Comissão Pró-emancipação de Izacolândia cada vez mais otimista

por Carlos Britto // 17 de novembro de 2011 às 09:42

Um dos principais articuladores do movimento pela emancipação de Izacolândia, zona rural de Petrolina, Júlio César Monteiro (foto) voltou otimista de Brasília (DF), onde ocorreu na semana uma grande mobilização em prol das emancipações pelo País afora.

Ao Blog ele informou já ter recebido o convite de representantes do Maranhão para comemorar a provável aprovação da lei que regulamenta essas emancipações. Segundo os maranhenses, a influência de José Sarney (PMDB-AC), atual presidente do Senado, fortalece ainda mais as possibilidades de uma aprovação ainda este ano.

Para Augusto César, presidente da União Brasileira que defende as emancipações em todo pais, com o apoio de Sarney, provavelmente até o próximo dia 28 de dezembro a matéria esteja aprovada.

Os emancipacionistas estão tão convictos na vitória que agendaram uma grande comemoração em Vitoria do Mearin (MA) no distrito do Koque , a qual deve reunir todas as representações consideradas importantes nesse processo. Augusto César já convidou toda a comissão pró-emancipação de Izacolândia para o ato festivo.

Comissão Pró-emancipação de Izacolândia cada vez mais otimista

  1. FabioPorto disse:

    Por favor parem com isso. Izaclâncida vai se emancipar pra vier de que? de FPM? Cheio de interesseiros.

  2. Gargamel disse:

    Por que não pedem a anexação a Lagoa Grande, seria muito mais prático e menos dispendioso para os cofres públicos

    Criar município é conversa pra boi dormir, tá todo mundo de olho é no dimdim e nos cargos que vão ser criados.

    Esse pessoal tem que arranjar o que fazer…

  3. Watergate disse:

    Lagoa Grande ja é cidade a força, vem essa rocinha querer ser cidade tambem. cara de pau viu!

  4. Aparecida disse:

    Realmente só o que vemos é gente interessada e interesseira nos recursos que vêm para o município caso seja emancipado, o povo tem que enxergar uma coisa que é; um município como Lagoa Grande pode muito bem se juntar com Izacolândia e tornar-se um SÓ, não tem pra quê dois lugares tão próximos e pertencentes ao mesmo estado querer se EMANCIPAR, só para o bem de uns e outros não que é a maioria. Analisem isso direitinho, pra ver se vale apena.

  5. DEOMIRO SANTOS disse:

    POR QUE DEVEMOS EMANCIPAR E NÃO ANEXAR A LAGOA GRANDE?

    Izaconlândia é um povoado do município de Petrolina que deverá ter na sua área de influência o Distrito de Cristália, o Projeto Bebedouro, os Assentamentos Rurais do Incra, o Povoado de Nova Descoberta que deve lutar para se tornar sede junto com Izacolândia e outros sítios igualmente importante. Bom, na prática a emacipação significa muito para uma região. Hoje, seu o seu pai (PETROLINA) tem que assinar tudo por Izacolandia, já que o povoado não é ninguém ainda perante a lei. Izacolandia é apenas o Povoado de Petrolina. Então, eles, os administradores de Petrolina podem mandar em todas as verbas que vem para Izacolancia e decidir todos os investimentos por Izacolandia.

    Emancipado é como se Izacolandia fizesse 18 anos. Pronto, depois de emancipada vc pode casar no papel, abrir conta em banco, comprar e vender coisas, celebrar convenio, etc. E todo o dinheiro vai ser investido no seu município e não como acontece hoje que Petrolina investe os recursos que cabe a cada morador de Izacolandia na cidade.

    MAS, você também passa a ser responsável pelos seus próprios atos. Até emancipar os salários dos servidores que hoje são pagos em dia pelo Prefeito Julio Lóssio passa ser responsabilidade os novos administradores de Izacolandia ou Nova Descoberta, emancipada a responsabilidade passa a ser do novo município.

    A despesa que os críticos da emancipações são contra é com os administradores: Prefeito, Vice Prefeito e Vereadores – são os perseguidos dos pelos críticos e cegos de plantão.

    Dormentes e Lagoa Grande são exemplos de que as emancipações fazem muito bem a sua gente. Pergunte a um morador dessas duas cidades se eles querem voltar a pertencer a Petrolina ou Santa Maria da Boa Vista? Eles vão dizer um sonoro “NÃO”. Parabéns!!! continuem a luta e conte com o nosso humilde apoio.

  6. cidadão disse:

    O mesmo que tá acontecendo com Izacolândia já aconteceu com Lagoa Grande, lembro como hoje as piadinhas o desrespeito de pessoas que hoje tira proveito do poder público de Lagoa Grande com certesa essas mesmas pessoas que faz piadinhas seram as primeiras a querer se aproveitar, por isso eu digo aqueles que estam á frente, não desistam, pois todos aqueles que lutam por uma sociedade mais justa são os mais criticados por essa menoria que não tem coragem de lutar,mais ficam como carcaras esperando se aproveitar das vitórias da queles que não se cansa de lutar por uma sociedade mais justa e trabalhadora. Parabens por todos aqueles que querem uma izacolandia no mapa como cidade.

  7. Watergate disse:

    Vao trabalhar bando de folgados!

  8. Kerson disse:

    Não vejo com bons olhos esse “boom” de movimentos emancipacionistas que está acontecendo hoje em dia. Primeiro por que muitos distritos não tem a mínima condição de se emancipar, população não quer dizer nada, tem que outras fontes de arrecadação, seja comércio, indústria, agronegócio enfim… Segundo que quem será,realmente, beneficiado? a população ou os “cabeças” dos respectivos movimentos?. Creio que Izacolândia, Claranã(Bodocó), Barra de São Pedro(Ouricuri) entre outras não tenham condições de se tornarem autônomas, visto que são lugares pequenos e sem meios de arrecadação. Já era pra suprimir algumas cidades – que entraram no vagão do trem das emancipações da década de 90, agora querem é se criar mais?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários