantil nas próximas segunda (21) e terça-feira (22) em Petrolina. O evento acontecerá no JB Hotel, Centro da cidade, das 9h às 17h30 (dia 21) e das 8h30 às 15h (dia 22). 

O grupo tomará como base das atividades e discussões o CAQi ( Custo Aluno Qualidade Inicial), proposta da Campanha Nacional pelo Direito à Educação para o financiamento da educação pública no Brasil.

Devem participar cerca de 30 pessoas, entre representantes de secretarias de educação e desenvolvimento social, sindicatos, conselhos de direitos e de educação, ONGs, creches e pré-escolas dos municípios de Bodocó, Cabrobó, Juazeiro, Parnamirim, Petrolina e Salgueiro.

Um dos destaques da programação são as visitas que os participantes farão a unidades de educação infantil em Juazeiro e Petrolina, na tarde do primeiro dia, segunda-feira, para conhecer a estrutura e o funcionamento de creches e pré-escolas nesses municípios. “Estamos desenvolvendo esse projeto na região desde maio de 2010, com o objetivo de criar um consenso social em torno da ideia e da defesa da educação infantil de qualidade como direito das crianças e das famílias, o que exige investimento público adequado e controle social permanente”, afirma Iracema Nascimento, coordenadora executiva da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, uma das facilitadoras da oficina.

Entre vários outros temas, a oficina ainda discutirá legislação e mecanismos de financiamento educacional no Brasil, como o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), indicadores de qualidade na educação infantil, instâncias de controle social, como os conselhos de educação e do Fundeb, além do novo PNE (Plano Nacional de Educação – PL 8035/10).

Esta será a 5ª oficina realizada pelo Projeto Custo Aluno Qualidade Inicial (CAQi) da Educação Infantil no Sertão, desenvolvido pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, em parceria com a Fundação Abrinq-Save the Children no programa Criança com todos os seus Direitos.

Educadores discutem financiamento da educação infantil em Petrolina

  1. doriam disse:

    Valdecy Alves Alves
    Tem dúvidas sobre os direitos dos professores, sobre a lei do piso do magistério, quer saber desde quando tem direito a 1/3 da jornada para atividade extraclasse é válido, sobre o julgamento do Supremo Tribunas Federal sobre a lei do piso…: http://valdecyalves.blogspot.com/2011/11/pergunta-me-que-te-responderei.html
    Valdecy Alves: Pergunta-me que te Responderei!
    valdecyalves.blogspot.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários