
Em visita de trabalho ao Canadá, o assessor de Relações Internacionais do IF-sertão de Pernambuco (IF-Sertão PE), professor Jeziel Júnior da Cruz (foto), firmou convênio de mobilidade acadêmica com o Institut Techonologie Agrolimentaire de St-Haycintbe, na província de Quebec.
A partir do convênio, as duas instituições poderão fazer uma troca de experiências, enviando alunos e professores de lá para cá, e vice-versa.
Para se ter uma ideia, o Instituto Canadense é o mais importante na área do agronegócio e processamento de alimentos de Quebec. Mantido pelo Ministério de Agricultura do Canadá, desenvolve um excelente trabalho de ensino, pesquisa e extensão no setor. Além de diversos cursos relacionados, tem um importante trabalho em agroecologia e energia renovável. Com um total de 3.850 alunos regularmente matriculados, desenvolve diversas atividades no agrobusiness canadense.
“Essa é uma região muito importante do Canadá, semelhante ao Vale do São Francisco. Tenho certeza que essa parceria envolverá não só alunos, mas também nossos professores, e será uma grande parceria. Porém os nossos alunos e professores precisarão estudar francês, que é a língua oficial nessa região”, afirmou Jeziel. Ele acredita que já no segundo semestre de 2012 o IF-Sertão PE deve estar enviando os primeiros alunos e professores para essa mobilidade, como também recebendo os canadenses.



Parabéns amigo Jeziel…
esse é desenrolado, e muito articulado, um grande mestre na area do ensino, faz porque sabe fazer, não é natural de Petrolina mas tem trazido o progresso para esta cidade…
Viajar de graça todo mundo quer.
Não fez mais que a obrigação,
e o mínimo que poderia ser feito para
justificar o gasto público.
Depois de um fim de semana, árduo, contando sexta, sábado e domingo, 28 a 30/10, num curso de atualização em projetos, na UFPE, na volta a Petrolina, no aeroporto dos Guararapes, encontramos um dos nosso ex-alunos do IF, retornando de seu estágio de um ano nos EUA, precisamente na Amazon, empresa de comercialização de frutos provindos do nosso Vale. Esse estágio é fruto já alguns anos atrás entre o IF e a Amazon Fruit Company. E virão mais convênios para nossos alunos e professores. Fazemos mais do que nossa obrigação, fazemos o melhor para esses futuros cidadãos profissionais. Enquanto Gargamel, se esconde nesse nick que lhe cai perfeito, agente do mal, Os smurfs vencem sempre, você e seu Cruel gato. Cresça e apareça, se mostre, infelizmente pessoas como Gargamel sempre existirão. Nosso trabalho continua.
Parabéns irmão……….
O intercambio é uma ferramenta importante para a formação de profissionais nessa aldeia global. O mundo está presente aqui em Petrolina vai depender de muitas iniciativas como essa para a criar um profissional que saiba o que está acontecendo em outras plagas.
Parabéns amigo Jeziel!! Sempre tem as pessoas invejosas a fazer comentários idiotas e bestas. Continue seu trabalho, pois Petrolina precisa que a sua desenvoltura possa criar oportunidades para nossos jovens. Muitas Bençãos de sucesso.
Deus está acima de tudo.
Grande profissional! Homem de muita ética e compromisso com a Educação.
Petrolina e nosso IF Sertão avançam com o seu trabalho. Parabéns colega!
Muito importante essa iniciativa do IF-Sertão. Seria interessante que outras instituições do vale como a Univasf, a Uneb e a UPE se espelhassem no exemplo do IF-Sertão e buscassem parcerias com instituições de destaque no exterior. Enquanto que as melhores universidades norte americanas possuem mais de 20% de alunos estrangeiros, aqui no vale um sotaque estrangeiro ainda é coisa exótica.
Parabéns pelo brilhante trabalho que tem feito Professor Jesiel, a cada dia buscando contribuir com desenvolvimento desta promissora região.
Mas uma vitoria para o IF-Sertão e para nós alunos proporcionando um bagagem cultural, experiência internacional e fluência de mais um idioma. Isso pode fazer a diferença enorme na nossa carreira profissional que está prestes a se iniciar.
Sou fruto dessas parçerias, em breve inciando o estagio da Amazon Produce Network (EUA)…
Parabens professor !!!
Parabéns, prof Jeziel! Mais uma conquista!