Manifestantes protestam por 24 horas contra privatização dos SUS em Petrolina

por Carlos Britto // 25 de outubro de 2011 às 14:45

Apesar do anúncio de paralisação dos médicos credenciados ao Sistema Único de Saúde (SUS) hoje (25) em todo o Brasil, foram os representantes do sindicato dos servidores e do Conselho de Saúde os que saíram para protestar em Petrolina.

Segundo João Batista (foto), líder do movimento pela não privatização do SUS, o motivo do protesto é a ineficiência do sistema. “A gente quer transparência no SUS, porque isso não existe hoje, as entidades privadas entram no negócio, lucram, mas quem está na ponta, o usuário do sistema, sofre com as dificuldades de atendimento”, disse Batista.

A manifestação vai durar 24 horas, período em que o grupo vai percorrer todas as unidades de saúde do município para registrar as deficiências e encaminhar ao conselho do setor.

Manifestantes protestam por 24 horas contra privatização dos SUS em Petrolina

  1. professor disse:

    Ou por ignorância ou por má fé, esse pessoal conhece bem a realidade brasileira, pois vivem nos congressos por aí. Todos nós sabemos que o SUS está falido em todo Brasil e o governo federal e letárgico. A discussão tem que ser em Brasília para que o setor tenha o financiamento justo. Petrolina recebe hoje uma distribuição percápita que só ouco mais da metade do que Juazeiro recebe e lá é a mesma coisa, falta dinheiro no país inteiro. Saúde custa caro em qualquer lugar do mundo, mas no Brasil os governos não levam a sério, depois de Adib Jatene não tivemos mais um pensador e estrategista como ele. Nem os planos de saúde estão aguentando manter sua sustentabilidade, então vão à brasília e peçam pela aprovação da emenda 29 que destina recursos de quem têm que é o Governo Federal. Carnaval não cura doença, mas ação eficiênte que se faz com os recursos certos.

  2. Cidadão disse:

    Nenhum dos deputados que Petrolina tem se manifestou sobre o novo financiamento pra saúde, será que por serem do baixo clero não tem posições próprias. Nunca ouvi dizer que qualquer um deles tenha feito intervenção junto ao governo estadual o federal para melhorar o financiamento. Sera que sufocar o governo de Lóssio não é por demasiado cruel com nossa gente? afinal é o povão quem precisa e essas Ames aí e coisa de primeiro mundo, mas é preciso manter sempre assim. De que partido é o ministro da saúde?

    1. Welton Aquino disse:

      É válido toda e qualquer manifestação em prol da melhoria da saúde no país, no entanto devemos apenas fazer uma correção, o presidente da FENAM disse que isso tem como objetivo mostrar a população o problema da saúde pública no país. No entanto, ninguém mais que a população brasileira sabe mais como é precária a assistência à saúde no Brasil.

      Eu trabalho como agente de saúde, e o que mais ouço são reclamações com o SUS, no entanto o problema não está no sistema único de Saúde, mas sim no modo que nossos governantes administram. Em todos os hospitais públicos do país o atendimento é precário , falta médicos, materiais nos hospitais e postos de saúdes, remédio para a população além da demora para marcação de exames e consultas.

      São poucos os médicos que querem trabalhar no SUS, pois de acordo com que ele ganham em seus escritórios particulares o salário pago pelos serviços do SUS torna-se muito pouco, assim preferem trabalhar em suas clínicas do que ser funcionários do governo.

      Muitos médicos acabam também não atendendo a população como deveria, e em todo país ouvimos casos de negligência médica, o fato é que o SUS, com seus princípios de equidade, integralidade, universalidade, participação da comunidade, descentralização politico-administrativa e regionalização é muito bonita no papel porém na prática nada disso acontece e assim a população que mais usa o SUS é a que mais sofre com essa precariedade. O fato é como ouvi uma vez: “O SUS não funciona em nosso país, porque tem princípios socialistas em um país capitalista”. Isso só mudará quando nossos governantes não pensarem mais somente no econômico, mas sim no social..

  3. moraes disse:

    Mais uma vez, aparece os bajuladores do Governo do Verde.

    Essa equipe de governo é muito ignorante, um verdadeiro balaio de gato.

    A saúde de Petrolina, há muito tempo tem sido nocauteada pelo PMDB e pelo PSB, não somente de Petrolina, mas em todo o Estado de Pernambuco à saúde estar na “UTI” e mesmo assim, os puxa saco do Prefeito, combinados pelo próprio Verde, sempre aparecem para diminuir as manifestações contra Júlio Lóssio e o PSB.

    No entanto, o povo não é cego, nem surdo, nem mudo.
    E olha que Saúde foi umas das bandeiras de campanha do Governo do Verde.

    Mas até agora, toda a aparelhagem da saúde estar em pleno sucateamento.

    Por isso, o PSDC entra nesta luta. Com muita propriedade, objetivando desmascarar diante da população, um governo municipal e estadual ineficiente, marketista, e que acha que poderá manipular a consciência da população.

    Fora Júlio, Fora Eduardo Campos.
    Fora PSB, Fora PMDB.

    Viva á Democracia do Brasil.

    Moraes de Carvalho
    Presidente do PSDC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Obrigada Carlos por lembrar ao povo dessa cidade, que o que ela é hoje deve a pessoas ilustres como esses…