Crianças da escola municipal do Serrote do Urubu, em Petrolina, assistem aula ao relento sem nenhuma estrutura

por Carlos Britto // 27 de outubro de 2011 às 07:00

Os alunos da escola Luiz de Souza, na comunidade do Serrote do Urubu, área ribeirinha de Petrolina, estão assistindo as aulas fora da sala. O espaço, que mais parece uma “latada,” no qual deveria servir para circulação recebe ao menos uma turma por horário, pois a escola está em reforma. E faz tempo.

Todos os dias as turmas têm de enfrentar o calor e o espaço aberto sem a mínima condição de aprendizado.

Nem quadro dá para usar, pois não tem como”, denuncia uma professora. Ela informou que no horário intermediário as crianças sofrem mais: “Infelizmente as crianças têm que conviver com esse absurdo e tem dias que o sol está muito forte e incomoda muito”.

A coordenadora da Escola, Janete Lopes, informou ao Blog que a culpa é da empresa responsável pela obra que não está cumprindo os prazos: “O cronograma todo atrasou. Eles pararam por que faltou material e infelizmente as crianças têm que assistir aula ali por falta de local mais adequado. As salas estão em reforma”, informou.

O fato é que a escola já havia parado entre os dias 20 e 30 de setembro para que a reforma fosse adiantada, mas a empresa também parou no período alegando falta de material. Quando as aulas foram retomadas as obras também voltaram.

A escola tem 504 alunos estudando em condições mais que improvisadas em todos os turnos. À noite, alunos do EJA e ensino fundamental dois também estudam na escola.

Uma comunitária da vila do Serrote do Urubu, que prefere não se identificar, não poupa a crítica: “Tudo bem que a prefeitura faça a reforma, mas cadê o planejamento? Tem que ser desorganizado assim? Se a culpa é da empresa por que nossos filhos é que têm que sofrer? É assim que Dr. Júlio cuida das crianças? É assim que as pessoas estão em primeiro lugar?”

O Blog entrou em contato com a assessoria de comunicação da prefeitura e ainda aguarda resposta sobre o fato.

Crianças da escola municipal do Serrote do Urubu, em Petrolina, assistem aula ao relento sem nenhuma estrutura

  1. Naja disse:

    Tenho certeza que é mais ventilado do lado de fora do que do lado de dentro, e outra coisa, pelo menos percebe-se pelas fotos que a obra anda, e que tem gente trabalhando. Vamos pensar positivo. Reclamam quando não tem obra, reclamam quanto tem. Vai entender essa turma do contra.

  2. Ser Inteligente disse:

    A Secretária de Educaçao do nosso Municipio, não tem nem equipe de engenharia , muito menos uma secretária que coordene isto, infelizmente

  3. R!cardo disse:

    PARABÉNS PREFEITO… O SENHOR TEM DEMONSTRADO SER MUITO ESPIRITUOSO… GOSTA DE FAZER PALHAÇADA COM A CARA DA POPULAÇÃO PETROLINENSE… E AGORA, TÁ ATINGINDO ATÉ OS FILHOS DOS FILHOS DE PETROLINA…FRACO ELEVADO À QUINTA POTÊNCIA X PELO NUMERO DE HABITANTES DESTE QUE É O MAIOR MUNICÍPIO DO INTERIOR NORDESTINO… A ENCRUZILHADA DO PROGRESSO QUE O SENHOR “DESPROGRESSA” COM SUAS INTENÇÕES DE DESPERTAR SENTIMENTOS DE “PERTENCIMENTO” EM NÓS… A NÓS PERTENCE A PREFEITURA E DELA O SENHOR SAIRÁ!!!

  4. Moraes de Carvalho disse:

    A Educação Esquecida.

    A educação no município de Petrolina PE está ainda no “jardim da infância” – Ainda estar aprendendo a formar as letrinhas do alfabeto. É um verdadeiro “Deus nos acuda”.

    Qual é a prioridade do Governo da Creche?

    Na câmara de vereadores, por diversas vezes, projetos são votados para realocar os recursos destinado a alguma área, por exemplo, da educação, para ser gasto em outras finalidades, como o nova semente por exemplo.
    43 creches? Pra que serve tanta creche? Será se em Petrolina agora só existe políticas públicas para as “criancinhas”?

    O fato é que a Educação de Petrolina Pe sofre constantemente por falta de objetividade do executivo.

    O Professor merece ser bem pago? Sim ou Não?
    Os servidores de Petrolina PE, são os que recebem os menores salários do País. Isso ninguém pode desmentir ou EU ESTOU ERRADO?

    Antes das creches, a cidade precisa Reformar, Ampliar e Construir novas Escolas, tanto infantil, como do ensino fundamental e do médio também. Há muito, mas muito trabalho para se fazer.
    E o primeiro passo é Pagar Os Professores Muito Bem, afinal de contas, hoje estou escrevendo “razoavelmente bem” este texto ou “redação”, porque passei por muitos de professores, desde “pequeneninho” até aqui.

    Parabéns os Professores do Petrolina.

    Lutar sempre. Vencer Talvez. Desistir Jamais!
    Viva à Democracia do Brasil.

    Moraes de Carvalho
    Presidente do PSDC 27
    Petrolina PE

  5. Pamela Silva disse:

    É vergonhoso uma cidade tão prospera como Petrolina ter escola(s) com problema(s) de estrutura, sem oferecer o minimo de conforto para as crianças e professores. Nosso município é conhecido nacionalmente pelo seu grande desenvolvimento econômico, bem como, pelos grandes nomes da política que daqui são, no entanto, por detrás de toda esse prestigio, existe sim, uma grande falha no que tange a distribuir os recursos de toda essa prosperidade para aqueles que não são os grandes empresários da fruticultura, ou da construção civil, entretanto também contribuem bastante para o crescimento da nossa cidade.

  6. mosca na sopa disse:

    CIDADE DE PETROLINA TEM MUITO É FAIXADA!! SÓ TEM BELEZA PRA APARECER NA TELEVISÃO.

  7. Brunna disse:

    Naja, se você não tem algo a acrescentar é melhor ficar calada. É notório que você não tem domínio de conteúdo, logo a sua opinião não tem fundamento. A insalubridade conta sim com o nível de aprendizado. Mas isso obviamente é algo longe da sua realidade.

  8. marcia disse:

    prefeito voce e muito ….. voce nao esta vendo isso ,ou estar se fazendo de sego ,queria que fosse seu filho nessas condiçoes,mais nao seu filhos tem todo do bom e do melho r

  9. Gilda disse:

    Nosso prefeito é pioneiro no projeto NOVA SEM MENTE. Viva a lavagem cerebral!!!

  10. carvalho disse:

    Obra acontecendo, sem placa de identificação, ossamento e prazos de atividades, cadê a secretaria, ou a secretaria de educação, que a comunidade quer conhecer….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Obrigada Carlos por lembrar ao povo dessa cidade, que o que ela é hoje deve a pessoas ilustres como esses…