O Instituto Regional da Pequeno Agropecuária Apropriada (IRPAA) lançou, a partir das experiências de educação ambiental desenvolvidas no Projeto Recaatingamento com comunidades agropastoris e extrativistas, a cartilha “Educação Ambiental no Semiárido Brasileiro: cuidando da caatinga para preservar a vida”. O material está sendo distribuído nas escolas participantes do projeto nos municípios baianos de Curaçá, Uauá, Canudos, Casa Nova, Sento Sé, Sobradinho e Juazeiro.
A publicação mostra como é possível gerar mudanças na cultura da escola e da comunidade, no que se refere as novas atitudes no cuidado com o meio ambiente. Isso seria feito por meio da educação ambiental realizada de forma interdisciplinar e comprometida com a melhoria da qualidade de vida e a conservação do planeta tTrra.
A cartilha possui 62 páginas e apresenta inicialmente as características do Semiárido Brasileiro, destacando a questão da terra e da agricultura e pecuária adaptada à região, para em seguida tratar da Educação Contextualizada. A cartilha traz apontamentos necessários para a mudança de olhar sobre o lugar onde se vive.(Com informações da Ascom/IRPAA)


