Daniel, uma lição de vida

por Carlos Britto // 07 de novembro de 2011 às 06:00

Daniel Francisco Coelho da Silva tem 21 anos e nasceu com paralisia cerebral. Só aprendeu a andar depois. Apesar de todos os problemas, o rapaz é muito inteligente. Sua fala difícil é um contraste com o seu sorriso fácil. E franco.

Se inocência tivesse endereço, moraria nele. Seu olhar é doce todo o tempo e só tem o olho de tigre quando está competindo.

Sua garra lhe deu uma grande coleção de medalhas e troféus. Talvez ele nem saiba o tamanho de suas façanhas, mas é campeão brasileiro de atletismo por duas vezes (2009/2010) nas categorias 800 e 1.500 metros.

Daniel é de origem humilde, mas não passa fome nem dificuldade, pois sua família é valente. Gente de fé e de trabalho, mas que ainda deve as passagens dele de outras competições e paga com o cartão de crédito de um amigo da família.

Sem apoio ou patrocínio, Daniel persistiu no sonho de ser um grande atleta treinando com a ajuda de um professor voluntário – Marciano Barros, um abnegado.

Mas, apesar da decepção e do abandono, Daniel já partiu para Guadalajara cheio de esperança e força de vontade para trazer para o seu país, seu estado e sua cidade um lugar de destaque também em um pódio internacional.

Brinquei com ele, dizendo para ele não perder do Argentino (campeão Sul Americano), caso contrário não o deixaríamos entrar mais na cidade. Ele riu à beça. Sua mãe endividou novamente a família e foi levá-lo até São Paulo. Para o México não poderia ir mesmo, mas se recusou a despachar o filho sozinho até lá: “Ele não é uma encomenda, um embrulho, pra gente jogar num avião com a placa de entrega. É amado demais para isso”, me disse ela com voz embargada, não admitindo seguir esse conselho que recebeu.

Só encontrei Daniel na noite que antecedia seu voo. Pude apenas lhe oferecer a promessa de que o Blog faria uma campanha (que escreveremos no próximo post) para ajudá-lo. Ele riu e balançou a cabeça generosamente. Penso mesmo que só dei a ele o que ele, até agora, está cansado de ouvir: promessas.

Saí de lá com o coração apertado, só não mais do que agora, quando escrevo esse texto.

Acredito que um mais um é sempre mais que dois. Se não temos caixa nem gorda conta bancária, unidos poderemos ajudar um pouco. Vamos precisar de todo mundo.

Daqui a pouco lançaremos a campanha do Blog para ajudar Daniel. Sem crítica política e sem mágoa ou rancor. Mas tiraremos do ar imediatamente, se a prefeitura se comprometer em assumir sua parte.

Porque agora aprendemos com Daniel que a simplicidade pode produzir milagres e que a vitória nem sempre é de quem chega primeiro, e sim de quem é melhor como pessoa humana. Como Daniel, quem nem sabe, mas nos faz sentir melhores apenas torcendo por ele.

Daniel, uma lição de vida

  1. GENARIO ALVES disse:

    sou um grande torcedor do daniel,josualdo,justino são exemplo a ser seguido,por tanto faço prgrama de radio pela dormentesfm e passo sempre as imformçõe do blog carlos brito fiz aqui a divulgação de mais uma materia por nosso amigo daniel e conto com a juda dos amigos para que juntos venhamos não só torçer como tambem ajudar dando sua contribuição conte comigo boa sorte daniel você é um grande campeão.que deus te abençoe nessa nova luta de muitas que estão por vir pois acredito que esse é só mais um degrau pra vc. felicidades…..

    1. FabioPorto disse:

      Britto

      Ailton GUimarães já foi contactado para esclarecer porque a Preifeitura não está contribuindo? O rapaz é um valente e está levando o nome da cidade e mesmo assim nã é apoiado.

  2. Pam disse:

    Britto, parabéns pela iniciativa de ajudar o Daniel. Acredito que a boa vontade de todos os querem e vão ajudar, se materializará em bons resultados em Guadalajara.
    Parabéns também aos pais que mesmo diante de muita dificuldade, fazem tudo o que podem para permitir que o filho tenha a chance de ter sucesso na vida.
    “É muito melhor arriscar coisas grandiosas, alcançar triunfos e glórias, mesmo expondo-se a derrota, do que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito, porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.”

    Theodore Roosevelt

  3. Marciano Barros disse:

    Carlos Britto e Equipe, todos os atletas e parceiros da APA está muito feliz por seu empenho junto ao nosso campeão Daniel Coelho e vem aqui parabenizar a todos, e juntos levamos essa força positiva até o México.

    um abraço

  4. Marciano Barros disse:

    O grande fato que mim deixa muito triste é essa falta de apoio da secretaria de esportes junto aos atletas de nossa cidade, em especial ao atletismo, que tantos títulos trazem para nossa região.

  5. FAÇA JUSTIÇA disse:

    AGORA FICA FAZENDO A RADIO DE PODERIO PROPIO

  6. Romario disse:

    ESSA TURMA DEVERIA ESTÁ SEMPRE NA RADIO… POIS HOJE EU VI O QUANTO OS EMPREGADOS DO PREFEITO TRATA SUA COMUNIDADE! DEIXE DE SER APENAS EMPREGADINHOS PAU MANDADO E MOSTREM SERVIÇO JUNTO A COMUNIDADE O PROVO PRECISA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários