O ministro Fernando Bezerra Coelho viaja nesta quinta-feira (27), acompanhado de representantes do Ministério da Integração Nacional, para Israel e França. A proposta é ver de perto bem sucedidos exemplos de parcerias público-privadas, da tecnologia usada em perímetros irrigados e de gestão de recursos hídricos.
No Kibuttz Haterezim, sede da multinacional Netafim, referência quando o tema é irrigação, serão conhecidos os avanços na técnica de gotejamento, plantação de jojoba e condução das parcerias público-privadas.
Ainda em Tel Aviv, Israel, destaque para as culturas de laranja e limão da Citrus Plantation, empresa com forte presença no mercado europeu e notória pelo uso de estufas e irrigação localizada. O objetivo da comitiva, liderada pelo ministro Fernando Bezerra Coelho, é coletar e trocar experiências que possam ser usadas num amplo programa de irrigação para o semiárido que será anunciado em breve pelo Governo Federal.
A agenda inclui reuniões com o ministro da Indústria e Comércio de Israel, Shalom Simhon, com o vice primeiro ministro de Integração Regional, Silvan Shalom. Na área de infraestrutura hídrica, será realizada visita técnicas a uma usina da Merkorot, responsável pelo fornecimento de água em Israel e expert no quesito dessalinização.
Na França, ocorrerão encontros com diretores do BRL, grupo com mais de 50 anos de experiência no ramo da construção e operação de infraestrutura.



Mas antes disso ele deveria colocar PIPA no interior dos municípios de PE e região do São Francisco! FBC deveria fazer isso que é o mínimo!
Espero que venha algo de muito significativo, por que de conversa o povo ja está cheio…
O que grande exemplo, mesmo com tanto conhecimento, Fernando Bezerra vai atrás de muito mais. Por isso que esta no Ministério. parabéns Fernando, que sua visita traga mais aprendizado, e tecnológia para nossa região. Pois a idéia de PPP`S é muito boa, pois o produtor vai trabalhar com uma cultura coletiva e ja terá pra quem vender seu fruto, ou seja, irá valorizar ainda mais o seu trabalho, e se forem bem organizados, poderão criar mines-cooperativas, ex: coopermanga, esses produtores de manga poderão juntos vender sua produção para várias empresas do Perimetro.
É isso aí Fernando. Pelo Ministério será melhor para o Brasil. A Prefeitura do Recife é muito pequena pra sua capacidade. Você precisa ficar à frente deste Ministério uns 10 anos.
Agora Cicinho PPP não é o que você está pensando.
SERÁ QUE ISSO É REALMENTE NECESSÁRIO HOJE COM INTERNET E TUDO MAIS A APRENDEMOS MUITO CM ISRAEL EM IRRIGAÇÃO, MAS ACHO QUE QUANTO AS FORMAS DE PARCERIAS SÃO UMA PECULIARIDADE BEM NOSSA E TEMOS EM PETROLINA E JUAZEIRO BONS EXEMPLOS DE COISAS QUE DERAM CERTO E COISAS QUE DERAM ERRADO.
O PROJENTO PONTAL FOI INICIADO EM 1997 E ATE HOJE NÃO ESTA CONCLUÍDO JA SÃO 9 ANOS DE GOV PT DE AMIGOS DE LULA E NADA DE PONTAL ELE DEVERIA SIM PROCURAR O SEU TIO SVALDO QUE MUITO ENTENDE DE IRRIGAÇÃO AI MESMO EM PETROLINA.
Para mim isso é Blá Blá Blá Blá.
Chega dessa política sem resultados.
Eita homem que gosta de viajar, que gosta de fazer turismo! Certo ele, que pode viajar pro mundo todo sem preocupação alguma, vai conhecer novas culturas!