“Sistema carcerário de Pernambuco é o pior do Brasil”, diz magistrado do CNJ

por Carlos Britto // 25 de outubro de 2011 às 16:30

O juiz Éder Jorge, coordenador do mutirão carcerário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em Pernambuco, visitou o Presídio Aníbal Bruno, no Recife, ontem (24). Após inspeção que durou uma hora e meia, o magistrado afirmou que “Pernambuco tem o pior sistema carcerário do Brasil”.

A superlotação e a presença de presos atuando como chaveiros foram as maiores críticas sobre a instituição visitada. “Os detentos ficam soltos pelo presídio ou aglomerados em celas e barracões coletivos (foto), um ambiente insalubre, fétido e quente. Parece uma cidade medieval (…) Recebemos também denúncias de tortura e serviço médico precário (…) E a figura do chaveiro, que é um preso que controla o fluxo de outros presos, não vi em nenhum outro lugar. É a completa falta de controle do Estado sobre os pavilhões. Isso tudo não contribui em nada com a ressocialização deles, só gera mais violência”, disse.

O Aníbal Bruno tem capacidade para 1.448 detentos, mas abriga, atualmente, 4.973. Em todo o estado, o quadro é de 23.906 presos para oito mil vagas. Do dia 18 de agosto até agora, o mutirão carcerário analisou sete mil dos 22,4 mil processos existentes na Justiça pernambucana. Todos estavam sem revisão dos juízes responsáveis, implicando na não concessão de eventuais benefícios para os apenados.

Sobre a presença de chaveiros no Aníbal Bruno, o superintendente de Segurança Penitenciária de Pernambuco, coronel Francisco Duarte, explicou que os presos não ficam com as chaves das celas. “São presos que passam informações aos agentes penitenciários sobre rixas e possíveis conflitos nos pavilhões e indicam para quais celas que os novos presos devem ir, mas essa figura vai deixar de existir”, assegurou.

O superintendente falou também que a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) solicitou ao governo estadual a criação de mais vagas, com a ampliação e construção de novos presídios. No entanto, nenhum prazo foi dado. “Em breve essas obras devem ser anunciadas”, resumiu. Ao todo, Pernambuco tem nove presídios, oito penitenciárias, três colônias penais femininas, um hospital de custódia e 66 cadeias públicas.

“Sistema carcerário de Pernambuco é o pior do Brasil”, diz magistrado do CNJ

  1. moraes disse:

    “Sistema carcerário de Pernambuco é o pior do Brasil”, diz magistrado do CNJ”

    Nem tudo é céu de estrelas ou mar de rosas.

    Os investimentos no sistema penal é incompatível com as necessidades dos cárceres espalhado por Pernambuco.

    O fato é Existe um amontoado enorme de pessoas presas em cadeias ou penitenciárias do estado, sem qualquer condição humana de tratamento, nem há nenhuma perspectiva de melhoria, nem a curto, médio ou longo prazo.

    O sistema já entrou em colapso a muito tempo. Mas mesmo assim, os custos que o estado gasta com cada detento é mais do que 10 salários mínimos, beirando aí os 26 mil reais.

    A pergunta é, Onde estão indo estes recursos? Quem está fiscalizando?

    Os detentos não tem nenhuma condição humana, tratados como bicho, sem qualquer esperança de recuperação. Como resultado, os presos voltam as ruas, quando terminam as penas, com muito mas periculosidade.

    E quem paga a conta? A própria sociedade.
    Onde está os Direitos Humanos?
    Onde está o direito do preso?

    O detento vai pagar sua pena, mas e quando terminar, será que estará preparado para voltar a convívio urbano?

    Mas para o PSB e o PMDB tudo anda como “Mar de Brigadeiro”.

    Viva à Democracia o Brasil

    Moraes
    Presidente do PSDC

    1. Manoel disse:

      Seria mais prudente se preocupar com as familias das vitimas desse pessoal que está nas penitenciaria, ninguem tá se preocupando com as viuvas e com os filhos órfãos deixados por esses que vcs estão defendendo?. p q vcs não se preocupam com com essas familias que estão por ai muitas delas passando até fome por terem oerdido o seu arrimo? enquanto quem o matou está no lugar certo: a prisão e uma coisa é certa, não está passando fome, está lá tendo no minimo três refeições por dia pago por mim e por vc. Alguem já recorreu aos direitos humanos para socorrer as familias das vitimas deixadas por eles? È pouco provávcel.

  2. Amanda disse:

    O sistema penitenciário de pe é uma bomba relógio prestes a explodir e quem sofrerá os danos é a população, não o governador e seus assessores, que nada fazem p resolver o problema.

    1. claro disse:

      O mais complicado é que o preso(esposa) recebe o auxilio reclusão que é maior do que o salário de muita gente. Pelo que vi num jornal é na faixa de R$900,00 que recebe por ter violado as leis.

  3. FirmaOlindaPe disse:

    Pior Presidio da America Latina! Anibal Bruno!
    Preso Tomando conta de Preso!
    Os CHAVEROS e seus Ajudantes não quer nem ser Soltos!!!
    Comadam de lá de dentro mesmo!!!
    ABSURDO!!!! VERGONHA!!!!

  4. Junior disse:

    Enquanto isso existem 777 novos agentes penitenciários prontos para trabalhar e tentar um trabalho de Ressocialização e melhoria dentro dos Presídios mas o Governador insiste em deixá-los desempregados mantendo pelo menos 1.500 PMs dentro dos Presidios do estado e a sociedade é quem paga e vai pagar mais ainda por isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Obrigada Carlos por lembrar ao povo dessa cidade, que o que ela é hoje deve a pessoas ilustres como esses…