Se por um lado o Hospital de Urgências e Traumas (HUT) em Petrolina registrou um aumento de 30% nas cirurgias bucomaxilofaciais, por outro a notícia também traz um dado preocupante: geralmente quem necessita desse tipo de atendimento são pessoas que passaram por agressões físicas e idosos que sofrem quedas ou se envolvem em acidentes de trânsito. Mas neste último caso entram também nas estatísticas os casos de vítimas de acidentes com motocicletas.
De acordo com Marcelo Soares, um dos especialistas da unidade, a imprudência dos condutores ainda é o maior agravante nos casos de traumas de face. “Na imensa maioria dos casos que chegam ao HUT verifica-se que os condutores não utilizaram os equipamentos de segurança obrigatórios, como por exemplo, o capacete (em motocicletas) e o cinto de segurança (nos carros)”, avalia.
Ao lado de Marcelo, outro especialista, João Paulo Lócio, é o responsável pelos procedimentos cirúrgicos e clínicos no HUT na área bucomaxilofacial. Juntos, os dois realizaram vários atendimentos no mês de setembro – que em muitos dos casos poderiam ter sido evitados.
Independente disso, eles vem cumprindo a contento o seu papel. Segundo o especialista, os pacientes que dão entrada no hospital com politraumatismos são avaliados por diversas equipes, entre elas a de ortopedia, neurologia e bucomaxilofacial. “A equipe de atendimento bucomaxilofacial é acionada para assistir o paciente e realizar os procedimentos cirúrgicos que por ventura acometam a face e a cavidade bucal do paciente”, explica.
A cirurgia bucomaxilofacial é um ramo da odontologia especializado em diagnosticar e tratar de enfermidades e traumatismos relacionados ao sistema mastigatório e à estrutura crânio-facial associada do ser humano. O HUT é o único hospital que disponibiliza este tipo de tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na macrorregião Vale do São Francisco, abrangendo uma população de cerca de 1 milhão de habitantes. (Com informações da Ascom/HUT)


