O secretário de ordem pública Marcelo Cavalcanti rebateu a crítica em relação à falta de fiscalização em construções de muros em terrenos baldios em Petrolina.
Marcelo explicou que há quatro meses, desde que a determinação foi imposta no município, tem feito um trabalho diário para que seja cumprida a norma. “Tenho uma equipe que diariamente vai às ruas, detectando a falta de muros em terrenos baldios. O proprietário é localizado e orientado a murar o local. Após sete dias o fiscal volta e no caso de não haver sinais de construção, (os donos) são notificados e recebem um prazo de 60 dias para cumprir a determinação. Caso contrário são punidos com multa e até a desapropriação do terreno”, esclareceu.
O secretário disse ainda que até agora já foram emitidas 250 notificações e 70 autos de infração com multa.



É impressionante como esse secretário diz que manda seu pessoal às ruas e eles não vêem tantas ireegularidades. Muros invadindo ruas, terrenos que mais parecem depósitos de lixo ne cadáveres de animais…
A fiscalização ainda é falha.
Existe um terreno baldio na Rua do Concreto , a onde as pessoas jogam lixo, sofá velho lixo, animais mortos. O dono do terreno aandonou, pois lá e um lixão.
O grande problema dessa “fiscalização” é que ela não atinge a todos os infratores. Os grandes empreendedores, donos de loteamentos urbanos, proprietários de muitos terrenos (todos sabem quem são essas pessoas em Petrolina) são também doadores de recursos para campanhas políticas diversas; parceiros de longas datas dos gestores dos órgãos públicos; “amigos” de alguns fiscais e, por isso, não sofrem notificações e muito menos punições. Agora, aqueles que não têm “costas largas”, estes sim, são autuados e penalizados.
O que há, na verdade, é a discriminação do dono do terreno. Se for do time de vôlei da casa, deixa-se prá lá. Se jogar pela equipe adversária, pau-no-lombo. E em sendo assim, tome lixo prá todo lado. É o jeito petrojulense de administrar pelo toma-lá-dá-cá.
Existe um terreno aqui no Km 02 bairro onde moro que a mais de 10 anos vem servindo de lixão, onde são colocados restos de plantas podadas, lixo que não é recolhido pela limpeza pública, restos de material de construção, e todo ano a Prefeitura faz limpeza no mesmo e voltam a jogar lixo de novo voltando a ficar na mesma situação de antes da limpeza poucos meses depois. Isto prova que a “equipe” de fiscalização que o secretario fala não esta tão atuante assim, já que o terreno não é murado e o dono nesses anos todos nunca foi notificado e a Prefeitura sabe disso pois quase todos os anos é feito limpeza nesse terreno pelas máquinas da Prefeitura. Esses terrenos estão localizados na esquina do cruzamento das ruas Rodrigues Leite e Humberto Teixeira e servem de depósito de lixo para a maior parte da comunidade do Km 02.
Eu juro que não queria desviar a seriedade da pauta… Mas alguém já reparou como esse secretário é a cara do Zacarias, dos Trapalhões?
Não acredito! Então essa equipe não andou pelo bairro Gercino Coelho onde dezenas de terrenos estão servindo de depósito de lixo e a maioria deles não tem cequer uma cerca que dirá um muro. Na minha rua tem um terreno que ninguém sabe ao menos quem é o dono, os vizinhos fzeram foi um cercado para colocar animais.
Gabriel, o secretario pelo menos tem a coragem de mostrar a cara. E você porque não aparece, para a gente ver se você parece com alguma coisa! Tenho certeza que seu nome nem é este.
Antes deste secretário, Petrolina nem se houvia falar em Ordem Publica. Era uma festança nas doações de terrenos. Se doava terrenos até sem passar pela câmara. Hoje é bem diferente e isto está indo contra os interesses de alguns que antes, mamavam.
Caro secretário, lamento informar que essa fiscalização ainda não chegou na rua 19 do bairro Vila Eduardo entre os n´meros 70 e 140 (atrás do SENAI). Moradores dessa rua não só jogam lixo COMO ATEIAM FOGO D I A R I A M E N T E . Já entrei em contato duas vezes com sr. Léo na secretaria de ordem pública, e nada foi feito. No dia 21 de setembro desse ano tive que solicitar a vinda da viatura do corpo de bombeiro para solucionar esse fogo, e mesmo assim continuam com a mesma prática.
ESPERO QUE REALMENTE ESSA FISCALIZAÇÃO CHEGUE ATÉ ESSA RUA E AS DEMAIS, VISTO QUE, ESSA SITUAÇÃO É INSUPORTÁVEL, PRINCIPALMENTE QUANDO TEMOS ALÉRGICOS EM CASA.
Porque cada cidadão de petrolina não faz um mutirão de limpeza permanente em sua rua,em praça perto de sua casa,e/ou vai à sec de ordem publica denunciar os terrenos baldio sem serem murados e que estão cheios de lixo. É certo que Pagamos impostos para que cidade esteja limpa,más não
dá para limpar Petrolina toda.Se cada um de nóis varecemos nossa própria calçada petrolina toda estaria limpa.